Olá!
Estou a pensar em construir um lago, mas preciso de aprender ainda muito sobre o assunto! Gostava de me dessem algumas dicas.
O lago será de cimento (quase como um circulo - só que não totalmente redondo), terá cerca de 50 cm de água em altura e talvez 1,20 metro de diametro. Pelos meus calculos, se fosse totalmente redondo (o que possivelmente não será) terá 0,565 metros cubicos de água o que prefaz apreximadamente 565 litros de água (corrijam-se se estiver enganado).
Agora não sei se são necessárias trocas de água manuais (ou se a renovação pela água da chuva é suficiente) e se é necessário algum tipo de equipamento (como filtro). A região é bastante fria no inverno (hoje encontrei camadas de gelo num local de água com aproximadamente 2 cm de altura. Isso impede a construção do lago ou será que os peixes (carpas etc) resistem?
Agora outra questão: quais os peixes ideais? Poderei colocar peixes de água fria (daqueles de aquário) e aqueles "gordinhos"?
Obrigado desde já
Cumprimentos
Lago - Ajuda
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Sabe contruir um tanque de rega com essas dimensões?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Porque existe anilhas de betão com o diamentro que quer para o lago e para fazer altura pode-se colocar umas em cima das outras cada tem 50 cm.
É informar em alguem que trabalhe em contrução civil com material de infraestruturas, por exemplo esgotos de rua.
É informar em alguem que trabalhe em contrução civil com material de infraestruturas, por exemplo esgotos de rua.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tens de pensar primeiro se queres colocar plantas ou não (se sim, dependendo das plantas e dos peixes podes ter que aumentar a profundidade do lago).
Já agora, já pensaste em colocar um filtro no lago? (especialmente se não colocares plantas).
Depois quanto maior o lago, mais peixes poderás ter.
É sempre uma pena construir um lago e pouco tempo depois pensar que poderíamos ter feito um bastante maior. (mas essa opção tambem vai depender do espaço disponível e dos $$$$).
Quanto à forma de fazer o lago, podes ter lagos em betão, em lona e até em formatos Standard, que se podem comprar em qualquer loja tipo AKI.
Os aneis de betão sobrepostos, poderão ter problemas, se a impermeabilização entre a base/aneis e entre aneis/aneis for mal executada.
Espero ter ajudado
Já agora, já pensaste em colocar um filtro no lago? (especialmente se não colocares plantas).
Depois quanto maior o lago, mais peixes poderás ter.

É sempre uma pena construir um lago e pouco tempo depois pensar que poderíamos ter feito um bastante maior. (mas essa opção tambem vai depender do espaço disponível e dos $$$$).

Quanto à forma de fazer o lago, podes ter lagos em betão, em lona e até em formatos Standard, que se podem comprar em qualquer loja tipo AKI.
Os aneis de betão sobrepostos, poderão ter problemas, se a impermeabilização entre a base/aneis e entre aneis/aneis for mal executada.
Espero ter ajudado