limpa-vidros

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

terça set 25, 2007 4:11 am

boas pepol :wink:

preciso da vossa ajuda. tenho um poco de algas e limo no meu aquario :oops: e ja me disseram que a forma mais natural de combater :twisted: sem quimicos nem escovas que podem aranhar :x o vidro é aranjar peixes para essa tarefa. se alguem souber de especies faceis de obter que dê uma apitadela aqui pff :wink:
fico a espera va portem.se

abraço; celso

perante as adversidades o homen tem a necessidade de coabitar junto da natureza. quando isso nao é possivel aranja sempre maneiras.ja que nao pode viver na natureza troce a natureza ate si.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 25, 2007 12:30 pm

O aqua é de água fria ou de água quente?

Se for de água quente, pode introduzir limpa-vidros, caracóis (ampulárias), camarões caridina japonica, coridoras entre outras espécies que encontra com facilidade nas lojas de aquariofilia, mas esses animais nunca vão retirar todas as algas e limos que tem no aquário, eles dão uma ajuda na limpeza do aquário.

Há um tipo de escova magnética para limpar os vidros do aqua que é muito eficaz, uma parte fica no interior e outra no exterior, este acessório é útil e não risca o vidro. Importante também para limitar o crescimento de algas e limos é manter o aquário num sítio onde não receba sol directo e nunca descurar as trocas parciais de água e a manutenção e limpeza do filtro.

Espero ter ajudado.
celsodiogo
Membro
dark - pit bull

terça set 25, 2007 3:47 pm

olaa dinodane brigadão pela dica e ja agora o aqua é biotopo de agua quente.olha só th mais uma duvida sera que me podias ajudar :?:

ca vai, queria saber se ao introduzir os ditos camaroes, sera que os otros moradores(peixes) nao os vao olhar como goloseimas..?

abraço celso.
dinodane
Membro Veterano

terça set 25, 2007 4:34 pm

Depende dos moradores. Eu tenho camarões (uns 8 ou 9) junto com néons, um casal de bettas, pinguins, um labeo bicolor, um plecostomo, coridoras e guppys sem problemas. Sei que os botia palhaço comem-nos, são mesmo incompatíveis, e não sei até que ponto um escalar grande também não os vai ver como petisco...
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta set 26, 2007 7:59 am

dinodane Escreveu:...
Se for de água quente, pode introduzir limpa-vidros, caracóis (ampulárias), camarões caridina japonica, coridoras entre outras espécies...
O peixe que normalmente a maioria das lojas chama limpa-vidros quando adultos são perigosos.
Os coridoras não comem algas.

Os camarões vão ser comidos pelo labeo mais tarde.
Aspecto negativo:
O labeo bicolor crece até 15 cm e em grande devora guppies e neons.
Aspecto positivo:
O tempo que demora a ficar grande já os outros morreram de velhiçe.
dinodane
Membro Veterano

quarta set 26, 2007 1:41 pm

Aquapet:

- Os limpa-vidros são "perigosos" como? Quererá dizer que em adultos combatem-se uns aos outros, certo? Contudo são recomendados para aquários comunitários, podendo conviver com muitas outras espécies;

- As coridoras não comem algas não senhor mas colaboram na limpeza e salubridade do aqua eliminando os restos de comida que ficam no fundo;

- O labeo bicolor é um peixe de crescimento lento, até atingir o seu comprimento máximo "não me doa a cabeça"... Tenho um exemplar há 4 anos com cerca de 7 cm. Sei que ficam territoriais à medida que crescem mas é a primeira vez que oiço dizer que podem comer néons ou camarões... Estou curiosa a este respeito, afirma isso pela sua experiência? O meu labeo só "implica" com o plecostomo, não mostra qualquer interesse pelos camarões e já tive camarões bem pequenos...

- Já agora que equipa de limpeza recomenda ao celsodiogo?

Cumprimentos.
fofuxa
Membro
Registado: terça dez 05, 2006 4:01 pm

quarta set 26, 2007 2:36 pm

pela minha experiência os limpa vidros sao perigosos. Tive uns que se agarravam aos outros peixes tipo ventosa e nao descolavam. Passados alguns diias, tinha peixes mortos e sugados. Numa loja de animais recomendaram-me raposas voadoras, sao parecidas com eles e, ate hoje nao tive probolemas.
celsodiogo
Membro
dark - pit bull

quarta set 26, 2007 8:11 pm

olaa boa noite para ja quero agradecer a todos pela fantastica ajuda e contribuiçao que teem dado.eu tambem fui a uma loja e perguntei ao lojista se coridoras era uma opçao para "trabalhos de limpeza" e ele respondeu-me que só de inicio, porque a medida que vao crescendo ja nao desempenhao tal tarefa. e os caracois tambem tem que se ter um cuidado redobrado pois multiplicam-se muito rapido e nao da para ter um botia num aqua que tenha caracois.os camaroes nao sei bem ao certo qual é a especie mas sei que comem plantas, e eu tenho um aqua plantado e as plantas ainda sao bastante tenras o que pode ainda aguçar o apetite dos mesmos. Ao certo é que preciso mesmo de uma "equipa" de limpeza(nao que eu nao a faça, mas assim poderia minimizar o stress que a limpeza feita por mim provoca nos peixes).mesmo tendo a equipa nao quer dizer que va deixar de fazer uma manutençao mas claro que seria menor :) .

aguardo pelas vossas dicas

abraço celso

p.s mais uma vez obrigado :wink:
Aquapet
Membro Veterano

quinta set 27, 2007 7:18 am

dinodane Escreveu:...
- As coridoras não comem algas não senhor mas colaboram na limpeza e salubridade do aqua eliminando os restos de comida que ficam no fundo;

- O labeo bicolor é um peixe de crescimento lento, até atingir o seu comprimento máximo "não me doa a cabeça"... Estou curiosa a este respeito, afirma isso pela sua experiência? O meu labeo só "implica" com o plecostomo, não mostra qualquer interesse pelos camarões e já tive camarões bem pequenos...
Os coridoras são peixes que se alimentam no fundo do aquário. Não limpam o aquário apenas comem no fundo. Os restos de comida é dar menos comida.
Noutro tópico um membro tem uma tartaruga com um peixe e está todo bem por agora. Com o labeo é o mesmo tenho clientes com labeo´s a 1 ano e estes já tem 10cm. O labeo ataca outros peixes para largarem a comida que tem na boca para ele comer e alguns depois de comerem peixes mortos ganham o gosto a coisa.
celsodiogo Escreveu:...coridoras era uma opçao para "trabalhos de limpeza" e ele respondeu-me que só de inicio, porque a medida que vao crescendo ja nao desempenhao tal tarefa. e os caracois tambem tem que se ter um cuidado redobrado pois multiplicam-se muito rapido e nao da para ter um botia num aqua que tenha caracois.os camaroes nao sei bem ao certo qual é a especie mas sei que comem plantas, e eu tenho um aqua plantado e as plantas ainda sao bastante tenras o que pode ainda aguçar o apetite dos mesmos.
Se o seu aquário é o do avantar então tem um aquário com plantas e não um aquário plantado.
A questão dos coridoras está respondida em cima.
Em relação aos caracois o lojista referia-se aos pequenos que são uma praga, estou a referir-me as ampularias douradas ou caracois zebra.
Os camarões tambem invertebratos são outro comedor de algas bom. Mas tal como os caracois são atacados pelos botias.

Limpadores recomendados - Não sei.
Animais que ajudam a manter o sistema equilibrado:
Mais plantas, muitas plantas.
Peixes que se alimentem no fundo (botias, labeos, coridoras, synodontis)
Comedores de algas (plecos, otos, sae, l´s, caracois, camarões e viviparaos).
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

segunda out 01, 2007 2:40 pm

Celso...

Nos diga qts lts tem o seu aqua em que ph ele está o que vc tem de peixes...

Assim fica mais facil te indicar um boa equipe de limpesa

Se o seu pH for acido.... vc pode colocar alguns cascudos(mais isso depende do tamanho do seu aqua) ou um cardume de ottos, alguns camarões fantasma(Mais depende da Fauna)

Nos passe mais dados dos seua aqua....

Ampularia são sempre bons comedores de algas mais na falta dela algumas plantas mais milindrosas podem sofre alguns ataques e outra o ph indicado para ampularias e alcalino..

Tem varias opições mais e como os amigos falaram, não é isso que vai resolver o seu problema ....

Abraços

Du.
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

terça out 02, 2007 2:12 pm

Ola a todos,

Eu também sou principiante, mas já tive esta conversa com o pessoal e eis o que me disseram e que resultou comigo :

1) Quantas horas tem as luzes acessas?? Eu tinha 12h por dia, baixei para 10h (baixar 1h de 2 em 2 dias) e resultou bem.

2) Que tipo de substracto e de fertilizantes usa??? Olhe que há fertilizantes liquidos que aumentam os niveis de nitritus e nitratos da agua, o que é bom para as algas e mau para os peixes. Eu deixei de deitar fertilizante, e as plantas continuam bem na mesma (alias para quem acompanhou os meus problemas com as plantas, as valisnérias estão muito melhor)

3) As minhas corydoras não comem algas, apenas os restos de comida dos outros peixes, quanto aos meus 2 limpa-vidros dourados nunca os vi limpar algas das plantas.

4) Existem caracois que comem as plantas e outros que não, alguns não são nada de especial e outros são lindissimos. Alguns são pragas outros reproduzem-se menos, mas de qualquer modo não devemos esquecer nunca esta regra básica da lei da natureza : a taxa de natalidade acompanha sempre a quantidade de alimento disponivel. E depois pode sempre ir a caça dos caracois, até deve ser giro. Ou então tem o truque da folha de alface. De qualquer modo veja na net, existem varios site jeitosos como este por exemplo : http://atlas.drpez.org

Espero ter ajudado com o pouco que sei, se por acaso eu disse alguma asneira peço desculpa, não tenham medo de me corrigir :wink: .

Xau
Isabel "ZABOU"
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

sábado out 06, 2007 10:00 pm

olá boa noite

Algas, limos e coisas do genero, são uma verdadeira praga...

Mudas de agua com fartura, é a solução mais rápida para acabar com esta praga.

Ate 20% da agua do aqua, (não altera o ph) todos os dias!!

Para limpar o vidro rápidamente sem riscar o aqua, tente um cartão tipo de crédito, inutilizado. Simples, fácil e rápido.

Maria
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

domingo out 07, 2007 2:46 pm

e já agora

Crossocheilus siamensis (comedor de algas siames)-Um por aquário. São peixes mto territoriais, desencadeando lutas entre eles.

Otocinclus affinis - Comedor de algas pretas - dificeis de arranjar...

Maria
Aquapet
Membro Veterano

domingo out 07, 2007 4:31 pm

Existem praticamente sempre otos nos fornecedores e pelo menos de 15 em 15 dias tenho otos na loja. Por isso para mi não é dificil dos ter.

Além da variedade afinis existr a arnorldi que é a minha favorita das duas.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”