Depois de algumas pesquisas que fiz cheguei a melhor maneira de se montar um aquário, geralmente se monta um aquário sobre a base, mais nesta montagem resolvi testar uma técnica nova, onde eu vou colar os vidros na lateral da base e não sobre a base como é mais comum de se ver, explico melhor com um desenho.

Depois faço um desenho maior....

Quero deixar bem claro que não quero incentivar ninguém a sair colando seu próprio aquário, quem não tem habilidade com trabalhos manuais podem encontrar alguma dificuldade, e se não for bem feito corre o risco de vazar ou até mesmo descolar o vidro, que este texto sirva para auxiliar quem já está decidido a montar o seu próprio aquário...

Material:

No meu caso usei vidro de 5mm, sendo a base de 49cm(Comprimento) x 29cm (Largura), frente e traseira de 50cm (comprimento) x 40cm (altura), e 2 laterais de 29cm (comprimento) x 40cm (altura), e mais 2 pedaços de 29cm (comprimento) x 2cm (largura) para servirem de travas laterais, notem que descontei da base e das laterais a espessura dos vidros para que os vidros se encaixem perfeitamente, todos os vidros foram cortados no esquadro e lixados(para que o silicone se fixar)

Usei isopor de 10mm, usei tbm um stilete para ajudar a cortar o ispor depois de colado, usei 2 rolos de papel higiênico e algodão (para manter as mãos limpas e para limpar os vidros) usei também álcool para limpeza dos vidros e um rolo de fita crepe.

Obs: tenha alguém para te ajudar na montagem, no meu caso a minha esposa me ajudou.
A primeira coisa que fiz foi a limpeza dos vidros para tirar a gordura para o silicone colar melhor.

Depois de todos os vidros limpos e como não sou prático no manuseio do silicone, resolvi proteger as laterais antes de passar o silicone para evitar muitos borrões, se não quizer fazer isso não precisa.

Primeira parte a ser colada é a base sobre o isopor:

Feito isso devemos colar a lateral para isso passe o silicone sobre uma das laterais da base (passar o silicone pegando também o isopor)

não tenho foto da primeira lateral colada pois neste momento a minha mulher me ajudou para segurar o vidro no lugar....

Depois da lateral no lugar vamos para a colagem da traseira do aquário, tudo isso você não pode demorar muito pois o silicone cria pelicula em cerca de um a dois minutos, passado este tempo é melhor remover o silicone e aplicar novamente.
Aqui nesta foto eu já estou colando a segunda lateral:

Já no lugar.....

Agora só está faltando colar a frente que também não tenho fotos....
Depois que fiz isso comecei a fazer a parte interna do silicone onde realmente faz a vedação do aqua, depois de aplicar o silicone vc deve pasar o dedo para moldar o silicone, feito isso retirar imediatamente a fita para que não cole o silicone na fita.

Feito tudo isso deixei secar o silicone por dois dias
Depois dos dois dias eu colei as travas laterais, para isso coloquei o aqua em pé para faciltar a colagem das mesmas....

Aqui fiz o mesmo processo para vedação passei o dedo no silicone...

Aqui pronto:

Bom agora só falta a foto dele cheio.....
Assim q eu fizer a foto mando para vcs....
Aqui uma foto para homenagear a minha ajudante

Olha por ser o primeiro que colo não achei muito dificil, é mais ter atenção no que está fazendo.....
Uma dica mto importante para quem está montando com as fitas é de tirar as fitas assim que passar o dedo para moldar o silicone....
Hji a noite vou encher para ver se não tem nenhum vazamento ai posto o resultado para vocês amanhã....
Abraços
Du
Continua.....................