cultivo amador de plantas (FOTOS)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Anti-Cristus
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 9:38 pm

domingo mai 04, 2003 12:12 pm

olá!!!

se há uma área que está muito mal em portugal é o cultivo amador de plantas aquáticas.
não só o cultivo amador está mal como o profissional, já que quase todas (se não mesmo todas)as plantas encontradas á venda nas lojas são importadas.
á muita gente que diz que não faz porque não tem um quintal, porque não tem espaço, mas se houver vontade tudo é possível.
num espaço reduzido estou a fazer criação de riccia fluitans, de cryptocoryne wendtii "green" e "brown", elodeas e lentilhas.
aí vão as fotos.

Imagem
estufa das cryptocoryne

Imagem
cryptocoryne wendtii "brown"

Imagem
cryptocoryne wendtii "green"

Imagem

as plantas que estão na estufa estão emersas para poderem dar flor e para poderem estar ao sol sem o risco das algas tomarem conta da situação.

e para mostrar que num apartamento tudo é possível vou mostrar umas fotos do meu morangueiro.
Imagem
Imagem

desculpem lá a qualidade das fotos mas a câmera não ajuda e o fotógrafo não é grande coisa.

abraços![/img]
Anti-Cristus
Membro Veterano

domingo mai 04, 2003 12:15 pm

enganei-me, as cryptocoryne são as duas green, aliás, são a mesma foto :oops: .

aí vai a foto da brown:
Imagem

abraços!
Anti-Cristus
Membro Veterano

domingo mai 04, 2003 12:17 pm

estas mensagens compridas dão cabe de mim.....
a caixa que vêm com uma coisa verde a flutuar é a minha criação de riccia fluitans e estão lá algumas elodeas e lentilhas.

abraços!
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

domingo mai 04, 2003 11:14 pm

Boas!

Gostei das tuas fotos.

Gostaria de saber qual a composição do solo que utilizas para as tuas plantas?

Além disso, tenho plantado vários pés de anúbias gigantes, os quais foram obtidos dum pé inicial que foi crecescent e depois fui cortantdo, obtendo outros pés. Tenho reparado que uma vez por ano um dos pés da uma flor. É possível fazer a polinização artificial nessa altura e como se faz?

Cumprimentos.

Kool.
Anti-Cristus
Membro Veterano

segunda mai 05, 2003 6:22 pm

olá!

para fazeres polinização artificial tens de ter a planta na forma emersa.
é simples, passas com um pincel macio nos estames de uma flor e passas depois na outra flor.
para o solo uso:
1ª camada- terra preta misturada com uma barrita de fertilizante N-P-K.
2ª camada-areia de rio fina.

abraços!
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

segunda mai 05, 2003 10:40 pm

Olá!

Obrigado pela resposta.

Não querendo maçar-te gostava de continuar a colocar-te questões.

No seguimento da tua resposta significa que a polinização artificial funciona da mesma forma, se passa nas plantas de jardim que dão flor.

Existe neste processo alguma questão do tipo de "sexo"?
Pois falas em passar com pincel primeiro num estame de uma flor e depois na outra, e só por fim no substrato!

Quanto a questão emersa, penso que isso justifica a quantidade de água que tens nos aquários (vidro e garrafa) das tuas fotos. E para se fazer o cultivo não se pode ter peixes nem bombas a trabalhar.

Já agora, este processo só se aplica a plantas que dão flor?

Podes-me explicar porque apenas tenho um pé de uma anúbia gigante a dar flor, será que isso deve-se por que eu obtive os outros pés através da "podagem" do primeiro, sem nunca ter feito a polinização artificial?

Por último, tenho um aquário comunitário plantado de 80 cm, montado a 2 anos, será que é necessário fazer uma manutenção geral incluindo a desmontagem total e sua limpeza (lavagem do areão)? Ouvi dizer que sim, contudo não parece bem, pois pode por fim ao equilíbrio atingido até ai.

Cumprimentos.

Kool.
Responder

Voltar para “Peixes”