cauda de guppy -estranho!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

sexta jan 04, 2008 12:12 pm

alguém que tenha conhecimentosnesta matéria talvez me possa ajudar!

eu tinha um jovem guppy macho de uns 4 meses, que fora o primeiro a desenvolver a caudae tinha-a enorme e lindíssima, com padrões e cores estranhos para a "raça". era lindíssimo, o nosso favorito. até que um dia foi atacado por podridão das barbatanas e, apesar de ter sobrevivido, ficou com a cauda totalmente desfeita, até á base. quando a cauda recomeçou a crescer, NÃO CRESCEU da mesma maneira! o belo padrão que tinha, foi-se. as cores estravagantes, nem vê-las, a própria forma da cauda é totalmente diferente! como explicar isto??? pensei que a forma e coloração da cauda fosse determinada geneticamente, de maneira a que uma cauda desfeita regresse ao que era dantes! mas afinal parece que é tudo fruto do acaso!
ou seja, um outro belo peixe que temos, que tem a cauda toda preta, só com o número 5 escrito a amarelo, se a perder por alguma razão, nunca mais voltará a ser igual?!

se alguém já tiver observado este facto ou tiver uma explicação razoável, diga qualquer coisa! ;)
já começo a duvidar se o peixe é o mesmo... talvez o tal da cauda desfeita tenha morrido (sem deixar rasto...) e a gente esteja a atribuir o nome a um outro...
Piaes
Membro Júnior
Registado: sábado dez 29, 2007 3:49 pm

sexta jan 04, 2008 7:12 pm

se tens o guppy há tanto tempo, é normal que ele simplesmente esteja "velho"
São muito bonitos, reproduzem-se muito facilmente mas têm um tempo de vida muito curto! Os meus pelo menos estão constantemente a morrer (digo isto porque um guppy nao me dura mais que 6 meses enquanto tenho outros peixes já há largos anos). Não sei se é normal, mas com as minhas guppys femeas, depois de terem algumas vezes os seus filhotes, ficam com a barriga comletamente lisa... quando isso acontece elas nao duram muito tempo e acabam por morrer :s

Quanto á genetica, nao sei se funciona bem assim ou se comigo foi apenas coincidencia... mas eu noto com bastante regularidade padrões nas cores e no "desenho" de guppy para guppy, principalmente os machos. Se cruzar uma guppy laranja com um macho azul escuro, 90% dos peixes que nascerem vao ser laranjas e azuis e enquanto um tem um risco na vertical, o outro já tem na diagonal, outro na horizontal, etc... como se seguisse um padrão
RamsesII
Membro

domingo jan 06, 2008 5:31 pm

quanto á longevidade, conheço eu bem, já os tenho há mais de 2 anos, estou farta de ver os "velhotes" a morrer. não será o caso deste, pois tem agora uns 6 ou 7 meses e os seus irmãos estão da mais perfeita saúde.
as fêmeas velhas ficam realmente com a barriga lisa, reparei nisso com umas minhas de ano e meio. já os machos ficam com o corpo esquisito, falta de escamas na cabeça, cauda frágil...

o caso dos seus parece ser muito diferente... os meus têm padrões muito estranhos, com as cores negro e amarelo às malhas, em várias proporções. como as vacas malhadas, sabe? são sempre pretas e brancas, mas cada uma é diferente da outra! :roll:
o que me espantou foi o facto de o padrão da cauda ter mudado radicalmente, como se cada vez fosse única e irrepetível.
é um pouco chato no que toca á reprodução! por muito bonito que seja um dado peixe, nada nos garante que os filhos o sejam! cheguei a querer usar o tal macho com o número "5" para reprodução, na esperança de que saíssem filhos parecidos, mas agora...
parece que terei de me contentar com peixes de cores lisas, assim não há por onde enganar! :D

obrigado pela resposta!
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda jan 07, 2008 8:06 am

Essa situação é normal e acontece frequentemente.
Devido a isso tenho discos com 10cm de diamentro que o seu valor comercial seria (um bom valor) e vendo por (muito, mesmo muito menos).

O que importa é que geneticamente as caracteristicas iniciais estão lá e se o criar tem hipotese de obter um filhote com as caracteristicas iniciais do pai.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Fiz auto censura a minha mensagem, pois estava a ser contacto por membros a querem comprar discos.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
RamsesII
Membro

quarta jan 09, 2008 10:41 am

ok... fiquei desapontada, sempre pensei que fosse uma coisa determinada geneticamente "ali uma pinta amarela, acima dessa, outra pinta amarela, etc"... mas parece que não! talvez a única coisa que os genes digam seja a PROPORÇÃO das cores. depois o arranjo exacto, é ao acaso. é estúpido, parece-me, mas enfim...

obrigada pelas respostas! ;)
Responder

Voltar para “Peixes”