Será que podem ajudar?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
AnaCenoura
Membro Veterano
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

domingo set 02, 2007 1:34 pm

Oi!

Tenho um problema no meu aqua e gostaria que me dessem algumas dicas para o tentar resolver, se for possível!

Eu tenho um "pequeno aqua" :lol: de 450 litros no qual tenho apenas alguns peixes (2 discus, 3 coridoras, 2 pleco, 1 cardume de neons, 4 escalares pequenos e 1 botia) e no qual tento, constantemente, manter um pH de 5,7 e não consigo.

Como o objectivo era fazer um aqua para discus, tive, na elaboração do espaço, o cuidado de não colocar pedras que pudessem elevar o pH e, por isso, tenho apenas xistos (ardósia). O fundo é, agora (pois pensei k o mal vinha daí), em areão de rio, tenho alguns troncos (comprados em lojas, não feitos por mim!) e tenho imensas pedras (xistos). Tenho algumas plantas para dar alguma protecção aos peixes.

A trabalhar na água tenho uma bomba de ar, uma de CO2 (caseira), 2 akecedores (28 graus) e um eheim 2217 apenas com as esponjas de origem, algumas bolinhas de "cerâmica" (eu não sei o nome ao certo; é o que substitui a cerâmica) e turfa (pois este problema do pH ja se vem a arrastar ha algum tempo).

Na passada sexta-feira mudei cerca de 80% da agua pois já estava com o pH perto dos 8. Hoje, domingo, fui verificar novamente o pH e, para meu desespero, já vai, novamente, nos 7 (EM 2 DIAS!!!!) :roll:

Já dei mais k voltas à cabeça e não percebo o que está a funcionar mal mas, como eu também sou novata nisto, provavelmente está a escapar-me alguma coisa que eu não estou a ver.

Inicialmente tinha o filtro a funcionar de outra forma mas, quando comprei os discus, recomendaram-me a retirar parte dos filtrantes e assim fiz deixando, basicamente, os biológicos.

Alguém, com muita paciência, é capaz de me ajudar nesta tarefa de regular o pH????

Obrigadão a todos!
Ana Madrugo
Guilherme14
Registado: quinta ago 30, 2007 6:59 pm

domingo set 02, 2007 2:15 pm

Ana,

em quanto esta sua reserva alcalina?
quantas bolhas de CO2 por segundo vc usa?
AnaCenoura
Membro Veterano

domingo set 02, 2007 4:31 pm

Oi!

Relativamente ao CO2, não estou a fazer controlo da quantidade libertada pois a bomba é artesanal (feita em casa com levedura) e foi colocada apenas ontem a funcionar.

Quanto à reserva alcalina.... não sei a que te referes... será um termo que é diferente em Portugal?

Obrigada
Ana Madrugo
marta_s
Membro
Registado: quinta jul 20, 2006 11:13 am

domingo set 02, 2007 6:12 pm

5,7? não precisas de um pH tão baixo, se é por causa dos discus tá descansada que se os bichos tiverem o pH um bocadinho mais alto não haverá problema. no ambiente natural deles, eles vivem em águas com um pH muito baixo, mas os teus discus não são selvagens já cresceram em água mais alcalinas que as do seu habitat natural... é claro que um pH de 8 não é nada aconselhável!
em primeiro lugar, a água sai-te da torneira com um pH de quanto?
já experimentaste colocar turfa no filtro? isso baixa o pH
já agora evita fazer tpas de 80%, é preferivel fazeres várias com percentagens mais pequenas do que uma de 80% porque isso vai te fazer variar muito os parâmetros da água num curto intervalo de tempo
já andas a tentar algum metodo para baixar o pH?
AnaCenoura
Membro Veterano

domingo set 02, 2007 6:48 pm

Olá!

Eu compreendo que não seja necessário um pH tão baixo mas se eu o conseguir manter o pH por esses valores naturalmente, melhor!

Eu não posso colocar água da torneira no meu aqua pois a bela água que o Concelho de Porto de Mós dá a beber e a pagar aos seus munícipes tem nitritos e nitratos (boa, né?). Entao a solução é agua de garrafão (pH 5,8). E todas as semanas eu ando a trocar cerca de 50 litros de água (engarrafada!!!!!) e todas as semanas volto a ter o pH alto; começo a ficar fartita, ne?

Tenho turfa no filtro e, embora os discus adorem a coloração que ela dá à agua, eu não gosto de a ver tão escura mas se funcionasse, eu até aceitava, ne?

De resto, não estou a tentar nenhum outro método para baixar o pH. Prefiro perceber qual a fonte desta subida, do que estar a colocar químicos na água.

Pensei que era do areão que tinha inicialmente (escuro)... troquei-o por este de rio... (estão a ver a trabalheira de mudar o areao de um aqua de 500 ltr?)....

Já não sei mais o que fazer...

Em Lisboa (onde morei) nunca tive problemas destes e agora cá em Porto de Mós, é uma tristeza....

Obrigada pelo interesse!!!!
Ana Madrugo
AnaCenoura
Membro Veterano

segunda set 03, 2007 6:00 pm

Mais ninguem dá uma ajudinha???? :cry: Pleaseeeee.... Os meus peixinhos devem estar-se a stressar todos!!!!!!!!!
Ana Madrugo
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda set 03, 2007 11:09 pm

Eu até ajudava, mas estou com o mesmo problema, mas ao contrário.:(
O meu ph ronda os 5/4 e queria subi-lo para 7...
Vamos trocar de aquário? Olha que o meu é bem mais pequeno que o teu.;)
AnaCenoura
Membro Veterano

terça set 04, 2007 2:05 pm

Silly_Bublle Escreveu:Eu até ajudava, mas estou com o mesmo problema, mas ao contrário.:(
O meu ph ronda os 5/4 e queria subi-lo para 7...
Vamos trocar de aquário? Olha que o meu é bem mais pequeno que o teu.;)
Isto de querer imitar a perfeição da Natureza.... tem muito que se lhe diga!!! :lol: :lol: :lol:
Ana Madrugo
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

terça set 04, 2007 3:00 pm

Olá Ana....

está pedras que vc colocou pode ser elas que estão aumentando o seu ph...

Faz um teste tire as pedras que estão no seu aqua e coloca no balde ai vc mede o ph.... depois de um dia vc vai e medi o ph novamente....

Já li em alguns foruns que não é legal usar água minieral... aquelas de galão .... não sei se é esta que vc esta usando ....

tem que ir testando as pedras areia para saber se não é isso

faz alguns teste e posta ai ....

Abraços

Du.
AnaCenoura
Membro Veterano

terça set 04, 2007 3:02 pm

Muito Obrigada!!!!!

Eu vou fazer testes com tudo o que tenho no aqua: decoração, areão.

Vai levar alguns dias o resultado mas quando tiver, venho cá dizer, ok?

beijoes e obrigada, mais uma vez
Ana Madrugo
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

terça set 04, 2007 3:07 pm

Caso vc tenho algum acidificante vc pode fazer um teste bem simples ...pegue a pedra sobe suspeita de estar elevando o ph e pingue algumas gotas se fermentar a pedra é o motivo desta elevação...

Se não conseguir baixar o seu ph seria legal vc usar algum tamponador de ph ....

No Aguardo dos resultados

Abraços

Du
AnaCenoura
Membro Veterano

terça set 04, 2007 3:09 pm

Mais uma vez, muito, mas mesmo muito obrigada!!!!
Ana Madrugo
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça set 04, 2007 6:53 pm

DUDU1, as pedras de xisto não têm qualquer influência no ph, pois não são pedras alcalinas.

AnaCenoura, a aquariofilia requer muita paciência...eu ando quase a descabelar-me sem saber o que fazer para aumentar o ph, acho que vou ter que ir à praia buscar umas pedras. Acho que no meu caso é a única solução "natural".
AnaCenoura
Membro Veterano

quarta set 26, 2007 2:40 pm

Fiquei de vir cá dar as novidades e tenho acabado por vir a pressa e nunca digo nada!

Ora cá vai... Fiz o bendito teste com kuase tudo o que tenho dentro do aqua, so ficou a faltar os troncos. Testei areão e pedra (xisto) e, so de raiva, nada reagiu!!!

A agua que coloquei ao lado do aqua para ver a sua evolução tb continuou com o mesmo pH inicial (5,5).

Ou seja.... voltei a estaca zero!!!!!!!!!!!!!! :x
Ana Madrugo
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

quarta set 26, 2007 7:43 pm

Olá AnaCenoura !

Talvez o problema sejam os elementos que a água engarrafada traga e que em contacto com as secreções dos peixes , reagam , formando compostos alcalinos que fazem aumentar o pH da água

Obs: Que jeito me dava agora ter aqui um meu professor de Fisíca e Quimíca que era brilhante e tinha conhecimentos profundos sobre Quimíca. :roll: :roll: :roll:
Responder

Voltar para “Peixes”