Alguém sabe o que é isto?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
LuisZ
Registado: domingo set 23, 2007 10:42 pm

domingo set 23, 2007 11:35 pm

Imagem

Olá a todos.
Precisava de ajuda, se possível. Apesar de ter aquario em casa há cerca de quatros anos, primeiro um de 60 lts, depois um de 100, troquei recentemente para um com cerca de 200.
Comprei um tronco para lá colocar dentro, e, em pouco tempo, ele ficou como demonstra a fotografia que junto.
Alguém sabe o que é aquilo, que parece pelos, a crescer no tronco? A que se deve? Faz mal aos peixes? Se sim, que devo fazer???
Desde já agradeço qualquer auxílio que possam prestar.

Luís
-xana-
Membro Veterano
Registado: quinta abr 27, 2006 6:24 pm

segunda set 24, 2007 2:40 pm

musgo????????
não sei
LuisZ

segunda set 24, 2007 9:12 pm

É qualquer coisa assim. Eu ainda não consegui descobrir. :(
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

terça set 25, 2007 12:54 am

olaa olha na via das duvidas acho k deves retirar isso do aquario porque ainda n sabes se faz ou n mal aos peixes.e procurar saber uke é.ou entao perguntar ao logista k te vendeu o tronco de onde ék ele provem e kal é a sua origem.pode tambem ser musgo. :!:
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

terça set 25, 2007 6:05 pm

sao algas de filamento

vai aki e ve http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... _artigo=16
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

terça set 25, 2007 6:07 pm

Aquilo e musgo! Ou entao algas...
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta set 26, 2007 8:05 am

celsodiogo Escreveu:...sao algas de filamento...
Não são.

São algas castanhas causadas pela materia organica do aquário.
Se o aquário tiver uma boa manutenção vão se desenvolver apenas nos troncos até desaparecerem por completo.
Não a cura total, embora alguns quimicos diminuam o desenvolvimento o que iria afectar também as plantas.
LuisZ

sexta set 28, 2007 11:36 pm

Aquapet Escreveu:
celsodiogo Escreveu:...sao algas de filamento...
Não são.

São algas castanhas causadas pela materia organica do aquário.
Se o aquário tiver uma boa manutenção vão se desenvolver apenas nos troncos até desaparecerem por completo.
Não a cura total, embora alguns quimicos diminuam o desenvolvimento o que iria afectar também as plantas.

Muito obrigado pelas vossas ajudas, Celsodiogo e Aquapet. Mas, mesmo com a vossa colaboração, que novamente agradeço, fiquei há mesma com dúvidas. Também tenho andado a pesquisar na net, e o que encontro sobre algas filamentosas e sobre algas castanhas não se adequa ao que eu pareco ter. É que as minhas algas são verdes cinza e parecem pelos. E descobri também, que um outro tronco, que já tenho há cerca de três anos, está ele também a começar a ser afectado.
Amanhã, além de efectuar a hábitual TPA, vou retirar os ditos troncos, lavar e esfregar os mesmos, e, após os voltar a colocar, espero que o problema não se volte a repetir.

Luís
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo set 30, 2007 3:38 am

A minha resposta mantem-se a mesma. Já vi essa alga várias vezes.
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

segunda out 01, 2007 2:19 pm

Fala Pessoal

Sou da mesma opinião do aquapet....

Mais olhando bem está me parecendo algas petecas...

Abraços

Edu
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

sexta nov 30, 2007 2:01 pm

não sei que nome se lhes dá, mas realmente são algas. surgem em aquários que apanham luz do sol e/ou têm demasiados nitratos e fosfatos. aparecem sobretudo em troncos e por vezes sobre plantas de folha dura, como as valisnérias e as anubias. já tive uns quantos tufos no fundo de um aquário pequeno, com demasiada luz e com demasidos peixes, mas esfreguei, retirei alguns peixes, troquei a lâmpada e não mais voltaram.

trate de verificar a iluminação (1 watt por litro, diz-se que é a medida certa), ou de alterar o numero de peixes, a frequência e quantidade de alimentação e as TPAs, se for caso disso.

se se mantiverem só sobre os troncos, deixá-las estar (até as acho bonitinhas) porque não chateiam ninguém nem perturbam a vista!

eu sou da opinião de que tudo o que não prejudique o aquário deve ser deixado estar! só elimino os caracóis quando começam a ser muitos e a comer demasiado as minhas plantas, de resto deixo-os em paz. e as algas dos troncos e das paredes laterais, enquanto não me taparem a vista, deixo-as. têm direito à vida, desde que não chateiem as outras formas de vida.

boa sorte!
nechako
Membro
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am

sexta nov 30, 2007 7:10 pm

Olá LuisZ

tambem tenho disso num dos meus aquas, o nome não sei, mais me parece musgo ou um tipo parecido, olha, já as tenho á bastante tempo e parece que até já estão maiores, não noto que faça mal aos peixes até pelo contrario.
Apareceu por causa da luz, e contigo deve ser o mesmo, não tens as luzes mais tempo ligadas á um tempo para cá? não trocaste de lampadas recentemente?
Eu tambem tenho camarôes takashi, desses que tens e eles comem disso, tenta reparar...

xau, fiquem bem
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

sexta nov 30, 2007 7:59 pm

A mim tambem me apareceu num dos meus aquarios, mas os Red Cherrys desapareceram com isso tudo, mal nao faz certamente porque já passou imenso tempo e nao aconteceu nada a ninguem, e tambem nunca mais apareceu, mas isso eu acho que se deve aos reds cherrys que nao deixam crescer muito isso..
maxiahh
Membro
Registado: terça jul 24, 2007 7:56 pm

domingo dez 02, 2007 3:14 pm

Isso são algas, desde já não fazem mal nenhum ao aquário e aos peixes, desde que não se alastrem, mas os Red Cherrys ou os Ancistros e ou peixe Banjo, eles desaparecem com isso tudo!! :D

Márcia :wink:

NÃO EXISTEM CÃES POTENCIALMENTE PERIGOSOS, EXISTEM SIM, CÃES COM MUITO POTENCIAL E COM DONOS PERIGOSOS!!
Responder

Voltar para “Peixes”