Que peixes escolho?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
salm
Membro Júnior
Registado: quinta mai 12, 2005 2:21 pm

terça jan 22, 2008 11:37 pm

Boas.
Comprei um aquário de 54L. estou neste momento a efectuar a processo dos filtros e daqui a 2 semanas espero ja lá colocar plantas e peixes.
1ª questão - coloco primeiro plantas e aguardo ou posso colocar ao mesmo tempo?
2ª questão - que peixes devo escolher e em que quantidade? (tenho preferência por peixes maiores e não tanto por género "neons")
3ª questão - introduzo todos ao mesmo tempo ou por que ordem?

Desculpem as perguntas mas sou mesmo "verdinho" nisto!!! :)

obrigado desde já pelas respostas...
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta jan 23, 2008 12:31 am

As plantas podes por apartir da segunda semana sem problemas nenhuns e até convem assim começa a existir um ambiente diferente e a "colonizar" a àgua.

Em relação aos peixes nao te aconselho peixes de tamanhos grades, nada de escalares e nunca na vida oscares.

Com esse aquario tens muitas especias a escolha para começares aconselho-te guppys, platys, espadas ( atençao que os espadas e os platys cruzam-se), mollies, neons, barbos cereja, isto sao todos peixes compactiveis.

Depois tens outro lado de peixes que são os barbos tigre.

Tambem podes optao por um betta macho que te enche um aquario mas com este tens de ter cuidado ao escolher as "companhias", guppys está fora de questão, betta nao podes por dois machos senao lutão até a morte de um ou ambos.

E só mais uma coisa, pergunta a vontade porque assim não perdes dinheiro nem te morrem peixinhos. :lol: :lol: :lol:
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quarta jan 23, 2008 1:19 am

Sim, pergunta à vontade como diz a Xaves!
Há muito lojista que quer é vender e mais nada.

Eu aconselho a pores umas plantitas (anúbias/ fetos de java) e um par ou pouco mais de peixes para o aqua ciclar: corydoras são boas e resistentes. Bettas também mas como foi referido: só um! Para mim estes são os melhores peixes de inicio/ montagem de aqua... :D
Isa.
salm
Membro Júnior

quarta jan 23, 2008 7:28 pm

Obrigado pela ajuda.

O aquário está há apenas 10 dias a trabalhar a fazer a "cultura"(?) :) de bactérias. hoje vou fazer o 1º controlo da qualidade da água e comprar plantas se tiver tudo ok. Vou procurar a opinião do lojista também para experimentar ;)
Aquilo que ele me disse qd comprei o aquário era: 10 dias a introduzir o produto no filtro ara fazer o ciclo, 1º controlo de água se estiver ok inserir plantas e daqui a semana e 1/2 os peixes!!! at last!! :)

Faz sentido???

obrigado.
nechako
Membro
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am

quarta jan 23, 2008 9:13 pm

Faz! claro...
Hoje em dia com os produtos que á até passado 24H de ciclo do aquario se pode meter peixes... mas isto é outra coisa.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 23, 2008 9:33 pm

Olá.

Com 54 litros não tem muito espaço de manobra para peixes grandes. Lembre-se da regra: por cada cm de peixe pelo menos um litro de água.

Cumprimentos.
salm
Membro Júnior

quinta jan 24, 2008 8:17 pm

Obrigado novamente,

Controlo de água: PH quase a 8!!!, nada de plantas e ao chegar a casa, substitui 30% da água. Será das 3 rochas vulcanicas que lá meti? vou fazer novo teste no fim-de-semana e se estiver ok, meto as plantas.

Isto é mesmo fascinante! e cada dia que passa me convenço que tenho que deixar de ter pressa em colocar lá os peixeis.
Mcavaleiro
Membro Júnior
Registado: segunda jan 07, 2008 3:32 pm

sexta jan 25, 2008 12:58 pm

Boas
Muito normal teres uma variacao de ph, basta ser de luz acessa e luz apagada, mas alem disso o aqua como esta em ciclo tem sempre variacoes, nao te preocupes com isso.
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

sábado jan 26, 2008 12:05 am

Olá,

Conviria verificar o Ph da água da torneira. Também é de extrema utilidade verificar o Kh da água da torneira e do aquário. O Kh é a dureza carbonatada e estabiliza o Ph. Inferior a 4º e o Ph arrisca-se a oscilar.
salm
Membro Júnior

domingo jan 27, 2008 11:14 pm

Obrigado pelas dicas,

Novo controlo de água e PH está a 7.0. Apenas três plantas (não tenho aqui as espécies, mas amanhã já digo) e para "tapar" visualmente o filtro.

Pensei na seguinte fauna:

5 barbos tigre
2 barbos verdes
2 Colisa
2 limpa fundos

Que acham??
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

segunda jan 28, 2008 10:44 am

Bom dia Salm,

Cara o ideal é vc deixar o ciclo do seu aqua terminar isso leva em média 15 a 30 dias, depois disso os parametros da água já se estabilizaram e com isso fica mais facil vc estabelecer a fauna que vai ter neste aqua, ai se o ph não for o que vc deseja o ideal é ajustar antes que vc coloque a fauna para não haver danos a saude dos peixes,

nunca se deve colocar todos os peixes da mesma vez e sim 3 ou 4 por semana para que a biologia do aqua se restabelecer, faz isso que não vai ter dor de cabeça nenhuma com seus peixes.

Ah mais uma coisa se vc quer deixar o seu ph acido seria legal vc ter um tronco no seu aqua para ajudar acidificar a água do aqua ou se vc quer deixar a água alcalina vc pode usar pedras calcarias que vão deixar a água do aqua alcalina se vc ainda quizer deixar a sua água neutra vc pode comprar um tamponador.

Ah mais uma coisa siga o conselho dos amigos não coloque peixes q crescem demais pois isso vai fazer com que vc desanime com o Hobby, vai lhe trazer mto problemas para manter um aqua onde o peixe não condiz com o tamanho do aqua em um aqua de 54 lts não te aconcelho peixes maior q 5 cm no seu tamanho adulto, te aconcelho a pesquisar sobre o peixes q vc gosta e vê se são compatives no PH, Temp, Comportamento.... pesquise que vc terá um aqua que vai lher dar mto prazer...

Um abraços e boa sorte com seu aqua

Du
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça jan 29, 2008 8:43 am

salm Escreveu:...Pensei na seguinte fauna:

5 barbos tigre
2 barbos verdes
2 Colisa
2 limpa fundos

Que acham??

Os barbos verdes são os barbos tigre verdes, certo?
QUe tipo de colisas?
A equipe de limpeza é pequena.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
salm
Membro Júnior

terça jan 29, 2008 5:16 pm

Boas,

Sim Aquapet,

São barbos tigres verdes e os colisas são lalia.
tinham-me dito que para uma aqua de 54L 2 limpa fundos são suficientes.

estou a tentar colocar aqui algumas fotos para verem e aconselharem... ;)

Obrigado a todos novamente
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta jan 30, 2008 11:48 am

O que é que chamas limpa fundos??
Diz-me que nao são plecostumos !! :o
Para limpeza de fundo aconselho-te pelo menos 3 corys, e dois ottus, isto para não dizer mais porque o aquario não é muito grande, mas estes são peixes de cardume e convem ter sempre mais de 3.

Peixes optas-te mesmo por esses já?
As colisas são lindas sim.

Cumpr.
Aguardo as fotos.
salm
Membro Júnior

quinta jan 31, 2008 2:47 pm

Aqui vai uma imagem do meu aquario de 54L
Imagem

hoje vou colocar mais flora do lado esquerdo :) quanto à fauna a coisa está muito confusa :(
Responder

Voltar para “Peixes”