Morte de Guppy's

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

segunda set 17, 2007 4:19 pm

Boa tarde,

Pela 4ª vez, morreu-me uma femea Guppy :cry: :cry: :cry: :cry: .

Só para perceberem, comecei com a equipa de limpeza (2 limpa-vidros, 2 Corydoras) Depois juntei 3 femeas Guppy e um lindo macho. A 1ª Guppy morreu logo no dia seguinte (era muito pequena em relação as outras, acho que foi mesmo do stress ou assim) A 2ª morreu passados uns dias (comia pouco, foi perdendo a cor da caúda, que acabou toda esfiapada, foi ficando com a cabeça pesada e morreu, isso tudo muito rápido). Como na altura o macho e a ultima femea comiam bem e pareciam bem, o Sr. da loja desaconselhou o uso de remedios "Tente sempre evitar os Químicos" me disse ele, "deixe ver como se vão portar os outros, faça uma TPA e deite uma mão cheia de sal no aqua". Durante uns dias tudo parecia bem, pensei mesmo que se iam safar, mas quando eu menos esperava apareceu morta a 3ª Guppy, sem sinal nenhum de doença. A equipa de limpeza e o "Sr. Guppy" sempre na Maior.

Resolvi comprar 2 femeas para a minha filha de 3anos não estranhar o desaparecimento. Uma delas já vinha gordinha e tive os meus primeiros bébés :D , e já está prenha outra vez. E passados mais de 15 dias não é que me aparece outra femea morta :evil: Ela parecia magra comparando com a outra, mas também a outra está sempre prenha, não dá bem para ver se a bichinha era normal ou particularmente magra. Mas como ontem a grávida fez um coco assim tipo branco/transparente fiquei preocupada e liguei para o Sr. da loja para saber o que fazer, não quero perder a minha mãmã e a sua ninhada :cry: . Mas ele diz que o que aconteceu anteriormente não se parece com o que aconteceu agora. Que agora devem ser parasitas ou assim. Mas como tenho bebés, ele diz que é arriscado deitar remedio. Mandou-me fazer mais TPA's, deitar mais sal, deitar mais comida e variar. Mas hoje ao almoço o coco já era castanho meio avermelhado.

Será que devo mesmo arriscar e não deitar remedio? É que os bebés têm uma barriguinha redondinha e tenho medo que tenham qualquer coisa. Nunca tive antes não sei se é normal. Alguém me pode dizer? Ou até enviar fotos de bebés Guppy's com diferentes idades para eu comparar com os meus.

O que eu não intendo é que só morrem as femeas Guppy's, o macho e os outros 4 compinchas andam sempre na maior. Não percebo mesmo.

Obrigada pela ajuda

Isabel "ZAbou"
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça set 18, 2007 7:38 am

O aquário é recente. Esquece os peixes trata do equipamento e das plantas depois pensas nos peixes.

Mas não fica sem resposta:

Ao colocar fertilizade liquido altera os niveis de nitritos e nitratos.
Como o aquário é recente está instavel o que não ajuda.
O sal é bom para os guppies mas faz mal as corydoras.
ZABOU
Membro Veterano

terça set 18, 2007 8:30 am

Bom dia,

Então eu vou recapitular para ter a certeza de fazer as coisas como deve ser :

1º) Tirar tudo do aqua (peixes, plantas, decorações, agua) e ponho de lado
2º) lavo o aqua em agua corrente, ponho 1 camada de substrato e a areia de fundo de piscina
3º) Volto a plantar, decorar e deito a agua que retirei no ponto 1 com peixes e tudo

Só para vos lembrar : o meu aqua tem 60x30x30, 1 filtro interno AQ300 (300l/H), bomba de ar APS100(50 a 100L), 1 lampada de 15W que vinha com a tampa quando a comprei e 1 aquecedor 100W. Dúvidas :

1º) O dudu1 diz para eu esquecer a bomba de ar e introduzir CO2. Já tenho a receita do CO2 caseiro, só queria saber se posso aproveitar o tubo e difusor da bomba de ar (não comprei daqueles difusores duros, tenho um de borracha, comprido)?
2º) Que tipo de lampada me aconselham, visto que só posso pôr uma?
3º) Neste momento o meu aqua tem qualquer coisa como 45/50L, será que devo mudar de filtro?? O que aconcelham?
4º)Depois disto tudo, não volto a deitar adubo líquido tão cedo?

Eu sei que não podem mencionar marcas aqui, mas se não se importarem de me enviar uma mensagem privada, vou comparando as diversas opiniões que me forem dando.

Obrigada pela ajuda :wink:

Xau
Isabel "Zabou"
Aquapet
Membro Veterano

quarta set 19, 2007 7:23 am

Remontar o aquário? Porque?
ZABOU Escreveu:...1º) O dudu1 diz para eu esquecer a bomba de ar e introduzir CO2. Já tenho a receita do CO2 caseiro, só queria saber se posso aproveitar o tubo e difusor da bomba de ar (não comprei daqueles difusores duros, tenho um de borracha, comprido)?
2º) Que tipo de lampada me aconselham, visto que só posso pôr uma?
3º) Neste momento o meu aqua tem qualquer coisa como 45/50L, será que devo mudar de filtro?? O que aconcelham?
4º)Depois disto tudo, não volto a deitar adubo líquido tão cedo?
Não leio as regras, penso que se existir respeito pelos outros será sufuciente e além disso ausência de publicidade.

Sou totalmente contra o que quer fazer.
A sua ideia seria fazer um aquário novo. Já gastou uns 100 euros e o que quer fazer ira fazer gastar mais uns 100 euros.

1 - A injecção de CO2 semi-profissional já ira alterar alguns parametros da água em especial o ph e kh. A injecção caseira por vezes funciona mal e é dificil de gerir.
2 - Para fazer um plantado iria necessitar de alterar a iluminação para 2 lâmpadas. Se quizer continuar escolha uma lâmpada para peixes e plantas por exemplo Aqua-glo ou Power-glo.
3 - Não conheço esse filtro é de que marca?
4 - Melhorar a iluminação, colocar substrato, colocar CO2...
Deve continuar com a fertilização se quizer avançar para um plantado.

IMPORTANTE: Fazer testes a água nos seus parametros necessários.
Os parametros principais é Ph, Nitratos e Nitritos, mas se fizer a transformação tem o kg e gh, fosfacto e ferro.
ZABOU
Membro Veterano

quarta set 19, 2007 8:21 am

Bom dia Aquapet,

Então é assim, para começar devo dizer que sorri ao ler 100€ :? Aqua, BOmba de ar, difusor, areião, plantas, peixes, tronco, ânfora, adubos, thermómetro, aspirador manual para as TPA's, testes, e etc... estou mais perto dos 300€. Mas quem corre por gosto não cansa, e desde de que as plantas e os peixes estejam bem não me importo de gastar mais uns 100, se resolver de vez o problema claro :wink:

O que é para si CO2 semi-profisional?????? Quanto ao filtro, vou enviar-lhe uma MP para não indicar aqui marcas, mas de qualquer modo posso já adiantar que uma vez que ele vinha junto com o aqua (que custou 60€) à partida diria que não deve ser nada de especial.

Referente aos testes, faço teste de PH, amônio e nitritos/nitratos. O Ph anda sempre perto dos 7,5, o amônio nos 0 e os nitritos/nitratos 0,05. Mais uma vez não vou falar em marcas, fica para a MP.

Como já disse a minha tampa só leva uma lampada, por isso de duas uma, ou ponho uma boa lampada, ou tenho de arranjar outra tampa. (não me parece possível montar uma segunda lampada na minha tampa, eu depois tiro umas fotos e mando para vocês verem e darem ideias)

xau
Isabel
Aquapet
Membro Veterano

quinta set 20, 2007 5:57 am

O conteudo da MP não tinha nada de mal e penso que podia ter coloca aqui. Mas vou respeitar sua opinião.
Realmente esses aquários tipo Hipermercado mesmo quando adequiridos em lojas são muito limitados.
O aquecimento não é mau, para baixar a temperatura é regular o aquecimento para 24ºC e baixar o nivel da água.
A iluminação de origem nesssa calha é boa para peixes e não serve para plantas senão o aquário-kit ficava mais caro. Substitui a lampada e deixa outras despesas para mais tarde.
Quando ao filtro tenho pessima opinião sobre ele. Gosto de muito pouco de filtros interiores, aliás apenas gosto de um modelo de uma marca. A razão é que teem de ser limpos com muita regularidade.
Os sistemas de CO2 semi-profissionais são os que se vendem nas lojas.

Assim será suficiente.
ZABOU
Membro Veterano

quinta set 20, 2007 8:43 am

BOm dia,

Quanto mais procuro informar-me sobre isto de acrescentar CO2 no aqua, mais confusa fico :roll: , por isso acho mesmo que vou fazer aquilo que o Aquapet me disse.

Vou tirar tudo para pôr um bom substrato, vou trocar a lampada, e também o filtro porque realmente nunca me senti muito confiante com ele. Aquapet, uma vez que o meu aqua tem 60x30x30, com cerca de 45/50L reais, que filtro é que devo comprar?

Se depois disto as plantas não ficarem lindas, :evil: , então trato do CO2.

E em relação a Bomba de ar, desligo ou não???

Obrigada a todos,

Xau
Isabel "zabou"
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

quinta set 20, 2007 6:37 pm

Olá!

Não estou muto por dentro do ássunto do tópico e não o li inteiramente, mas sobre as plantas vou dar a minha opinião: Tenho um aqua de 30 litros e nesse aquário tenho feto-de-java, sem adicionar nem fertilizante líquido nem CO2 e as plantas estão... saudáveis e crescem bastante! Agora depende do tempo que podes dispender para cuidar do teu aqua.

Eu faço assim, nem sei se estou a dar um bom ou mau concelho, mas é assim que faço e obtenho bons resultaodos.

Espero ter ajudado
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta set 20, 2007 6:56 pm

No meu caso, tenho um aquário de 60l, com uma lâmpada de 15w e as plantas estão saudáveis, cheia de rebentos e nem tenho CO2, fertilizante liquido só muito de vez enquando é que coloco.
Não tenho é as raízes enterradas no substrato.

Quanto ao filtro, aconselho-te um externo, com capacidade para 3x ou 4x mais que a capacidade do aquário.
Eu mesmo tendo o filtro que faz oxigenação, tenho a bomba de ar ligada.
Pode usar é uma lâmpada para plantas, tipo Flora-glo, mas cuidado com o tempo que fica ligada, porque pode começar a aparecer algas verdes.
Aquapet
Membro Veterano

sexta set 21, 2007 7:02 am

Realmente a escolha das plantas é importante. Existem especies mais resistentes e outras mais frageis.
O problema é que também existem no mercado lojas que vendem plantas não aquaticas para colocar dentro de água.
Responder

Voltar para “Peixes”