Limpa fundos e comida de tartarugas
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda abr 17, 2006 12:36 pm
Boas!
Haverá algum peixe de fundo ou limpa fundos que coma os restos de comida das tartarugas que se encontram no fundo do aquário?
Cumps
Haverá algum peixe de fundo ou limpa fundos que coma os restos de comida das tartarugas que se encontram no fundo do aquário?
Cumps
Olá Ricardo! Tartarugas e peixes são animais que não combinam no mesmo aquário.A urina da tartaruga irá criar um stress fatal para qualquer peixe,para além de ser comido pela mesma.Aconselho-te uma rede das mais finas para apanhares esses restos de comida,ou um filtro mais potente.RicardoMoreira Escreveu:Boas!
Cumps
-
- Membro Júnior
Boas Vasco.
Mas conheço bastantes pessoas que mantêm peixes com tartarugas já há uns anitos e nunca houve conflitos.
Eu tenho filtro no aquaterrário, apanho regularmente as fezes e os restos de comida para evitar que a àgua fique poluida rapidamente, tenho plantas aquáticas, refugios para onde só os peixes conseguem ir... Penso que estou a fazer tudo correctamente dentro dos possiveis.
Sei muito bem que as tartarugas sao predadores naturais de peixes, mas talvez se forem criadas desde pequenas com os peixes se habituem. Como também podem lembrarem-se num dia em entrarem sem mais nem menos em modo de caça.
Até agora as minhas tartas não demostraram nenhum comportamento agressivo para com os peixes (limpa-vidros). E espero que nunca mostrem.
Apesar de estarmos com teses um pouco diferentes, agradeço a tua opiniao e preocupaçao notável nao só na minha questao como também noutras idênticas em relação a peixes e tartarugas no mesmo ambiente.
Cumprimentos
Mas conheço bastantes pessoas que mantêm peixes com tartarugas já há uns anitos e nunca houve conflitos.
Eu tenho filtro no aquaterrário, apanho regularmente as fezes e os restos de comida para evitar que a àgua fique poluida rapidamente, tenho plantas aquáticas, refugios para onde só os peixes conseguem ir... Penso que estou a fazer tudo correctamente dentro dos possiveis.
Sei muito bem que as tartarugas sao predadores naturais de peixes, mas talvez se forem criadas desde pequenas com os peixes se habituem. Como também podem lembrarem-se num dia em entrarem sem mais nem menos em modo de caça.
Até agora as minhas tartas não demostraram nenhum comportamento agressivo para com os peixes (limpa-vidros). E espero que nunca mostrem.

Apesar de estarmos com teses um pouco diferentes, agradeço a tua opiniao e preocupaçao notável nao só na minha questao como também noutras idênticas em relação a peixes e tartarugas no mesmo ambiente.

Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
Boas Ricardo
Podes dar mais promenores acerca do teu aquario? Tens agua aquecida ou a temperatura ambiente?
Tenho feito varias pesquisas, e procurado nas lojas de aquarofilia aqui da minha zona peixes limpa-vidros de agua fria sem sucesso, no entanto e apesar de nao me terem dado nomes na loja disseram-me que existem peixes com essas caracteristicas (para agua fria). Nas minhas pesquisas deparei-me com o peixe-gato (acho
) que correspondia a essa descriçao.
Já agora podes dar mais promenores acerca dos esconderijos para os teus peixes? Tenho um aquario de 500l, com peixes (3 carpas e 2 Orandas) que após 3 meses de ciclagem vai receber hoje ou amanha uma tartaruga.
Que tipo de peixes tens tu?
Podes dar mais promenores acerca do teu aquario? Tens agua aquecida ou a temperatura ambiente?
Tenho feito varias pesquisas, e procurado nas lojas de aquarofilia aqui da minha zona peixes limpa-vidros de agua fria sem sucesso, no entanto e apesar de nao me terem dado nomes na loja disseram-me que existem peixes com essas caracteristicas (para agua fria). Nas minhas pesquisas deparei-me com o peixe-gato (acho

Já agora podes dar mais promenores acerca dos esconderijos para os teus peixes? Tenho um aquario de 500l, com peixes (3 carpas e 2 Orandas) que após 3 meses de ciclagem vai receber hoje ou amanha uma tartaruga.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
-
- Membro Júnior
Norby Escreveu:Boas Ricardo
Tenho feito varias pesquisas, e procurado nas lojas de aquarofilia aqui da minha zona peixes limpa-vidros de agua fria sem sucesso, no entanto e apesar de nao me terem dado nomes na loja disseram-me que existem peixes com essas caracteristicas (para agua fria). Nas minhas pesquisas deparei-me com o peixe-gato (acho) que correspondia a essa descriçao.
Boas Norby!
No meu aquaterrário tenho a água a uma temperatura de 26ºC, com aquecedor. O tamanho é de 100*40*40 cm.
Tem lâmpada para répteis, que emite luz UV. Se calhar, no teu caso, poderias colocar uma lâmpada apropriada para os peixes e outra para a tartaruga (UV).
Tenho um grande tronco a sair da água e a preencher uma certa parte da superficie para as tartas apanharem uns bons banhos de UV

Para já só tenho uma planta grande, mas vou colocar ainda bastante musgo sobre o tronco e as duas pedras que os dois peixes a usam para se esconderem entre elas, e mais uma planta grandinha.
Os peixes sao 2 limpa-vidros. Nao tenho a certeza qual é a espécie deles, mas sao muito parecidos com estes, só que mais escuros: http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... id_peixe=9
Encontra-se destes peixes com muita facilidade nas lojas de aquariofilia.
Se quiseres, posso ir à loja onde os comprei e verificar o nome da espécie especifica dos meus peixes. Tenho os peixes há uma semana e têm-se dado muito bem, tao sempre a trabalhar.

As tartarugas ainda sao novinhas e pequeninas, e nao demonstram qualquer interesse nos peixes, cheiram-nos mas nada de mais.
Eu já vi uns peixes de água fria que me levaram a pensar serem limpa-vidros pela sua forma. Eram cinzentos, compridos, parecidos com um tubarao. Ás tantas são esses os limpa-vidros de água fria...

E entao, já tens a tartaruga no aquário?

Espero ter ajudado.
Um abraço.
-
- Membro Júnior
Boas Vasco!Zogli Escreveu:Hummmm! Que petisquinho vai ser esses rabinhos stressados dos orandas na boquinha da Ninja turtle!
Penso que, pelo menos, enquanto as tartarugas forem pequenas, nao interessar-se-ao pelos peixes. Quando já estiverem bem desenvolvidas, aí talvez... Quem tem assim as tartarugas e peixes no mesmo aquário, convém esterem atentos se notam mordeduras nos peixes ou enventuais comportamentos de caça e interesse nos peixes por parte das tartarugas.
Cumprimentos.
-
- Membro Veterano
Bem o animal agora tem agua com fartura! Mas o aquaterrario ainda está em maturaçao. Estou a tratar um tronco de grandes dimensoes, que penso em breve colocar no aquario. Para já tenho 2 troncos( de videira) e varias pedras, mas dada a dimensao do aquaterrario(150*60*75 - com agua a 55cm), ainda esta um bocado despido...RicardoMoreira Escreveu:
Boas Norby!
No meu aquaterrário tenho a água a uma temperatura de 26ºC, com aquecedor. O tamanho é de 100*40*40 cm.
Tem lâmpada para répteis, que emite luz UV. Se calhar, no teu caso, poderias colocar uma lâmpada apropriada para os peixes e outra para a tartaruga (UV).
Tenho um grande tronco a sair da água e a preencher uma certa parte da superficie para as tartas apanharem uns bons banhos de UV. A água está a uma altura de 20cm.
Para já só tenho uma planta grande, mas vou colocar ainda bastante musgo sobre o tronco e as duas pedras que os dois peixes a usam para se esconderem entre elas, e mais uma planta grandinha.
Os peixes sao 2 limpa-vidros. Nao tenho a certeza qual é a espécie deles, mas sao muito parecidos com estes, só que mais escuros: http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... id_peixe=9
Encontra-se destes peixes com muita facilidade nas lojas de aquariofilia.
Se quiseres, posso ir à loja onde os comprei e verificar o nome da espécie especifica dos meus peixes. Tenho os peixes há uma semana e têm-se dado muito bem, tao sempre a trabalhar.Os peixes refugiam-se entre duas pedras no fundo que unidas como estão fazem uma pequena gruta. À medida que os peixes vao crescendo vou afastando progressivamente as pedras.
As tartarugas ainda sao novinhas e pequeninas, e nao demonstram qualquer interesse nos peixes, cheiram-nos mas nada de mais.
Eu já vi uns peixes de água fria que me levaram a pensar serem limpa-vidros pela sua forma. Eram cinzentos, compridos, parecidos com um tubarao. Ás tantas são esses os limpa-vidros de água fria...![]()
E entao, já tens a tartaruga no aquário?
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Zogli já manifestei por aqui a minha opiniao. Acho que é perfeitamente possivel peixes e tartarugas coexistam num mesmo habitat, desde que haja algum bomk senso. Esse bom senso parte um pouco em prever algumas situaçoes ao fornecer, espaço e locais onde os peixes se possam refugiar. Isto nao implica que nao haja baixas na fauna de peixes, mas minimiza-se um pouco esse risco.

Ps: Apesar de perguntas de tartarugas se poderem encaixar perfeitamente no forum de peixes, estas se nao estiverem ligadas ao tema de aquarios, tb podem ser colocadas no forum dos repteis...

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
Ok. É possivel manter peixes e tartugas no mesmo aquário, mas também depende que tipo de peixes se colocam. Eu odiaria que os meus peixes andassem constantemente escondidos entre pedras com receio das tartugas. Eu optava por peixes agressivos, para equilibrar mais as coisas.Ciclideos, peixe-gato, pacú vermelho, piranha,etc. Assim sim.Olho por olho. 

Existem 10 tipos de pessoas.As que entendem numeração binária e as que não.
-
- Membro Júnior
Boas Zogli.Zogli Escreveu:Ok. É possivel manter peixes e tartugas no mesmo aquário, mas também depende que tipo de peixes se colocam. Eu odiaria que os meus peixes andassem constantemente escondidos entre pedras com receio das tartugas. Eu optava por peixes agressivos, para equilibrar mais as coisas.Ciclideos, peixe-gato, pacú vermelho, piranha,etc. Assim sim.Olho por olho.
Também nao é preciso tanto equilibrio (ou desequilibrio)...
Os meus limpa-vidros, muito pacificos, nadam em perfeita calma junto das tartarugas... E sabes o que as tartas fazem?? Nada! Nem reparam que o peixe acabou de passar à frente delas. É o que acontece geralmente.
Acho que é preciso sim, é bom senso por parte do dono, como já foi dito, por exemplo, pelo Norby. A partir daí...
O Pavlov também tem peixes (limpa-vidros) a coexistirem com as tartas já há, salvo o erro, 4 anos e os peixes não têm feito queixas.
Por isso, é mais uma prova de que peixes e tartarugas podem coexistir sem problemas, dependentemente do comportamento das tartas, claro...
Ah, e os meus peixes nao andam escondidos ou com medo. Até é muito raro estarem escondidos. Passeiam à vontade por todo o aquário sempre que lhes apetece.
Isto depende muito das tartarugas. Se elas nao mostrarem interesse ("comida") nos peixes, tudo bem. Agora, se mostrarem...alto aí.
Cumprimentos.
-
- Membro Júnior
Ricardo, chegaste a descobrir quais são os limpa-fundos de água fria? É que nunca ouvi falar deles,os únicos peixes que podem ser mantidos em água fria penso que são os Orandas,Carpas,Vermelhos,etc.Todos os outros peixes que encontramos nas lojas de aquariofilia são tropicais.No entanto como qualquer peixe de água fria pode ser mantido em água quente, podemos sempre colocar uns limpa-fundos. Mas se realmente existir esse peixe depois diz-me o nome tá? 

Existem 10 tipos de pessoas.As que entendem numeração binária e as que não.
-
- Membro Júnior
Ok Zogli! Vou tentar descobrir quais sao os peixes que me parecem ser limpa-fundos ou limpa-vidros de àgua fria. Quando souber, digo aqui. Em principio consigo saber ainda hoje.Zogli Escreveu:Ricardo, chegaste a descobrir quais são os limpa-fundos de água fria? É que nunca ouvi falar deles,os únicos peixes que podem ser mantidos em água fria penso que são os Orandas,Carpas,Vermelhos,etc.Todos os outros peixes que encontramos nas lojas de aquariofilia são tropicais.No entanto como qualquer peixe de água fria pode ser mantido em água quente, podemos sempre colocar uns limpa-fundos. Mas se realmente existir esse peixe depois diz-me o nome tá?

Em relaçao ao que disseste em cima: "No entanto como qualquer peixe de água fria pode ser mantido em água quente,..." Penso que não é bem assim. Por acaso também tinha essa ideia antes de pesquisar mais aprofundamente sobre esta questao. E o que descobri foi que os peixes de àgua fria nao devem estar em àgua com uma temperatura superior a 25ºC, penso que é a temperatura máxima a que estes peixes podem ser mantidos.
Se estiver a dizer algo errado, AGRADECIA que me corrigissem, pois também gostava de saber por interesse próprio

Talvez ainda venha a colocar no meu aquário (com a àgua a 26ºC) uns peixinhos de àgua fria...

A ver vamos...
Abraços.
-
- Membro Veterano
Zogli apesar de até perceber o teu ponto de vista a ideia nao é que o aquario se torne num ringue...
Em relaçao a existirem limpa vidros de agua fria pela informaçao que me deram na loja de aquarofilia, existir existem, mas nao me deram nomes...
pelo que se me puderem ajudar com nomes agradecia.
Existe outro peixe-gato diferente do que falaste, Ricardo, é o plecostumos tambem da "familia" peixe-gato. http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... d_peixe=30
Em relaçao a manter peixes de agua fria em agua quente é perfeitamente possivel. Mas a temperatura vai aumentar o seu apetite e estes vao crescer mais. Pela informaçao que tenho a temperatura limite que falas tb esta certa. No entanto esta opçao poderá ter efeitos negativos na sua longevidade.

Em relaçao a existirem limpa vidros de agua fria pela informaçao que me deram na loja de aquarofilia, existir existem, mas nao me deram nomes...

Existe outro peixe-gato diferente do que falaste, Ricardo, é o plecostumos tambem da "familia" peixe-gato. http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... d_peixe=30
Em relaçao a manter peixes de agua fria em agua quente é perfeitamente possivel. Mas a temperatura vai aumentar o seu apetite e estes vao crescer mais. Pela informaçao que tenho a temperatura limite que falas tb esta certa. No entanto esta opçao poderá ter efeitos negativos na sua longevidade.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>