Duvida: Tronco

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
aniratacana
Membro Júnior
Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

sábado out 13, 2007 5:00 pm

Olá
é o seguinte, eu tenho um aquario com peixes de agua quente

o problema é que queria colocar um tronco que foi apanhado no mato, tronco esse que tem dimensoes a mais para o colocar dentro de uma panela com agua a ferver. Disseram-me que para matar os microbios bastaria coloca-lo numa banheira, por exemplo, com agua fria e sal

A minha duvida consiste no problema da eficacia deste metodo, será que é tao eficaz quanto a agua a ferver?
Tambem nao sei até que ponto o sal que fica no tronco, nao prejudicará o meu aquario quando o colocar lá dentro...

Alguem entendido no assunto para me ajudar?

cumprimentos
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

sábado out 13, 2007 7:02 pm

olá

Antes que te des a qualquer trabalho, convém pesquisares que tronco é esse. Arriscas-te a colocá-lo no aquário, e ficar a flutuar.

Se de facto não for dos que flutuem (eu acho que vai ser) o melhor será mergulha-lo, eventualmente na banheira, esfregá-lo e deixá-lo de molho para libertar um pouco da cor que tem.

Penso ser suficiente

Abraço
Maria
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

domingo out 14, 2007 3:25 am

aniratacana Escreveu:queria colocar um tronco que foi apanhado no mato

tronco apanhado no mato :? nao me cheira bem...
1º porque o tronco se nao estiver enganado, deve ficar a flutuar,
2º se nao ficar a flutuar e ficar no fundo deve trazer-te problemas para o aqua visto que este ao longo do tempo que ficar alojado no aqua deve libertar coloraçao(malefica), ou entao deve apodrecer
3º tudo acima mencionado vai se verificar se o tronco apanhado nao for resistente a agua, devemos ter muito cuidado com os troncos que apanhamos por aí, pois podem conter animais em seu interior, e quando mortos esses animais podem poluir a água do aquário.

Escolhido o tronco certo, agora é a vez de trata-lo. A primeira coisa a fazer é lava-lo bem em agua corrente, usando uma escova para tirar a sujidade superfcial, deve sair um caldo escuro do tronco, feito isto poe o tronco num balde onde nunca foi usado qualquer tipo de produto quimico, enche o balde com agua a ferver, deixa alguns minutos e deita a agua fora, repete isto umas tres vezes. O proximo passo é deixar o tronco nesse mesmo balde com agua e sal grosso (2 colheres para cada 5 litros), o tronco deve ficar nessa condiçao durante uma semana, depois disso, lava bem com agua corrente e deixa de molho no balde (lava o balde tambem), por cinco dias em agua sem sal, tens que trocar a agua todos os dias durante os 5dias.

Este processo deve tambem ser feito tanto em troncos apanhados na natureza como para os comprados em lojas.

espero ter-te esclarecido e se estiver errado estejam avontade para corrigir :wink:

abraço celso
aniratacana
Membro Júnior
Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

domingo out 14, 2007 11:31 am

Muito obrigado pelas respostas!

Eu quando dizia "apanhei-o no mato" claro que estou a exagerar um pouco... o tronco foi apanhado no rio onde estava submerso, alguns deles ja tinham musgo por cima, outros nem por isso. Ainda vou ter de optar quais devo colocar no aquario.

Celso, gostei muito da tua resposta, parece-me ser um bom procedimento, já que alem de o colocar em agua a ferver, depois consigo retirar o sal ;)

thanks
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo out 14, 2007 8:39 pm

Recomendo em troncos retirados da natureza frever e matar toda a vida que exista neles. Sem esquecer utilizar uma solução anti-fungo e anti parasitas forte.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça out 16, 2007 5:12 pm

Aquapet Escreveu:Recomendo em troncos retirados da natureza frever e matar toda a vida que exista neles. Sem esquecer utilizar uma solução anti-fungo e anti parasitas forte.
Estou com a mesma dúvida, e aproveito para fazer mais uma pergunta...

Basta então ferver...

O anti-fungos qual seria? não é o mesmo dos peixes ou é?

A nivel de aprodrecimento não vai haver grandes problemas?
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta out 17, 2007 7:35 am

NhamNham Escreveu:Basta então ferver...
Não basta ferver.
O anti-fungos e o anti-parasitas mais eficaz depende da experiência de cada um, mas existem alguns que ficam nos troncos e podem causar danos nos peixes.
Por exemplo o formol se for absorvido pelo tronco e libertado em excesso para a água mata os peixes.

É claro que o nível de aprodecimento é muito importante.
O nível de aprodrecimento é que faz com que a lojas como a minha utilizei troncos da savanna e dos mangais pois o nível de aprodecimento é praticamente nulo.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta out 18, 2007 8:31 pm

Aquapet Escreveu:
NhamNham Escreveu:Basta então ferver...
Não basta ferver.
O anti-fungos e o anti-parasitas mais eficaz depende da experiência de cada um, mas existem alguns que ficam nos troncos e podem causar danos nos peixes.
Por exemplo o formol se for absorvido pelo tronco e libertado em excesso para a água mata os peixes.

É claro que o nível de aprodecimento é muito importante.
O nível de aprodrecimento é que faz com que a lojas como a minha utilizei troncos da savanna e dos mangais pois o nível de aprodecimento é praticamente nulo.
Certo, obrigado pelo esclarecimento...
Responder

Voltar para “Peixes”