CO2 / manutenção geral / peixes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

segunda jun 11, 2007 12:30 am

Olá,

Estou a preparar o meu aqua e já o tenho em funcionamento há 1 semana, com tudo instalado, incluindo algumas plantas.

Gostaria que me dessem uma opinião sobre o melhor sistema de difusão de CO2 para as plantas. Neste momento aplico-o em pastilhas, através de recipiente instalado dentro do aqua. Mas há também um pó, tipo um sistema de fermentação :? ... sou bastante leiga neste assuntoc :(
O que me aconselham? O fertilizante, é bom, ou dispensa-se? As folhitas que estão doentes (amarelas e murchitas), devo podá-las?

Em relação à manuteção: de quando em quando faço renovações da água? E em que quantidades?

E agora o mais delicado: a população de peixes
Com um aqua (tropical) de 60L, que tipo de peixes me aconselham?
Já agora, quanto tempo ainda devo esperar, até poder inseri-los?

Obrigada e desculpem tanta questão :wink:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 11, 2007 9:28 am

Madonna Escreveu: Obrigada e desculpem tanta questão :wink:
Não não desculpo :evil: ... Desertora :evil: ...

(se queres ver essas e muitas mais perguntas respondidas vai ao fórum de aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php :wink: ) Não que tu mereças... mas enfim... 8)

Xuga
Madonna
Membro Veterano

segunda jun 11, 2007 11:14 am

Ca ganda maluca esta aqui :roll: .... não tens melhoras nenhumas, oh gaja! É preciso ter lata, vir aqui dizer-me para ir a outro forum :lol: ... mas isto é assim mesmo, lá diz o ditado: quem tem boca vai a Roma!

E olha lá, o teu fórum está à altura de responder às minhas complexas questões? :wink: É que não é discriminação, mas sim, responsabilidade no assunto em questão!
Mas eu vou lá, não te enerves! :lol:

Beijokas!
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda jun 11, 2007 2:58 pm

Madonna Escreveu:Olá,

Estou a preparar o meu aqua e já o tenho em funcionamento há 1 semana, com tudo instalado, incluindo algumas plantas.

Gostaria que me dessem uma opinião sobre o melhor sistema de difusão de CO2 para as plantas. Neste momento aplico-o em pastilhas, através de recipiente instalado dentro do aqua. Mas há também um pó, tipo um sistema de fermentação :? ... sou bastante leiga neste assuntoc :(
O que me aconselham? O fertilizante, é bom, ou dispensa-se? As folhitas que estão doentes (amarelas e murchitas), devo podá-las?

Em relação à manuteção: de quando em quando faço renovações da água? E em que quantidades?

E agora o mais delicado: a população de peixes
Com um aqua (tropical) de 60L, que tipo de peixes me aconselham?
Já agora, quanto tempo ainda devo esperar, até poder inseri-los?

Obrigada e desculpem tanta questão :wink:
Eu aconselho o uso de pastilhas, sempre usei e sempr me dei bem.

Deixe o seu aquario ciclar durante mais um tempinho e estabilizar todos os valores correctos.

Em relaçao aos peixes tem muita variedade de escolha.

De-nos uma ideia que dentro dessa ideia nos damos a nossa opiniao.

Eu tenho um de 60cm e optei pelos guppys, platys, mollies, espadas, e claro os ditos peixes de limpeza, mas antes de ter estes tinha a base de escalares, colisas, e outros peixes desse tipo.

Aguardo respostas :wink:

Ja agora que tipo de plantas tem?
Madonna
Membro Veterano

terça jun 12, 2007 5:30 pm

Olá Xaves,

Pois, eu também utilizo as pastilhas, mas tenho noção que não será a melhor forma de dar dioxido carbono às plantas.
E quanto tempo tem o seu aquário(s)? É muito plantado? Já agora, qual é o sistema que usa? O da Sera? E fertilizante, também dá às plantas?

Após umas pesquisas, tomei conhecimento da receita caseira de CO2, de modo que tenciono rapidamente alterar o sistema actual. Para além de muito mais de acordo com a natureza, sai muito mais barato à carteira, Xaves :wink:

Em relação aos peixes, gosto destes:
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... d_peixe=64
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... d_peixe=57

Já tive guppys e platys, o meu irmão tem. Gostava de uns bicharocos um pouquito maiores e que não se reproduzissem tanto como os guppys :wink: .

As opiniões são muito bem vindas!
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça jun 12, 2007 11:28 pm

Utilizava da marca Sera

Sim eu sei dessa receita e era o que eu utilizava, alias o qu eu faço e quando nao quero gastar muito dinheirinho e assim que eu faço, mas vezes aquilo nao sai la muito bem :lol: :lol:

Ja experimentou fazer?

Pois eu ja tive muitos peixes, mas agora dediquei-me aos guppys, platys, espadas e mollies, experimentar as criaçao deles .

Agora vou comecar a de red's e de ramirezis :D
Adorei estas duas especies
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta jun 13, 2007 1:58 pm

Eu nunca mais foi a Aquariofilia.net.
Existem outros forum muito bons de aquariofilia além desse mas não penso que seja corecto menciona-los aqui.

O CO2 caseiro não recomendo a pessoas que não tenho experiência pois se existem sistemas desenvolvidos por profissionais que funcionam para que inventar.

Para o prefeito desenvolvimento das plantas é necessário além de CO2:
- Iluminação
- Fertilizantes

Em relação aos peixes que tipo de aquário quer? Um plantado?
snowy
Registado: segunda jun 11, 2007 10:24 am

quarta jun 13, 2007 6:34 pm

Viva,

para o caso da Madonna o que aconselho é a compra do Kit de CO2 da Nutrafin, custa +- 30€, depois de ter o kit basta comprar as recargas de 30 em 30 dias, e com este tipo de sistema as plantas dão-se muito bem. É aconselhável que desligue a bomba de ar se tiver durante o dia, para não anular os efeitos do CO2.
Madonna
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 6:58 pm

Xaves, nunca experimentei a receita caseira, uma vez que ainda é tudo muito recente para mim. Por enquanto tenho apenas o sistema da Sera (pastilhas). Como inexperiente que sou, procuro opiniões.
Ainda nem sequer tenho peixes, nem tenciono introduzi-los enquanto não tiver a certeza que tudo está nos parâmetros normais.

Em relação ao aquário, Aquapet, a iluminação vinha com o mesmo, assim como o aquecimento e filtro. A iluminação natural (de alguma janela próxima), é mínima, portanto, conta apenas com a lâmpada do próprio aqua (Tetra T8 15W WHITE). O fertilizante, coloco 1X p/semana, como diz nas instruções. Quando fala em "plantado" refere-se a aquas com plantas, porque noutro caso seriam corais? :oops: é que adorava ter um aqua com corais, mas agora... bom, no meu caso tenho 3 plantas:
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... _planta=27
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... _planta=10
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... _planta=22

Comprei completamente ao calhas :oops:... mas gostava de colocar mais, para encher bem o aqua, mas deste género:
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... _planta=30
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... _planta=32

Quantos aos peixes, apaixonei-me por estes:
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... d_peixe=57
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... d_peixe=64
(principalmente o primeiro... mas não sei se estão bem com as plantas que cá tenho :oops: )

snowy, obrigada pela dica... já agora, essas recargas, quanto custam? :wink: ... é porque isto tudo somado :roll: ...os filtros também são recargas mensais :roll: 8)

Já agora, alguém me sabe dizer o que poderão ser umas criaturinhas de cor branca, com cerca de 2mm (tipo minhoca microscópica), que circulam no vidro? São pouquinhos e só quase com o nariz esborrachado no vidro é que os vimos 8)

Obrigada por tudo! :wink:
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quarta jun 13, 2007 7:55 pm

Neste momento e com as plantas que disseste que tens acho que o CO2 não faz falta, precisas mais de luz 15W não chegam, e quanto a fertilizantes muito cuidado, és iniciante e podes fazer asneira e quando das por ela tens o aquario cheio de algas!!
Madonna
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 9:15 pm

Mas pelas plantas, como assim? Pelo pouco nº, ou pela espécie? Então, mas que cuidados tenho que ter então com o fertilizante? Não ponho simplemesmente, ou alargo os intervalos? Então e se me aparecem algas, ponho algum produto? Bolas, isto é cá uma lista...

Queria ver se este domingo já arranjava mais plantas, mas no estilo "relva"...

E sobre os peixes, ninguém me deu uma opinião :(

Obrigada!
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta jun 13, 2007 11:09 pm

Bem, eu utilizava o Co2 pelo sistema de fermentaçao, deixei me disso ja há algum tempo, pois as plantas "agarraram" e nao tenho quaiquer problemas sem a utilizaçao do mesmo, alem disso é um sistema um pouco dispendioso...

Quanto aos peixes, tenho barbos dourados/cereja , escalares, neons, viuvas, platy's, peixes-leopardo e zebras , botias zebras estou a pensar adquirir um botia palhaço em breve tambem, e depois o habitual sistema de limpezas... :lol:

Tenho peixes saudaveis assim como plantas, dao-se todos bem e sao todos amigos :P

Realço o facto de teres cuidado, se por exemplo quizeres ter guppy's ou escalares, nao juntares por exemplo, barbos tigres pois atacam estes têm tendecia para mordiscar as barbatanas maiores...

Quanto às plantas tipo relva... nao aconcelho pois dificulta a limpeza, isto para mim, que a faço com um aspirador, mas tu é que sabes como pensas fazer a tua ;)

já agora deixo aqui umas fotozinhas ehehe

Imagem
os neons

Imagem
uma das viuvas
Última edição por NhamNham em quinta jun 14, 2007 12:58 pm, editado 1 vez no total.
snowy
Registado: segunda jun 11, 2007 10:24 am

quinta jun 14, 2007 10:33 am

Madonna as recargas custam desde 6 a 8€ dependendo das lojas
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta jun 14, 2007 12:46 pm

exacto, e tem de s trocar regularmente, gasta-se depressa, por isso é que digo que é dispendioso...

pelo menos para mim...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jun 16, 2007 1:10 pm

Olá Madonna,

Os peixes que escolheu são magníficos. Eu nunca tive outros cíclideos que não fossem escalares, porque o meu aquário é comunitário e os ciclídeos são conhecidos por serem peixes territoriais e por vezes agressivos com outras espécies mais pacíficas. Mas também têm um comportamento mais interessante de observar, especialmente na altura da reprodução. Neste momento, o meu aqua tem néons, pinguins, camarões, um pleco, um labeo bicolor e 4 coridoras. Se optasse por essas espécies, procurava manter um casal de cada num aqua com bastantes esconderijos e decoração rochosa e não muitas plantas.
Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Peixes”