No fim de semana fpoi-me oferecido um Betta azul, lindissimo. No domingo andou muito bem; à noite trouxe-o para casa; agora parece-me murchinho: as barbatanas andam descaidas: será fase de adaptação ou estará doente?
Agradecia que me ajudassem pois ainda consegui saber muito pouco àcerca deles.
Obrigada.
Susana
Betta
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
Seguis-te os passos todos para pores o peixe no aquário?!Deixas-te o aquários ciclar?!Dá mais características do aquário. Há aqui muitos posts sobre bettas.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça set 28, 2004 1:33 pm
Quando tentei saber algumas coisas relativamente aos bettas disseram-me apenas para quando mudar a água, mudá-la numa temperatura amena, nunca colocá-lo junto de machos da mesma espécie e dar-lhe de comer apenas quando tiver fome; em consultas feitas na internet conclui ser necessário não colocar água com mais de 10cm de altura (disseram-me que se dão bem até emaquários pequenos - nas lojas estão numa espécie de cálice) e quando mudar a água mudar apenas metade para não haver choque de ph.
Após o meu pedido de ajuda, ele melhorou e parece-me que foi por três razões:
1º mudei-lhe a água porque a que tinha era da companhia e a que tem agora é do poço e "filtrada";
2º mudei-o de sítio, porque estava no parapeito de uma janela (não é quente porque não apanha o sol directo, apenas tem muita claridade) e agora está no balcão da cozinha e noto que observa tudo o que se passa
3ºe penso que seria também devido à fase de adaptação ao novo lar.
Hoje pela primeira vez debicou um bocadinho de comida.
Agora vou colocá-lo num aquário maior, juntar uma fêmea e colocar umas plantas marinhas.
Se achar que devo fazer algo mais agradeço a ajuda.
Obrigada.
Após o meu pedido de ajuda, ele melhorou e parece-me que foi por três razões:
1º mudei-lhe a água porque a que tinha era da companhia e a que tem agora é do poço e "filtrada";
2º mudei-o de sítio, porque estava no parapeito de uma janela (não é quente porque não apanha o sol directo, apenas tem muita claridade) e agora está no balcão da cozinha e noto que observa tudo o que se passa
3ºe penso que seria também devido à fase de adaptação ao novo lar.
Hoje pela primeira vez debicou um bocadinho de comida.
Agora vou colocá-lo num aquário maior, juntar uma fêmea e colocar umas plantas marinhas.
Se achar que devo fazer algo mais agradeço a ajuda.
Obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Muitas pessoas têm uma ideia errada dos bettas. Muitas lojas de animais vendem-nos em betteiras(os tais cálices), o que para mim é um crime.
Os bettas, tal como todos os peixes, gostam de ter espaço para nadar e comer todos os dias, 2 ou 3vezes por dia.
Nunca deves colocar um aquário a apanhar luz directa, primeiro porque pode aquecer a água em demasia, no verão, segundo porque causa o aparecimento de algas.
O aquário deve ter um bom filtro, termostato e calha com luz (para simular o ciclo dia e noite).
Antes de o mudares de aquário, deixa o aquário ciclar(amadurecer com plantas, rochas, substrato, troncos), durante pelo menos 3semanas e só ao fim de 3 ou 4semanas é que deves colocar os peixes.
Para além da fêmea podes colocar mais peixes no aquário.
Podes colocar plantas aquáticas, pois dá um ar mais natural. Podes colocar musgo de java, feto de java, anúbias.
Podes alimentar com flocos ou granulado para peixes tropicais, mas deves dar pelo menos um vez por semana larvas de mosquito.
De momento não me estou a lembrar de mais nada, mas qualquer dúvida.
Os bettas, tal como todos os peixes, gostam de ter espaço para nadar e comer todos os dias, 2 ou 3vezes por dia.
Nunca deves colocar um aquário a apanhar luz directa, primeiro porque pode aquecer a água em demasia, no verão, segundo porque causa o aparecimento de algas.
O aquário deve ter um bom filtro, termostato e calha com luz (para simular o ciclo dia e noite).
Antes de o mudares de aquário, deixa o aquário ciclar(amadurecer com plantas, rochas, substrato, troncos), durante pelo menos 3semanas e só ao fim de 3 ou 4semanas é que deves colocar os peixes.
Para além da fêmea podes colocar mais peixes no aquário.
Podes colocar plantas aquáticas, pois dá um ar mais natural. Podes colocar musgo de java, feto de java, anúbias.
Podes alimentar com flocos ou granulado para peixes tropicais, mas deves dar pelo menos um vez por semana larvas de mosquito.
De momento não me estou a lembrar de mais nada, mas qualquer dúvida.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça set 28, 2004 1:33 pm
Peço desculpa por "chatear-vos" novamente, mas adquiri também um betta fêmea, coloquei-a à beira do macho e ELA deu-lhe uma "sova". Isto é natural? Entretanto coloquei-os em aquários diferentes mas ao lado um do outro para ver se se habituam à presença. Será que daqui a uma semana poderei voltar a juntá-los?
Obrigada.
Obrigada.

Sim. As femeas nem sempre estão prontas para acasalar. Tive uma que dava sempre pancada ao meu macho e tive que os separar. Quando comprei outro de outra cor ela adorou-o e andava sempre calminha. Eu tinha o meu betta dentro de um aquário e dentro desse aquário estava outro com a femea. Quando ela começar a apresentar as estrias brancas de lado ou um ponto branco mesmo por baixo da cauda aí juntava-os. Não dizem que os machos são o sexo forte? Aí está uma prova do contrário! 

-
- Registado: terça jun 19, 2007 10:53 am
Fiz um pequeno resumo de introdução à criação de Betas no forum sobre BETA Combatente. Funcionou sempre bem comigo e já fiz muitas vezes criação. À algus anos cheguei a fornecer lojas. Dá lá uma olhadela.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Penso que tem um aquário pequeno e provavelmente dos redondos.
Nunca tevia ter colocado a femea e peça informações ao lojista antes de comprar os peixes dizendo o aquário que tem e seus habitantes.
Se o lojista não for paciente vá a outra loja.
Nunca tevia ter colocado a femea e peça informações ao lojista antes de comprar os peixes dizendo o aquário que tem e seus habitantes.
Se o lojista não for paciente vá a outra loja.