planta desonhecida!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

sábado nov 10, 2007 3:23 pm

comprei esta planta há muito tempo numa loja de animais mas não registei o nome. agora não consigo descobrir que espécie é!!!
é uma planta de crescimento rápido, caule direito, raízes muito finas, folhas redondinhas, verdes claras (fica com manchas mais escuras quando apanha muita luz). cresce bastante depressa e enraíza com facilidade. gosta de água bastante fresca (fica incomodada acima dos 24 graus), como todas as plantas de crescimento rápido. alguns pés da fotografia atingem uns 15 centímetros. algumas folhas mais velhas, que apanharam muita luz, estão escuras, mas as nova, em baixo, têm a cor original. se alguém conhecer esta espécie, diga qualquer coisa! ;) Imagem
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sábado nov 10, 2007 8:26 pm

Se for o que penso é facil e aparece em todos os livros de aquariofilia que tenham plantas.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo nov 11, 2007 5:10 pm

RamsesII
Membro

terça nov 13, 2007 2:33 pm

aquapet - sim, temos muitos panfletos da SERA e num deles parecia ser ela, "ludwigia palustris". mas chegámos a conclusão que afinal n era.
estive a ver o tal site, há uma que parece, a "Micranthemum umbrosum"
Imagem as características correspondem. obrigado bubble!
Aquapet
Membro Veterano

terça nov 13, 2007 11:21 pm

Bacopa
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
RamsesII
Membro

terça nov 20, 2007 1:56 pm

hã? a que se refere essa "Bacopa", aquapet?
de qualquer meneira, vim dizer que a minha planta desconhecida NÃO é a tal Micranthemum umbrosum!!! comprei uma destas (com plaquinha a dizer o nome) numa loja e, de facto, são idênticas, excepto que a minha é 4 vezes maior, em todos os sentidos! tem as folhas maiores, o caule mais grosso, as raízes mais espessas, muito maios altura... tudo! das duas uma... ou a minha ainda não está identificada, ou é de facto uma Micranthemum umbrosum que teve um desenvolvimento muito estranho (porque já veio assim, não se alterou).
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

terça nov 20, 2007 7:49 pm

Boa noite!

A planta da foto parece uma Micranthemum micranthemoides. Ou então é outra do género Micranthemum, pois este género têm mais de vinte espécies. (Digo isto porque parece tratar-se de uma planta do género Micranthemum e não de outro género.)
<p>"Da madeira torta da humanidade, nada de direito jamais foi foi feito."- Kant</p>
RamsesII
Membro

sexta nov 30, 2007 1:49 pm

sinceramente já não sei... realmente, o género Micranthemum parece o certo, mas não descubro a espécie (há pouca informação). a minha parece ter as folhas mais como a umbrosum, redondas, grandes, mas ainda parece bastante maior, e não tem nada a ver com a segunda que eu comprei, que era minúscula!

já agora, as deste aquário (o grupo enorme da direita, atrás do escalar) correspondem mais ao tamanho das minhas, em altura, mas as folhas continuam a parecer pequenas demais!
Imagem
e está identificada como umbrosum.
veja-se esta foto da minha, para comparar o tamanho das folhas com um platty e um guppy adultos e um comedor de algas siamês com 8 cm!
Imagem.
não sei, mas parecem-me bem maiores que as daquele aquário ali em cima...
e se for mesmo umbrosum, como se explica a nova que arranjei, que não tem nada a ver?! estaria a que comprei ultimamente, mal identificada?
Aquapet
Membro Veterano

sábado dez 01, 2007 6:01 am

Como sabe os vossos aquários são diferentes.
A qualidade do solo e iluminação é visivel.
Assim as plantas mesmo que sejam da mesma especie, desenvolvem de forma diferente.
Responder

Voltar para “Peixes”