transformar piscina em lago...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
pois é, no ano passado comprei uma daquelas piscinas de montar acima do nível do solo, para montar no páteo, para a minha pequenita tomar uns banhos! o problema é que ela parece ser alérgica ao cloro (tem pele utópica...) pelo que pensei em transformar a piscina num lago para poder ter alguns animais que ela pudesse observar!
como não percebo nada de lagos, pensei postar para ver que conselhos me dão?
é viável?
que animais me aconselham?
o sistema de bomba de filtragem que vinha com a piscina será suficiente para manter a água em condições?
sem querer fazer publicidade, a piscina é esta:
http://www.aki.pt/main.php?id=52&sid=1081
aguardo opiniões!
como não percebo nada de lagos, pensei postar para ver que conselhos me dão?
é viável?
que animais me aconselham?
o sistema de bomba de filtragem que vinha com a piscina será suficiente para manter a água em condições?
sem querer fazer publicidade, a piscina é esta:
http://www.aki.pt/main.php?id=52&sid=1081
aguardo opiniões!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
É viável.
Quando aos animais ficava apenas por peixes.
O sistema de filtragem pode incluir a bomba de origem, mas necessita de filtragem.
Quando aos animais ficava apenas por peixes.
O sistema de filtragem pode incluir a bomba de origem, mas necessita de filtragem.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro Veterano
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
o que devo então começar por fazer??
Boas,
Dá-me a sensação que o filtro que já tens na piscina vai entupir muito mais rápidamente dado que a água de um lago contém muito mais partículas em suspensão, nomeadamente micro-algas, quase ausentes da piscina, tratada com cloro e outros desinfectantes bactericidas e algicidas.
Por outro lado, tenta ver o débito dessa bomba. Esperemos que não seja forte demais para os peixes.
Cumps.
Dá-me a sensação que o filtro que já tens na piscina vai entupir muito mais rápidamente dado que a água de um lago contém muito mais partículas em suspensão, nomeadamente micro-algas, quase ausentes da piscina, tratada com cloro e outros desinfectantes bactericidas e algicidas.
Por outro lado, tenta ver o débito dessa bomba. Esperemos que não seja forte demais para os peixes.
Cumps.
-
- Membro Veterano
Qual o volume do lago e caracteristicas da bomba?
Que tipo de filtragem faz a bomba?
Que tipo de filtragem faz a bomba?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro
- Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm
pedrobaleia, digamos que é necessário sabermos:
1) Quais as medidas e/ou o volume que essa piscina comporta?
2) Ela é tem a estrutura de aço e o restante é lona?
3) Geralmente os filtros de piscina são de areia, é isso?
4) Qual a vasão dessa bomba = litros/hora?
Bem, antecipando algumas coisas digo-lhe que:
a) Uma piscina pode ser reaproveitada para se fazer um lago;
b) Dependendo do gosto pode-se envolver a estrutura com bordas, etc
c) Os filtros (de areia) normalmente não são reaproveitados;
d) O custo/benefício de motores/bomba de piscina não são viáveis para serem usados nos laguinhos. Bombas/filtro de lagos ficam ligados 24 horas e esses motores externos não são feitos para esse trabalho direto.
Mas a idéia é ótima e com certeza sua filha e você não se arrependerão da mudança.
1) Quais as medidas e/ou o volume que essa piscina comporta?
2) Ela é tem a estrutura de aço e o restante é lona?
3) Geralmente os filtros de piscina são de areia, é isso?
4) Qual a vasão dessa bomba = litros/hora?
Bem, antecipando algumas coisas digo-lhe que:
a) Uma piscina pode ser reaproveitada para se fazer um lago;
b) Dependendo do gosto pode-se envolver a estrutura com bordas, etc
c) Os filtros (de areia) normalmente não são reaproveitados;
d) O custo/benefício de motores/bomba de piscina não são viáveis para serem usados nos laguinhos. Bombas/filtro de lagos ficam ligados 24 horas e esses motores externos não são feitos para esse trabalho direto.
Mas a idéia é ótima e com certeza sua filha e você não se arrependerão da mudança.

<p>|</p>
<p>"Um cordial abraço "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
-
- Membro Veterano
então aqui ficam alguns dados
a piscina tem estrutura exterior em aço, e no interior tem um liner (lona) de cor azul, tem capacidade para 8000 litros de água sendo que a altura das paredes é de 90 cm, a bomba tem uma capacidade de 2m3 (2000 lt) por hora e o filtro fica na cabeça da bomba e é num material tico cartão, como os filtros de alguns carros!
já agora mais umas infos
a água está na piscina sem qualquer tratamento desde o verão passado
a piscina está no jardim, mesmo por baixo de uma pequena árvore...
a entrada e saida de água para a bomba estão no bordo superior das paredes
assim que der posto umas fotos!
começo a ficar ansioso com este novo projecto!
a piscina tem estrutura exterior em aço, e no interior tem um liner (lona) de cor azul, tem capacidade para 8000 litros de água sendo que a altura das paredes é de 90 cm, a bomba tem uma capacidade de 2m3 (2000 lt) por hora e o filtro fica na cabeça da bomba e é num material tico cartão, como os filtros de alguns carros!
já agora mais umas infos
a água está na piscina sem qualquer tratamento desde o verão passado
a piscina está no jardim, mesmo por baixo de uma pequena árvore...
a entrada e saida de água para a bomba estão no bordo superior das paredes
assim que der posto umas fotos!
começo a ficar ansioso com este novo projecto!
-
- Membro Veterano
Tens possibilidade de colocar um filtro entre a saída da água da piscina e a bomba? Ou de ligar a piscina a um sump exterior e a bomba devolver a água a piscina?
É que pelo que percebi o teu filtro não tem capacidade para filtrar materia orgânica num sistema natural com flora e fauna.
É que pelo que percebi o teu filtro não tem capacidade para filtrar materia orgânica num sistema natural com flora e fauna.
-
- Membro Veterano
posso montar um filtro no tubo que leva a água da piscina até à bomba...Aquapet Escreveu:Tens possibilidade de colocar um filtro entre a saída da água da piscina e a bomba? Ou de ligar a piscina a um sump exterior e a bomba devolver a água a piscina?
o que é um sump??
-
- Membro
Acredito que ela esteja totalmente vwerde. Está? Independente, ela poderá ser reaproveitada/trata para criar peixes.pedrobaleia Escreveu: a água está na piscina sem qualquer tratamento desde o verão passado
Caem muitas folhas dentro dela ou poucas? As folhas apodrecem e deterioram a qualidade da água p/peixes mas´há solução, claro. (rsrs)a piscina está no jardim, mesmo por baixo de uma pequena árvore...
Não é o ideal para lagos. Talvez tenha que colocar um tubo (cano) adapitado para que a captação da água se dê mais em baixo, próximo do fundo da piscina.a entrada e saida de água para a bomba estão no bordo superior das paredes
Aqui no Brasil, todo laguista também é "fotomaníaco", portanto estamos no aguardo delas.assim que der posto umas fotos!
Obs.: Estamos a dar os primeiros passos (conjuntamente) para agregarmos um novo laguista aos milhares/milhões já existentes.

Conte conosco para ajuda-lo.

<p>|</p>
-
- Membro Veterano
bom dia a todos!
para já aqui ficam algumas fotos da ex-piscina/futuro lago!
um aspecto do espaço onde fica localizada!

de outro ponto de vista

o "dono" do espaço exterior...

uma vista mais próxima, onde é possivel observar a tal árvore e o aspecto da água...

agora um pormenor da entrada e saída da água para a bomba

a bomba

o filtro e a bomba

os dados técnicos da bomba

e é tudo! agora aguardo por conselhos e dicas do que devo fazer a seguir...
penso que isso não deva ser muito dificil... vou pensar num invento que me permita fazer isso!! só a saída tem de ser mais próxima do fundo certo?? o retorno da água pode ficar igual!!??
para já aqui ficam algumas fotos da ex-piscina/futuro lago!
um aspecto do espaço onde fica localizada!

de outro ponto de vista

o "dono" do espaço exterior...

uma vista mais próxima, onde é possivel observar a tal árvore e o aspecto da água...

agora um pormenor da entrada e saída da água para a bomba

a bomba

o filtro e a bomba

os dados técnicos da bomba

e é tudo! agora aguardo por conselhos e dicas do que devo fazer a seguir...
a água está bem verdinha! o que devo fazer para a preparar para receber os novos habitantes??Acredito que ela esteja totalmente vwerde. Está? Independente, ela poderá ser reaproveitada/trata para criar peixes.
Não é o ideal para lagos. Talvez tenha que colocar um tubo (cano) adapitado para que a captação da água se dê mais em baixo, próximo do fundo da piscina.
penso que isso não deva ser muito dificil... vou pensar num invento que me permita fazer isso!! só a saída tem de ser mais próxima do fundo certo?? o retorno da água pode ficar igual!!??
-
- Membro
Parabéns pelo visual mostrado. Muito agradável e melhor ainda ficará ao curtir uns peixinhos no lago que estará mantendo em breve.pedrobaleia Escreveu: e é tudo! agora aguardo por conselhos e dicas do que devo fazer a seguir...

Uma água verde (por vezes) é bom sinal no laguismo. Significa vida no ambiente, só que muitos consideram "anti-estético"/feio e até concordo.a água está bem verdinha! o que devo fazer para a preparar para receber os novos habitantes??
1) Deves comprar uns teste iniciais para acompanhares os parâmetros da água. Eu diria p/testes primários de pH, amônia, nitrito, etc.; (rsrs)
2) Providenciar o filtro mecânico/biológico que irá processar a filtração; (Obs. considerações ao final)
3) Definir qual fauna e posteriormente flora que introduzirá;
4) Após um período de ciclagem iniciar a introdução de poucos peixes;
5) Acompanhar a maturação do lago (ciclo de alterações que normalmente acontecem durante uns 6 meses);
6) Ter sempre em mente que você é o responsavel por vidas que estão nesse mini-ecosssistema que criou para lazer;
7) Estar diariamente curtindo e desfrutando desse prazeroso hobby que é o laguismo.
Sim. A capitação mais em baixo é para puxar mais detritos e o retorno na superfície (até acima "aérea" seria melhor) para se processar uma melhor oxigenação da água.só a saída tem de ser mais próxima do fundo certo?? o retorno da água pode ficar igual!!??
Considerções sobre:a entrada e saída da água para a bomba
39w de consumo está razoável para uma circulação de 2.000 lt/h a uma elevação 0 e com diminuição de volume até a elevação máxima de 1,40 m de altura quando a circulação seria 0 mt/h. Entendeu, né?
Não sei se essa bomba "suportaria" trabalhar 24 hs/dia.

Achei bastante interessante esse filtro/bomba. A entrada dágua é a mangueira mais grossa? ela entra diretamente na câmara e ao passar pelo filtro volaria atravez daquele cano central (ele é perfurado=furinhos) para o lago?
Qual seria o volume do recipiente/filtro? talvez possa adapta-lo "inicialmente" com nova mídias filtrantes e usa-lo. Isso "se" ele puder trabalhar direto, visto que um filtro biológico não pode ficar desligado pois a cada minuto, irá diminuindo a colônia de bactéria benéficas.
NB.: Ai tens mais uma série de informações para considerar e tomar a sua decisão. A partir dela, estamos aí para lhe dar o suporte que precisar.
<p>|</p>
-
- Membro Veterano
estou confuso em relação ao filtro...
alguémre me pode dar uns links de onde eu possa tirar informação sobre filtros para lagos? preços, funcionamento, montagens...
é que se o investimento não for avultado, não me importava de montar um filtro específico, e deixar esse como alternativa de emergência! caso o outro avariasse, ou mesmo para aumentar a filtragem em caso de necessidade... vou perguntar a algum entendido, se esta bomba poderá trabalhar 24 sobre 24 hrs!
entretanto estou à espera de mais dicas!!
alguém me pode dar links onde possa fazer uma avaliação e selecção dos futuros habitantes do meu lago??
obrigado
alguémre me pode dar uns links de onde eu possa tirar informação sobre filtros para lagos? preços, funcionamento, montagens...
é que se o investimento não for avultado, não me importava de montar um filtro específico, e deixar esse como alternativa de emergência! caso o outro avariasse, ou mesmo para aumentar a filtragem em caso de necessidade... vou perguntar a algum entendido, se esta bomba poderá trabalhar 24 sobre 24 hrs!
entretanto estou à espera de mais dicas!!
alguém me pode dar links onde possa fazer uma avaliação e selecção dos futuros habitantes do meu lago??
obrigado
-
- Membro
rsrs... Melhor dizer a verdade que ficar na dúvida. Parabéns.pedrobaleia Escreveu: alguémre me pode dar uns links de onde eu possa tirar informação sobre filtros para lagos? preços, funcionamento, montagens...
Espero que alguem daí de Portugal lhe passe os links locais, ok?
Simplesmente irá comprar um filtro/bomba de lagos semelhante ao que tens p/piscina e resolverá essa parte.
Há uma diversidade muito grande de peixes. Sugiro pensar com carinho e colocares peixes "menores" que demandarão menor dificuldades para manutenção, pois sujarão menos a água e etc.alguém me pode dar links onde possa fazer uma avaliação e selecção dos futuros habitantes do meu lago??
A tendencia natural do laguista é colocar peixes "coloridos" para que possam se melhor visualizados e os peixes carpas e kinguios tem uma melhor visibilidade ao serem olhados de cima para baixo que é o natural nos lagos. Não obstante muiiiiiiiiiiiiiitos pequeninos peixes (cor meio cinzas) também chamam muito a atenção pois nadam constantemente à superfície.
Há um peixe colorido (pequeno) que é o espada. Tens que saber a qual temperatura (inverso) a água do lago ficaria.
http://arcadenoe.sapo.pt/fish.php = Lista de espécies de peixes
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=348 = Top 10 de espécies de água doce fria
<p>|</p>
eu nao kero ser desmancha prazeres..mas...n fica um pouco feio assim? ja pensou em ao menos fazer tipo algu que desfarce que isso era uma piscina..podia meter tipo pedras a volta unidas cm cimento pa fazer um rebordo e assim deixavaxe de notar que era mesmo uma piscina..assim como esta da um ar pouco bonitu e nada natural! tirando isso acho uma optima ideia aroveitar a piscina para um lago!
cumps
cumps