Passo a Passo colagem de um aquário de 60lts.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

segunda fev 25, 2008 5:21 pm

Olá pessoal, resolvi me aventurar na colagem de um aquário hospital para meus futuros discos ou mais um plantado ...(quem sabe)....

Depois de algumas pesquisas que fiz cheguei a melhor maneira de se montar um aquário, geralmente se monta um aquário sobre a base, mais nesta montagem resolvi testar uma técnica nova, onde eu vou colar os vidros na lateral da base e não sobre a base como é mais comum de se ver, explico melhor com um desenho.

Imagem

Depois faço um desenho maior.... :oops:

Quero deixar bem claro que não quero incentivar ninguém a sair colando seu próprio aquário, quem não tem habilidade com trabalhos manuais podem encontrar alguma dificuldade, e se não for bem feito corre o risco de vazar ou até mesmo descolar o vidro, que este texto sirva para auxiliar quem já está decidido a montar o seu próprio aquário... :wink:

Material:

:arrow: Vidro:

No meu caso usei vidro de 5mm, sendo a base de 49cm(Comprimento) x 29cm (Largura), frente e traseira de 50cm (comprimento) x 40cm (altura), e 2 laterais de 29cm (comprimento) x 40cm (altura), e mais 2 pedaços de 29cm (comprimento) x 2cm (largura) para servirem de travas laterais, notem que descontei da base e das laterais a espessura dos vidros para que os vidros se encaixem perfeitamente, todos os vidros foram cortados no esquadro e lixados(para que o silicone se fixar)

:arrow: Silicone: 100 % puro com cura acética, sem fungicida (usei o Siltrade manutenção de 300g);

Usei isopor de 10mm, usei tbm um stilete para ajudar a cortar o ispor depois de colado, usei 2 rolos de papel higiênico e algodão (para manter as mãos limpas e para limpar os vidros) usei também álcool para limpeza dos vidros e um rolo de fita crepe.

Imagem

Obs: tenha alguém para te ajudar na montagem, no meu caso a minha esposa me ajudou.

A primeira coisa que fiz foi a limpeza dos vidros para tirar a gordura para o silicone colar melhor.

Imagem

Depois de todos os vidros limpos e como não sou prático no manuseio do silicone, resolvi proteger as laterais antes de passar o silicone para evitar muitos borrões, se não quizer fazer isso não precisa.

Imagem

Primeira parte a ser colada é a base sobre o isopor:

Imagem

Feito isso devemos colar a lateral para isso passe o silicone sobre uma das laterais da base (passar o silicone pegando também o isopor)

Imagem

não tenho foto da primeira lateral colada pois neste momento a minha mulher me ajudou para segurar o vidro no lugar.... 8)

Depois da lateral no lugar vamos para a colagem da traseira do aquário, tudo isso você não pode demorar muito pois o silicone cria pelicula em cerca de um a dois minutos, passado este tempo é melhor remover o silicone e aplicar novamente.

Aqui nesta foto eu já estou colando a segunda lateral:

Imagem

Já no lugar.....

Imagem

Agora só está faltando colar a frente que também não tenho fotos....

Depois que fiz isso comecei a fazer a parte interna do silicone onde realmente faz a vedação do aqua, depois de aplicar o silicone vc deve pasar o dedo para moldar o silicone, feito isso retirar imediatamente a fita para que não cole o silicone na fita.

Imagem

Feito tudo isso deixei secar o silicone por dois dias

Depois dos dois dias eu colei as travas laterais, para isso coloquei o aqua em pé para faciltar a colagem das mesmas....

Imagem

Aqui fiz o mesmo processo para vedação passei o dedo no silicone...

Imagem

Aqui pronto:

Imagem

Bom agora só falta a foto dele cheio.....

Assim q eu fizer a foto mando para vcs....

Aqui uma foto para homenagear a minha ajudante :lol: :lol:

Imagem

Olha por ser o primeiro que colo não achei muito dificil, é mais ter atenção no que está fazendo.....

Uma dica mto importante para quem está montando com as fitas é de tirar as fitas assim que passar o dedo para moldar o silicone....

Hji a noite vou encher para ver se não tem nenhum vazamento ai posto o resultado para vocês amanhã....

Abraços

Du

Continua.....................
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
fofuxa
Membro
Registado: terça dez 05, 2006 4:01 pm

terça fev 26, 2008 2:58 pm

dudu muitos parabens está muito bom adorei :D
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda mar 03, 2008 8:49 am

Bom artigo.
Só não concordo com a colagem do esferovite que é o teu isopor. Prefiro o ter solto sem ser colado pois o peso do aquário montado faz com que não sai do sítio.

Nota: Esferovite é isopor e virce - versa .
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta mar 05, 2008 6:53 pm

Aquapet Escreveu:Bom artigo.
Só não concordo com a colagem do esferovite que é o teu isopor. Prefiro o ter solto sem ser colado pois o peso do aquário montado faz com que não sai do sítio.

Nota: Esferovite é isopor e virce - versa .
Condordo, eu tenho esferovite debaixo do meu aquario grande, mas é diferente da tua pois tem uns buracos que fazem auentar melhor e faz menos força.

Mas está a ficar muito giro DUDU.

E para quando teremos uma actualização??
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quinta mar 06, 2008 12:26 pm

Olá Xaves.....

Então coloquei isopor por baixo pois todos os aquas que comprei desde os de 15lts até o de 312lts todos estão com este isopor por baixo e nunca tive problemas com isso, isso que o meu aqua mais velho tem em torno de 15 anos de montado e nunca me deu nenhum problema....

e quanto atualizações não tenho as fotos pois estou sem a maquina digital....

Mais já posso te adiantar que o aqua já está ciclando para servir de quarentena para os meus discos que chegam no fim do mes q vem :lol: :lol: :lol:

E já estou com planos para colar mais um aquário mais desta vez maior vai ter 264lts com travas .....

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

terça jun 28, 2011 8:51 pm

OMG!!!
isso parece tao difícil!!
nao e mais fácil comprar na loja? :)
Prante
Registado: quarta jan 11, 2012 4:45 pm

quarta jan 11, 2012 4:54 pm

Depois de algumas pesquisas que fiz cheguei a melhor maneira de se montar um aquário, geralmente se monta um aquário sobre a base, mais nesta montagem resolvi testar uma técnica nova, onde eu vou colar os vidros na lateral da base e não sobre a base como é mais comum de se ver, explico melhor com um desenho.

Imagem

Boa tarde Dudu... sou novo no forum e novo em aquarismo, mas me aventurei a colar o meu primeiro aquario e deu tudo certo.
Quando estava pesquisando sobre como colar cheguei a mesma conclusão que você, mas acabei colando da forma tradicional (vidros sobre o fundo) por medo de me frustrar na minha primeira colagem...
Agora que já faz tempo que colou desta forma (colando na lateral do fundo) pergunto se teve algum tipo de problema ou se está tudo bem com o aqua??
Quero colar um novo aqua, agora com 260l... e penso em colar da forma como você fez, por isso gostaria de saber se deu tudo certo.
Agradeço a atenção desde já!
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

segunda jun 04, 2012 5:05 pm

Olá! Não sei se esta parte é muito visitada mas estou com dúvidas.
Vou ter dois aquários velhos que não estão em funcionamento.
Também não os irei usar como aquário.

Mas além das 4 "paredes", o aquário, dentro, tem um vidro a fazer uma divisão de onde se coloca os peixes e onde se coloca o material de filtragem.

Creio que está colado com cola silicone. Há alguma maneira de descolar?
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda jun 04, 2012 8:56 pm

com uma navalha quente e com bastante cuidado talvez dê, sem fazer força senão tem a possibilidade de partir o vidro...
ShiroeAmigos
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 9:29 pm

Obrigada pelo conselho, o meu medo era o de partir o vidro.
Ouvi falar de usar fio de nylon, estilete, espátula, descola tudo entre outros.

Sabe-me dizer se algumas das técnicas funciona?
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

terça jun 05, 2012 12:13 am

Nem navalhas quentes nem fios de nylon e muito menos espatulas... :roll:

Tás a ver aquelas laminas de barbear antigas, rectangulares que cortam dos dois lados?É isso mesmo. 8)
ShiroeAmigos
Membro Veterano

terça jun 05, 2012 5:13 pm

Sim, estou a ver!
Não sei se sabes, mas elas põem-se num suporte em metal que se utiliza para raspar os fogões de vidro-cerâmica...

Posso usar do mesmo modo?

(Estou com tantas perguntas e nem sei se me vão oferecer definitivamente os aquários mas já fica a pergunta!)
ShiroeAmigos
Membro Veterano

terça jun 05, 2012 5:47 pm

PS:
É isto, certo?
Imagem
Responder

Voltar para “Peixes”