PH ALTO

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
GOD
Membro Júnior
Registado: terça nov 23, 2004 10:08 pm

domingo jan 27, 2008 10:12 pm

Olá,

Eu tenho em minha casa agua de furo ou seja muito alcalina com um PH superior a 8, num tópico que puseram aqui fiquei a saber que metendo plantas e troncos de árvores iria ajudar a baixar o PH, mas passados 10 dias de adicionar o tronco de árvore ás plantas já existentes, o PH não baixou nada.

Li num site, (Faqs Portuguesas de Aquarifilia), que além do CO2 caseiro, o CO2 industrial, tambem existe a possibilidade de CO2 utilizado na cerveja e sumos de pressão, gostaria de ter mais dicas sobre o assunto e o que mais fazer.
Mcavaleiro
Membro Júnior
Registado: segunda jan 07, 2008 3:32 pm

segunda jan 28, 2008 12:41 pm

Boas
se optares por c02, como dizes o c02 da imperial por exemplo, basta ligares uma botija de c02 a uma saida propria para aquarios, onde é injectado o c02 na agua e ta faz baixar o ph, mas isso tb terias que ter um contrulador de ph + uma selonoide para te fazer contrular o ph no aquario depois. Penso que a maneira mais facil que tens é utilizar um buffer do ph desejado que queres.
GOD
Membro Júnior

segunda jan 28, 2008 9:19 pm

Olá, mais uma vez,

Para já gostaria de agradecer pela resposta ao meu pedido, mas como sou um iniciante na prática do aquariofilismo, na maior parte do que diz para mim é chinês, vamos por partes a ver se entendi:

1º posso adaptar uma saida de CO2, mas tenho de ter algo para controlar o valor do PH, correcto? mas o quê? Não basta ir tirando amostras diárias para ver se está estável.

2º em opcção utilizar um Buffer,....... o que é?

Desculpe a minha ignorançia, e mais uma vez obrigado, antecipadamente.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça jan 29, 2008 8:50 am

Colocar uma torneira para controlar a quantidade de CO2 é injectada na água do aquário.

Buffer - Cojunto de químicos que servem de efeito tampão.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

terça jan 29, 2008 10:37 am

Bom dia....

GOD me diz uma coisa que peixes vc tem neste aqua ?

Vc disse q colocou um tronco e q a água não esta acida, quando colocamos um tronco no aqua ele demora algum tempo até que a água fique acida.....

Vc diz que quer colocar CO2 para acidificar a água eu não concordo com esta tecnica, vc tem um aqua plantado ???

Quais plantas vc tem no seu aqua?

Que susbtrato vc está usando?

Que iluminação vc está usando?

Se vc não tiver um aqua plantado não tem vantagem alguma em vc comprar um equipamento de CO2 só vai ter gastos....

Para acidificar a água do aqua vc pode comprar o produto que o pessoal te indicou....

Ou mesmo colocar fibras de coco dentro do seu filtro.
Ou usar as Folhas de Terminallia Catappa (Castanheira) não sei se vcs tem está arvore ai em Portugal, com ela vc consegue baixar o ph rapidinho, mais tem uma coisa a água fica com cor de Chá porem limpida.

Espero ter ajudado
Abrços
Du
Mcavaleiro
Membro Júnior

terça jan 29, 2008 2:08 pm

boas
Concordo tb com o gasto desnecessario do c02 se nao fores construir um plantado, com muita planta. Se for so peixes o consumo de c02 nao é assim tao grande que necessites de um gasto tao grande num sistema de co2.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta jan 30, 2008 11:51 am

Não é a trufa que tambem baixa o ph?
:?
Eu aconselhava o CO2 se estiveres a pensar em fazer um plantado por mais pequeno que seja, mas tu é que tens de ver.
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quarta jan 30, 2008 12:15 pm

Xaves bem lembrado turfa tbm baixa o ph sim .....

Abraços

Du
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta jan 30, 2008 12:17 pm

Pois é que eu não tinha a certza :D
Mcavaleiro
Membro Júnior

quarta jan 30, 2008 12:41 pm

boas
Eu continuo com a minha buffer melhor e o mais barato, equipamento de c02 sem ser o caseiro custa para cima de 100 euros, da para muitos baldes de buffer :lol: :lol: :lol:
GOD
Membro Júnior

quinta jan 31, 2008 11:13 pm

Amigos,

Agradeço as vossas sugestões e ajudas,

O meu aquário é de 60 lt, tenlo dentro 10 peixes - 3 zebras, 2 molis, 2 neon filigera, 2 platis, e um plecostomus (limpa vidros), a cerca de 3 semanas comprei um tronco de madeira brasileiro, mais 3 plantas, hoje mesmo fui comprar mais 4 qualidades, entre as quais estão: feto de java; Cryptocoryne Willisii;ceratophyllum demersum; sagitaria teres altermanthera e heteranthera dubia.

Ainda hoje voltei a tirar o ph, e continua altissimo.

Vou aceitar os vossos conselhos e vou á procura de um Buffer, na loja onde compro deverão conhecer.

Mais uma vez obrigado.
Responder

Voltar para “Peixes”