Que peixes escolher?
-
- Membro
- Registado: sábado set 17, 2005 12:13 pm
Boa noite, comprei um aquario de agua quente hoje, e ainda nao escolhi os peixes que vou por la dentro tirando os gupies e os platys, pois esses sao especies que eu ja conheço e gosto.Dentro deste genero que mais me aconselham a por?Gostaria de ter especies que se reproduzam no aquario...cumps
Olá!
Quanto a outras espécies que não se reproduzem tão facilmente em aquário podes optar por neons, danios zebra, entre outros. Tens é de verificar se o pH destas espécies vão ao encontro do pH das outras espécies que escolheres.
Cumprimentos
Quanto a outras espécies que não se reproduzem tão facilmente em aquário podes optar por neons, danios zebra, entre outros. Tens é de verificar se o pH destas espécies vão ao encontro do pH das outras espécies que escolheres.
Cumprimentos
-
- Membro
- Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm
pessoalmente, recomendo barbos do sião (ou comedores de algas siameses) mas, são difíceis de encontrar, e muitas vezes são confundidos com espécies parecidas..
não são exigentes com temperatura e características da água, vivem muitos anos, resistem a todo o tipo de doenças (os meus já viram guppies morrer atacados de podridão das barbatanas e não foram afectados), comem qualquer coisa (até demais) e não fazem mal aos peixes, além do referido apetite por algas. são peixes pacíficos (tirado algumas perseguições ocasionais, mas inofensivas) e podem viver sozinhos ou aos pares. quando comprei os meus dois, tive-os juntos dois meses, mas depois quis separá-los e deprimiram-se. por isso, ou compra dois e nunca mais os separa, ou compra só um, logo de início.
o inconveniente é que crescem bastante, e um par facilmente "enche" um aquário de 60 litros. crescem quase até aos 10 cm, e nas suas "corridas" desvairadas, podem levantar do areão algumas plantas mal presas. também têm tendência a saltar fora de água, mas não há problema, desde que tenha aquário com tampa.
quanto à ideia de os reproduzir em aquário, tirado os vivíparos, não encontrará grande coisa. estes barbos aqui, não se reproduzem de todo (embora os meus apresentem comportamentos invulgares no verão, que creio estarem associados á reprodução). creio que os escalares são relativamente fáceis, mas reproduzir escalares em aquário de guppies, é má ideia. os bebés ovíparos são minúsculos e os guppies chamavam-lhes um figo em 3 tempos.
há muitos outros recomendados a principiantes, mas desses nada digo porque nada sei.
está tudo muito dependente do tamanho do aquário.
não são exigentes com temperatura e características da água, vivem muitos anos, resistem a todo o tipo de doenças (os meus já viram guppies morrer atacados de podridão das barbatanas e não foram afectados), comem qualquer coisa (até demais) e não fazem mal aos peixes, além do referido apetite por algas. são peixes pacíficos (tirado algumas perseguições ocasionais, mas inofensivas) e podem viver sozinhos ou aos pares. quando comprei os meus dois, tive-os juntos dois meses, mas depois quis separá-los e deprimiram-se. por isso, ou compra dois e nunca mais os separa, ou compra só um, logo de início.
o inconveniente é que crescem bastante, e um par facilmente "enche" um aquário de 60 litros. crescem quase até aos 10 cm, e nas suas "corridas" desvairadas, podem levantar do areão algumas plantas mal presas. também têm tendência a saltar fora de água, mas não há problema, desde que tenha aquário com tampa.
quanto à ideia de os reproduzir em aquário, tirado os vivíparos, não encontrará grande coisa. estes barbos aqui, não se reproduzem de todo (embora os meus apresentem comportamentos invulgares no verão, que creio estarem associados á reprodução). creio que os escalares são relativamente fáceis, mas reproduzir escalares em aquário de guppies, é má ideia. os bebés ovíparos são minúsculos e os guppies chamavam-lhes um figo em 3 tempos.

há muitos outros recomendados a principiantes, mas desses nada digo porque nada sei.
está tudo muito dependente do tamanho do aquário.
-
- Membro
Muito obrigado pela ajuda de todos.Ja deu pa tirar umas ideias.Não sei as medidas do aquario, mas posso dizer que é um aquario relativamente pequeno. As dimensões sao mais ou menos assim:50x30x30. Uma pergunta: e aqueles peixes tipo botia-palhaço, limpa fundos, discus, etc são simplesmente importados?Ou ha quem faça criação?cumps
Há quem faça criação de discus, mas a maioria das outras espécies ovíparas e ovovíviparas são de importação, sim. As espécies que menciona em particular, limpa-vidros e botia palhaço são de reprodução muito difícil e rara em aqua, logo não creio que haja por aí exemplares sem ser de importação. Os escalares, discos e outros ciclídeos reproduzem-se com facilidade relativa, desde que se recriem muito bem as condições ideais para tal que diferem de espécie para espécie e que envolvem desde elementos paisagisticos do aqua (mais ou menos vegetação, por exemplo) à temperatura e quimica da água.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Temos de ser racionais a escolher o pobre do peixinho:
Cada disco requer 100litros, por isso este podes por logo de parte por completo.
E o mesmo caso para as piranhas.
Aconselho-te noens, mollys, guppys, platys, espadas, invertebrados, um betta, barbos, este tipo de peixes mas mesmo assim cuidado com as quantidades pois é 1cm em adulto de cada peixe por cada 1litro de agua, e não convem ter o espaço completo, pense no bem estar dos peixes, vê os ph e depois pensa bem no que comprar.
Boa sorte
Cada disco requer 100litros, por isso este podes por logo de parte por completo.
E o mesmo caso para as piranhas.
Aconselho-te noens, mollys, guppys, platys, espadas, invertebrados, um betta, barbos, este tipo de peixes mas mesmo assim cuidado com as quantidades pois é 1cm em adulto de cada peixe por cada 1litro de agua, e não convem ter o espaço completo, pense no bem estar dos peixes, vê os ph e depois pensa bem no que comprar.
Boa sorte
-
- Membro
Boa noite, antes de mais peço desculpa pelo tardiamento da minha resposta as vossas sugestões.Ja comprei os peixes, optei por 2 casais de guppies,1 casal de cauda de espada, 1 casal de plattys, 7 neons, 1 botia palhaço, 1 limpa fundos e ainda um casal de peixes amarelos que nem sei o nome, mas penso que sejam mollys. Uma coisa que eu acho que me vou arrepender é o facto de as minhas plantas serem artificiais.Os peixes não gostam muito disso né?Isso dificulta a criação?Obrigado
Bom dia Francisco...
Cara me diz uma coisa qual tipo de filtragem vc está usando neste aqua?
Que tipo de termostato vc esta usando e qual a sua potencia?
Em um aqua de 45lts é impossivel de se manter Botias, além de crescerem mto elas são peixes de cardume e são indicada para aqua partir de 150lts,
Ah mais uma coisa vc misturou peixes de ph totalmente diferentes tipo neon é peixe de água acida(6,8), já os outros peixes são de águas alcalinas(7,2)
Se vc realmente quer ter sucesso na manutenção de peixes ornamental vc tem que se atentar para alguns erros que vc cometeu nesta montagem ....
Quanto tempo vc deixou este aqua ciclando ?
qual a rotina de TPA neste aqua ?
Coloque os paramentros da água do seu aqua para que possamos te orientar o que vc deve fazer de correção para o bem estar dos seres vivos que estão no seu aqua
Pois peixes não são só enfeites.....
Amigo nos ajude a te ajudar ....
Abraços
Du.
Em um aqua de 45lts é impossivel de se manter Botias, além de crescerem mto elas são peixes de cardume e são indicada para aqua partir de 150lts,
Ah mais uma coisa vc misturou peixes de ph totalmente diferentes tipo neon é peixe de água acida(6,8), já os outros peixes são de águas alcalinas(7,2)
Se vc realmente quer ter sucesso na manutenção de peixes ornamental vc tem que se atentar para alguns erros que vc cometeu nesta montagem ....
Coloque os paramentros da água do seu aqua para que possamos te orientar o que vc deve fazer de correção para o bem estar dos seres vivos que estão no seu aqua
Abraços
Du.
-
- Membro
Boa noite, o filtro é interno, a potencia do termostato não lhe sei dizer.A agua do aquario esta a uma temperatura de 29ºC. Não sabia que o botia crescia assim tanto, nesse caso vou troca-lo. Em relação aos neons, o dono da loja disse que não havia qualquer problema em misturar os neons com os vivíparos.Eles adaptam se bem! O aqua tem ciclado praí ha 15 dias.Trocar a agua ainda não fiz isso pq ainda não decorreu o tempo suficiente para o fazer.mas o dono da loja aconselhou me a faze-lo uma vez por mês.cumpsDUDU1 Escreveu:Bom dia Francisco...
Abraços
Du.
29ºC só se for para cozer os peixies para o almoço, neste caso jantar.
Os donos das lojas dizem sempre que não ha problemas desde que eles vendam por eles tudo está bem.
As TPA's devem ser feitas de 15 em 15 dias no máximo de 3 em 3 semanas.
Em relação aos peixes, tal como digo e faço sempre primeiro leio muito acerca das especies e só depois é que vou escolher para não cometer erros, que é o que deveria ter feito antes de comprar os animais.
O botia está tudo dito.
Ejá agora exageras-te no numero de peixes que compras-te para o aquario pois o teu aquario é minimo para tanto peixe, ainda para mais escolhes-te peixes que se reproduzem muito facilmente.
Os donos das lojas dizem sempre que não ha problemas desde que eles vendam por eles tudo está bem.
As TPA's devem ser feitas de 15 em 15 dias no máximo de 3 em 3 semanas.
Em relação aos peixes, tal como digo e faço sempre primeiro leio muito acerca das especies e só depois é que vou escolher para não cometer erros, que é o que deveria ter feito antes de comprar os animais.
O botia está tudo dito.
Ejá agora exageras-te no numero de peixes que compras-te para o aquario pois o teu aquario é minimo para tanto peixe, ainda para mais escolhes-te peixes que se reproduzem muito facilmente.
-
- Membro
Ok, nesse caso vou alterar a rotina de TPA para 3 em 3 semanas, o botia ja não o tenho.ainda bem que me avisaram a tempo disso.Quanto ao ter demasiados peixes nao concordo.tenho 17 peixes para um aquario de 50x30x30, que é pequeno mas não acho que tenha espaço insuficiente para os peixes que tenho, mas eu pouco ou nada percebo do assunto...lol.Não vou acrescentar mais peixes...Existe alguma maneira saudavel de baixar a temperatura sem afectar o bem estar dos peixes?Obrigado