Peixes mortos em grande superficie comercial

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

terça nov 06, 2007 12:22 pm

Ontem fui a uma conhecida superfície comercial em Vila Nova de Gaia (sim, essa mesmo, a do nome imcompreensivel...alusivo a terras britânicas mas que veio da vizinha Espanha...o el corte inglés) e deparei-me com uma situação que muito me surpreendeu:

Num dos pisos inferiores, por onde temos de entrar quando estacionamos o carro no parque do edificio, dedicado na sua (quase) totalidade aos animais de estimação existe uma zona só de aquarifilia (que mais parece nazismo...em que os judeus são peixes Beta machos)... Em pequenos copos, com 1/2L de água fria, estavam machos Beta (um em cada copo)...Sem espaço para se mexeram, em agonia total...Vários animais já mortos, outros em vias disso...E ali continuaram, a 3 euros e meio...Uns mortos, outros a morrer, "pouco vivos", nada saudáveis...

Os habitantes dos aquários comunitários também não me pareceram nada bem...

O que se pode fazer relativamente a esta barbaridade?

Eu não sabia se era da competência da SEPNA, mas pelo sim pelo não, fiz uma denúncia online... Os animais não podem ser mantidos assim, sem condições nenhumas...
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

terça nov 06, 2007 2:07 pm

é bem verdade... vê-se essa triste situação dos bettas em todas as lojas de animais! alguns ainda têm a sorte de estar em copos com água corrente, mas morrem na mesma, ao fim da poucos dias, em completa agonia... em espanha (galiza) vi uns que estavam também em copos, mas tinham bom aspecto, ou tinham vindo há pouco ou lhes mudavam a água de vez em quando.

e nos aquários comunitários, igual! nem se dão ao trabalho de tirar os peixes mortos ou os peixes com horríveis tufos de fungos nas caudas e andam pra lá a morrer aos poucos! então com os guppies, que são aos milhares e baratos, não têm cuidado nenhum...

é triste, mas parece que os peixes não estão incluídos no grupo dos "animais-que-têm-direitos-como-os-cães-e-os-gatos".

talvez porque sejam muitos e baratos...
ou talvez porque não mostrem sofrimento... não ganem, não gemem, não choram, não fecham os olhos, muitas vezes nem estrebucham... morrem ali, em silêncio, encolhidos a um canto, lutando até não poderem mais para evitar que os companheiros os devorem vivos...
ou asfixiando, lentamente, com a corrente sanguínea envenenada pelas próprias excreções (dióxido de carbono, amónia e amoníaco), as guelras perdendo pouco a pouco a capacidade de absorver oxigénio, todos os órgãos a desligarem-se, um a um, de forma imperceptível ao olhos dos clientes que lhes admiram as barbatanas e as cores, mas não o estado de espírito...

morte lenta e silenciosa...

não sei se se deve denunciar isto à liga protectora dos animais ou a outra instituição, mas é verdade que é horrível...
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

terça nov 06, 2007 2:25 pm

:( é muito triste mesmo...

eu escrevi à sepna pois eles estão ligados aos animais e ao ambiente e à inspecção sanitária... mas francamente não sei mesmo a quem recorrer nestas situações, é que era uma situação deprimente...em 15 copos devia haver uns 5 peixes em bom estado...todos os outros estavam mortos ou a morrer...
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
craf
Membro
Registado: sábado out 06, 2007 12:17 am

terça nov 06, 2007 7:02 pm

nao é só no norte que isso acontece, mas na maioria das lojas de animais em centros comerciais em lisboa acontece o mesmo, e nao sao só os betas, eu pelo menos tentava escolher peixes em aquarios aonde nao tivessem peixes mortos e que me parecessem estarem todos de boa saude, até arranjar uma loja de rua de confiança .
mas parece que muitos lojistas nao se preocupam com a saude dos peixes se esterao a ser envenenados pelos outros mortos ou nao, afinal se morrerem na casa dos clientes tanto melhor, os clientes voltam lá para comprar mais peixes ...
eu nao volto se vir que a culpa nao foi minha...
mas ainda bem que encontrei uma pet-chop que se preocupa com os animais...
sinceramente nao sei se havera alguma entidade competente para fiscalizar a saude dos animais nas lojas...por acaso tambem gostava de saber
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça nov 06, 2007 10:54 pm

Estamos a falar de uma loja ao publico?
Estamos a falar de uma zona de recpção de animais acabados de chegar?
Estamos a falar de um revendedor?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

quarta nov 07, 2007 8:26 am

Segundo entendi ao ler a mensagem de Nel1123, trata-se de uma petshop num dos pisos inferiores de um centro comercial com nome espanhol que existe cá no Norte.

Mas tal como já foi dito por diversos membros, não é só nessa loja, nem só no Norte, infelizmente é assim por toda a parte.
craf
Membro
Registado: sábado out 06, 2007 12:17 am

sexta nov 09, 2007 11:40 pm

Aquapet Escreveu:Estamos a falar de uma loja ao publico?
Estamos a falar de uma zona de recpção de animais acabados de chegar?
Estamos a falar de um revendedor?
esta-se a falar das lojas abertas ao publico em centros comerciais, que muitas das vezes até tem condiçoes minimas para alojar os animais mas depois nao teem o minimo de cuidado e higiene com os animais...
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sábado nov 10, 2007 1:11 am

Até dá vontade de dizer que não são lojas de animais e apenas comerciantes de mercadorias. Mas cada caso é um caso e não os conheço.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”