peixes canibais!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

segunda mar 19, 2007 11:44 am

durante vários anos tive, num aquário de 20 litros, três peixes dourados de 3, 4 e 6 cm. chegaram por ordem diferente. o mais pequeno, magrinho e clarito, era o mais antigo habitante, depois o médio, grande e vermelhão. o último a chegar era bastante maior e era cor de limão.
notava-se perfeitamente uma hierarquia entre eles, com o grande cor de limão a comer primeiro, etc.
de resto, os outros dois, o laranja e o pequenino, sempre se tinham dado muito bem.
mas uns meses depois de chegar o grandalhão amarelo o mais pequenito desapareceu subitamente. ficámos perplexos e na muda de água seguinte inspéccionamos o aquário... entalado entre as pedras (seixos de 2-3 cm) e a "coluna" preta do filtro, estava o tal pequenito... ou melhor, estava a PELE, a CABEÇA e algumas ESPINHAS do pequenito!!!
eu tenho a certeza que foi comido, pois o peixe desapareceu de repente e poucos dias depois demos com ele, n tinha tempo de se decompor até àquele ponto. a questão é... QUEM o comeu e PORQUÊ!!! é verdade que o pequenino era o mais baixo da hierarquia, mas não havia razão para o comerem vivo! sim, vivo, porque no dia anterior estava bem disposto e andava na maior!
gostava de saber se isto costuma acontecer e se tem alguma explicação!
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta abr 18, 2007 9:09 am

Que especie de peixes falamos?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 18, 2007 9:52 am

Pelo que tenho percebido eles fazem isso quando o tamanho do aquário já não comporta o numero de peixes existentes. Mas não o devoram de um dia para o outro, andou a ser comido durante vários dias.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Ferroboy
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2007 2:14 am

sábado abr 21, 2007 2:00 am

Boas

eu ñ sou propriamente entendido na materia, mas como há já quase 2 anos que tenho um AQUA comunitário com guppies, mollies, plecos, neons, platies, caracois maçã, espadas, ate tenho um peixe gato la no meio, ENORME, ETC.. posso falar-te da minha experiência pessoal.. Pelo q ja tenho lido a associaçao do "desaparecimento" dos peixes deve-se ao facto de certas e determinadas especies serem mais propícias a comer os outros peixes, no entanto e como ja referi por experiência propria, a maior parte dos peixes, quando ha um peixe morto no AQUA aproveitam para "matar a fome" :lol: acho q é um procedimento normal.. por ex ainda no outro dia me morreu uma espada femea (provavelmente dpois de ter dado à luz) e ate os caracois maça andavam de volta dela, logo isso deve ser mesmo da NATUREZA..
Mas como ja foi perguntado em cima, tambem depende das espécies que adicionas-te ao AQUA..
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

sábado abr 21, 2007 11:54 am

os peixes eram todos "peixes dourados", uns mais cor de laranja, outros mais amarelos... mas tudo peixes dourados! e o aquário não era assim tão pequeno para eles... quanto ao facto de poderem ter comido o peixito depois de morto, não creio... ele era o mais saudável, nunca tinha tido nenhum problema... de que poderia morrer sem afectar os outros? e a sensação que nos deu foi que o comeram quase de um dia para o outro... num dia estava lá a comer com os outros, depois desapareceu, dois dias mais e demos com ele naquele estado! além disso, com DOIS peixes relativamente grandes a comê-lo, teria sido mais rápido, não?
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda abr 23, 2007 8:30 am

Não é uma situação normal.
Infelizmente o seu foi o caso raro.
Responder

Voltar para “Peixes”