Como tratar tronco p o aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
nito_pereira
Mensagens: 10
Registado: segunda jan 09, 2006 12:38 am

terça mar 27, 2007 12:58 pm

Boas..
Tenho uns troncos de videira q queria meter no aquario,mas n sei como devo trata-los?
Se me podessem dar umas dicas..

Cumprimentos
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça mar 27, 2007 2:56 pm

Qualquer tronco antes de se colocar dentro de um aquario tem de ser bem frevido ate nao deitar mais coloraçao..

Na agua coloca-se sal para ajudar a frever..

O tronco comprou ou apanhou?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 27, 2007 6:11 pm

Frever? LOL

Os troncos para aquários de água doce devem ser tratados préviamente para evitar 2 problemas: que flutuem e que libertem taninos e clorofila na água do aquário. Portanto não devem ser verdes nem conterem fungos ou sinais de putrefacção. Os troncos de videira são bons.

Para tratar a madeira, deve FERVÊ-LA em água durante 2 horas. Mas isso não é suficiente, nem deve adicionar sal. Estra fervedura vai eliminar o ar que possa se encontrar no interior bem como alguns esporos de fungos.
Depois deve manter a madeira submergida em água durante cerca de 3 semanas, esfregando-a de vez em quando com uma escova. Ferver mais uma vez findo esse período e colocar no aquário. Se o tronco continuar a flutuar precisa de estar mais tempo submerso.

Eu já tentei este processo mas por levar muito tempo a tratar, preferi comprar madeira já tratada na loja.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos a todos.
Rufema
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 05, 2007 4:27 pm

segunda abr 09, 2007 9:53 am

Qualquer tronco vai tingir a água por alguns meses mesmo com todo o tratamento possivel, mas isso não é problema pros peixes nem plantas, apenas afecta o aspecto visual, há até peixes que preferem águas escuras.
Concordo que vale mais comprar o tronco (de Aroeira preferencialmente)
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda abr 09, 2007 7:09 pm

Isso nao e bem assim porque eu comprei o meu e nunca me tingiu o aquario :|
Rufema
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 05, 2007 4:27 pm

terça abr 10, 2007 2:10 pm

Falo pela experiencia ke tenho, já utilizei 3 troncos nos meus aquas, todos eles comprados em lojas da especialidade e em todos os casos a agua ficava cor de chá durante mt tempo. Mas pode haver troncos ke não tinjam :wink:
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça abr 10, 2007 6:58 pm

Pois e capaz de depender do tipo de tronco :D
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

quarta abr 18, 2007 12:11 am

Tenho acesso a troncos de videira em grande quantidade.
Já pensei descascar, colocar num poço uns meses e depois mais alguns meses num aquário para limpeza.
Já pensei descascar e colocar directo num aquário.

Mas conclui que o seu tempo de vida dentro de água é inferior ao próprios para esses fins e com a quantidade de pesticidas que as videiras recebem ao longo dos anos o nivel de fosfactos iria subir, assim desisti.

Se quizer é facil, faça como descrevi.
Responder

Voltar para “Peixes”