Plecostomus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta jan 30, 2008 12:07 pm

Familia : Peixes-Gato - Loricarídeos

Nome comum: Plecostomus

Nome Científico : Hypostomus plecostomus

Comprimento em adulto : Até 40 Cm

Temperatura da água : 20 - 26º C

pH : 7,0

Peixes : pacíficos

Os Plecostomus são peixes que aumentam bastante o seu tamanho. A maioria das pessoas compra este peixe sendo um vulgar "limpa-vidros", ainda pequenino, desconhecendo que pode vir a atingir mais de 40 cm de comprimento, o seu crescimento varia de aquário para aquário, quanto maior for o aquário mais rápido é o seu crescimento. Tem a boca em forma de ventosa com a qual gosta de raspar todas as àreas do aquário principalmente o vidro. É um peixe calmo e bastante resistente a tudo, se não fosse o seu tamanho que poderá atingir diria que era óptimo para iniciandos.

Alimentação:

Estes peixes devem ser alimentados com comprimidos próprios para peixes de fundo que são compostos basicamente por vegetais, algas spirulina. Esta espécie tem uma particularidade que é preferir alimentar-se durante a noite depois das luzes desligadas. O nome que se lhes dão nas lojas é devido a comem tudo o que lhes cai no fundo, desde pedaços de flocos, larvas vermelhas ou artémia congelada que caem para o fundo. Logo este é um peixe de limpeza.

Reprodução:

A sua reprodução é possível em aquários, existem registos disso, mas é muito difícil de se reproduzir.

Aqui deixo uma foto de um menino desta espécie que já tive, nas minhas mãos atingiu 29cm e viveu durante 3 anos comigo.

Imagem
dido6
Membro Júnior
Registado: terça mar 07, 2006 6:01 pm

quarta jan 30, 2008 11:25 pm

Tenho ideia de ter lido uma vez, em qualquer sítio, que estes peixes libertam na água uma toxina venenosa quando morem. Alguém mais ouviu falar nisso? Será que me podem confirmar essa informação?
Mprata
Membro Júnior
Registado: sexta fev 06, 2004 9:17 pm

quinta jan 31, 2008 2:25 pm

Também tenho 1 bichinho destes mas castanho, que comprei como sendo limpa-vidros.
Quando o comprei, tinha cerca de 7cm. Agora já vai com uns belos 18cm!!
É mesmo o meu orgulho!!
dido6
Membro Júnior

sexta fev 01, 2008 6:58 pm

dido6 Escreveu:Tenho ideia de ter lido uma vez, em qualquer sítio, que estes peixes libertam na água uma toxina venenosa quando morem. Alguém mais ouviu falar nisso? Será que me podem confirmar essa informação?
É verdade, libertam mesmo. :(
Ruifcm
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2008 2:49 pm

sábado fev 02, 2008 3:34 pm

e essa toxina mata os outros peixes do aquário ?
Xaves
Membro Veterano

domingo fev 03, 2008 7:10 pm

Eu também já tinha ouvido falar nisso, mas não tenho certeza.
Issto não Rui senão não tinhas peixes no aquario.
Também tenho 1 bichinho destes mas castanho, que comprei como sendo limpa-vidros.
Quando o comprei, tinha cerca de 7cm. Agora já vai com uns belos 18cm!!
É mesmo o meu orgulho!!
Pois é Mprata estes bixinhos amorosos crescem muito e quando os compramos nas lojas os logistas muitas vezes não avisam depois eles crescem e crescem.

Mas não deixam de ser maravilhosos..
Eu adoro-os :D

Cumpr.
Rita
dido6
Membro Júnior

domingo fev 03, 2008 8:32 pm

Xaves Escreveu:Eu também já tinha ouvido falar nisso, mas não tenho certeza.
Issto não Rui senão não tinhas peixes no aquario.

Desculpem, no meu post faltou-me um "r" em "quando morrem".

Os pletos só libertam a sua toxina quando morrem, se estiverem vivos esta tudo bem.
Essa toxina é um veneno que na natureza usam para se defenderem dos seus predadores, nomeadamente quando os picam algum inimigo com seus espigões. Quando morrem e ficam rígidos, esta toxina liberta-se na água. Quanto maiores forem mais libertam, quanto mais pequeno for o aquario, maior serão as consequências...
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo fev 03, 2008 8:53 pm

hm...eu tenho a volta de uns 10-_-'
e por acaso nao fazia a minima disso...
:roll:
Xaves
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 6:09 pm

10 plecostumos ???
:o :o

Bem deves ter um mega aquario ou muitissimos aquarios..
miguelabm
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 6:45 pm

hm...eu tenho 6...4 de +- 7cm...e 2 ja com os seus 15cm...=)
mas o aquario e grande-_-
Xaves
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 6:59 pm

miguelabm Escreveu:hm...eu tenho 6...4 de +- 7cm...e 2 ja com os seus 15cm...=)
mas o aquario e grande-_-
Por momentos assuntei-me.
:lol:
E quando e que abras um topico para os teus aquarios?
miguelabm
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 7:30 pm

Eu cheguei a ter um que atingiu os 20cm...um bicho enorme...quando morreu, retirei o "corpo" dele e enterrei numa zona habitual para estas coisas=P ..passado uns meses fui la buscar, limpei as "ossadas" tudas e guardei o cranio porque foi o que estava em melhor estado...e digamos-_-ele tinha uma grande cabeça=P

bem...quanto a postar fotos do aquario e dos peixes...neste momento nao tenho maquina porque perdi a minha estupidamente naqueles momentos de...tiro uma foto, pouso a maquina num banco-_- e vou me embora...ridiculo -_-' ... lol...mas creio que este fim de semana a patroa (namorada :lol: ) vai levar a dela a minha casa=) e provavelmente para a semana ja vem praqui o aquario todo...e com sorte=P...a minha recente reproduçao de bettas combatentes :lol: :lol: :lol:
Xaves
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 7:36 pm

Eu até hoje apenas tive um e durante 4 anos, tinha 27cm, um pouco mais quando o dei. neste momento tem 6 anos e esta optimo de saude e enorme.

Entao va segunda queremos fotos fresquinhas :lol:
Responder

Voltar para “Peixes”