SOS PEIXES DOENTES

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

sexta abr 18, 2008 9:35 pm

Boas ZABOU,
Parece mesmo que a situação é já muito grave. Eu sugiro que faças o inverso do pensado inicialmente:
Tira os red cherrys que são sensíveis ao Baktopur (penso eu), põe-nos num saco a flutuar e deixa os peixes no aquário. Medica o aquário.
Tens a água contaminada e provávelmente os peixes todos ou quase.

Antes de medicares o aquário, muda cerca de metade da água. Tira o carvão activo se o tiveres e segue as instruções da bula (quando a encontrares... :? ).
Boa Sorte.

P.S.: tens valores de amónia e nitritos?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

sexta abr 18, 2008 9:47 pm

só se for amanha, eles não o fazem frequentemente, e não quero ligar a luz agora, já estão bastante estressados por causa do saco e da rede que andou de um lado para o outro a apanhar peixes.

Apesar dos níveis de amónia e no2 estarem a zero, amanha de manha vou fazer uma TPA maior do que o costume e logo vejo. O pior é que tenho de me ausentar durante o fim de semana, calha mesmo mal.

Se eu comprar um pequeno aqua para tratar disto, como é que devo fazer, quero dizer, o problema está só nos peixes ou na água também? Posso utilizar água do meu aqua para pôr no hospital? E que tal o filtro novo, a própria água trata de instalar a colónia de bactéria no filtro?? é que não há tempo para ciclar. Devo lá pôr os doentes para os tratar, ou ponho os bons com camarões e alevins, e trato dos doentes no aqua principal?.
darkrise
Membro
Registado: quarta abr 09, 2008 11:24 pm

sexta abr 18, 2008 10:06 pm

ola,

acho que nao deves meter agua do aqua ate pq se a agua tiver contaminada vai fzr pior aos peixes...isto e a mnh opiniao...

pudias era começar ja hoje a fzr a ciclagem da agua para nao fazer muito mal aos peixex... o ciclo podia nao estar completo mas ta melhr do que uma agua sem tar ciclada...

isto na mnh opiniao agr tu e que sabes eu so tentei ajudar mas concerteza que os membros veteranos te vao ajudar

cump.
ZABOU
Membro Veterano

sexta abr 18, 2008 10:14 pm

Pois também acho.

Agora vou dormir se é que vou conseguir.

Amanha à primeira hora vou comprar o aqua e começo a ciclar.

Espero que aguentam até lá.

Tilapia só uma pergunta, tiro o carvão guardo em quê e porquê? Não está também contaminado????

Abrigado a todos
Tilapia
Membro Veterano

sexta abr 18, 2008 10:28 pm

Só disse para tirares o carvão caso o tivesses porque absorve os medicamentos em menos de nada.
Depois podes deitá-lo fora se quiseres.

Não há tempo para ciclar aquário nenhum agora, nem mesmo com bactérias de frasco. Precisarias de pelo menos 24 horas e terias de acompanhar de muito perto os valores da amónia.
Medica o aquário principal, mas antes troca metade da água pois está contaminada com toda a certeza e assim já dá uma ajuda.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sábado abr 19, 2008 4:13 pm

Devemos ter alguns cuidados quando há o uso de medicamentos para não levar ao abuso dos mesmos.

Devemos suspensar a alimentação durante 1 dia pois a transfêrencia de um peixe com o estomago cheio para outro aquário pode ser mau.
Preparar o aquário de tratamente . A agua deve ter a mesma temperatura , pH , deve estar isenta de cloro. Misturas o antibiotico no aquário hospital na dosagem correcta.
Colocas os peixes afectados nessa solução mantendo-os nesse mesmo local durente 5 a 7 dias.
Aproveitar este periodo para efectuar a limpeza do aquario principal substituindo a agua deste e desinfectando o material existente nele ( pedras , decorações etc... )
É necessario esperares 1 semana + - por causa do ciclo do azoto , se tiveres flora no aquário deves esperar mais de 1 semana para haver um equilibrio ainda maior .

Depois é só pores os peixes no aquário principal tendo a certeza que estão completamente curados.

Cumprimentos e vai -nos mantendo informados ;)
Cy23
Registado: segunda abr 07, 2008 11:34 pm

sábado abr 19, 2008 8:43 pm

Cara vc viu se está femea não pulou para fora do aquario e foi parar em beixo de algum movel?

Acho que os ferimentos na outra foram causados numa briga da mãe para defender seus filhotes.

Vá a uma loja especializada em aquarismo e fele tudo que tá rolando para obter mais respostas.
darkrise
Membro
Registado: quarta abr 09, 2008 11:24 pm

sábado abr 19, 2008 8:55 pm

os guppys n defendem os seus alevins... ela pode ate come los...
corrigem m se estiver enganado
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

sábado abr 19, 2008 9:09 pm

darkrise Escreveu:os guppys n defendem os seus alevins... ela pode ate come los...
corrigem m se estiver enganado

Mais certo e impossivel
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
ZABOU
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 10:12 am

Bom dia a todos,

Aqui vai um ponto da situação.

Comprei um aqua de 20L já inicei o ciclo da água, mas como leva tempo os 2 guppys com problemas de barbatanas continuam no saco. Parecem bem, pelo menos continuam cheios de energia.

Quanto ao aqua principal fiz o que um biologo me aconcelhou, sei que alguns colegas por cá não concordam, mas tinha de optar por alguma solução, e apesar de tudo pareceu-me o melhor. Pois entre pór todos os peixes num aqua não ciclado, e deitar um pouco de sal, optei pelo sal. Eu sei que as corydoras e limpa-vidros não são fãs, mas no inicio, quando eu não sabia disso eu deitava um pouco a cada TPA pois na loja tinham-me dito para deitar, apesar de talvez não gostarem portavam-se bem. Sei que não quer disser que não lhes causou qualquer desconforto, mas entre o desconforto de um pouco de sal, e o desconforto de uma água não ciclada acho que o sal será o menos.

Agora vou medindo os nivéis do hospital, e observar atentamente os Guppys, se não passar vai tudo para o hospital. Já agora, o facto de eles se roçarem (pouco) sei que são parasitas, como é que medicam isso?

Obrigado a todos pelo apoio, acho que o pior passou, a ver vamos.
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

domingo abr 20, 2008 12:10 pm

Zabou....

Bom um aqua hospital não precisa estar com a água ciclada, pois como vc vai ministrar medicamentos toda a biologia vai se perder mesmo, por isso que em um aqua hospital o recomendado é tpa generosas diariamente ou a cada dois ou tres dias, para vc conseguir controlar os paramentros....

Ah mais uma coisa deve se ter uma otima oxigenação neste aqua, o recomendado é uma pedra porosa ligada em um compresor de ar...

Me desculpe pela demora....

Mais ai via a bula do Baktopur

1º dia: 22 gotas ou 1ml para cada 20lts
2º dia: não utilizar
3º dia: 22 gotas ou 1ml para cada 20lts

Espero que vc consiga resolver o problema....

Estarei torcendo pelo sucesso do tratamento ....

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
Tilapia
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 3:52 pm

Boas ZABOU,
Entre o saco que não tem filtro e um aquário não ciclado, mais vale o aquário, nem que seja pelo espaço. Afinal a acumulação de amónia é mais concentrada no saco e tem tendência a reduzir com a passagem do tempo no aquário.

Já agora como estás a ciclar o aquário?

Como o DUDU1 disse, os medicamentos tendem a matar as bactérias nitrificantes. No entanto, depende do medicamento: o Baktopur vai causar danos severos mas não a 100% na colónia de bactérias.
Por outro lado, o sal, para aquilo que me parece ser uma infecção bacteriana, não serve para nada.

Se forem ectoparasitas o sal já poderá ter algum efeito, mas então o Baktopur é desnecessário.

Resumindo:

- Pela descrição é uma infecção bacteriana e o Baktopur é o ideal, e não o sal: os aquários de água salgada também têm infecções.
- Põe os peixes doentes no aquário hospital, com ou sem ciclagem.
- Medica o aquário principal com 1/2 dose para desinfectar a água.
- Em ambos os aquários, vai verificando a amónia.

Se o Biólogo já viu os peixes, então esquece o que eu disse, e faz o que ele diz. :|
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda abr 21, 2008 7:54 am

A ideia do sal é boa pois parece-me que não sabes o que o peixe tem.
A medicação destrui parte das bacterias nitrificantes. É necessário por a água a ventilar atraves por exemplo de pedras difussoras.
Boa sorte, espero que acerte na medicação.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
ZABOU
Membro Veterano

segunda abr 21, 2008 8:54 am

Vou dar em doida :evil: :evil:

Agora a fêmea que está no saco está com tipo algodão branco no corpo. FUNGO???????

Comprei o remedio pelo sim pelo não, lamento não o tenho aqui, não me lembro o nome. É uma garafa baixa, larga, azul.

O fungicida também mata as bacterias nitrificantes??? Acho que não porque no folheto diz para deitar de longe a longe no aqua para prevenção, e sempre que entrar um peixe novo. Se alguém me confirmar deito já no aqua principal para não correr riscos. Os tais fungos também se podem ver nas plantas ou é só nos peixes? É que hoje de manha vi umas coisinhas brancas no musgo de Java. Ou serão apenas algas. Estou a ficar paranóica :o
Tilapia
Membro Veterano

segunda abr 21, 2008 10:38 am

ZABOU Escreveu:Vou dar em doida :evil: :evil:

Agora a fêmea que está no saco está com tipo algodão branco no corpo. FUNGO???????
Esse algodão faz tipo "tufo"? Se sim é fungo. O sal raras vezes tem efeito nas doenças. Cada vez mais me convenço que é um ligeiro, ligeiríssimo, preventivo e mais nada.
E provávelmente será um fungo oportunista.
Segundo li no site da Sera, o que eles aconselham é o Baktopur Direct (não é o Baktopur simples) e 1/2 dose de Mycopur.

Já vi que ainda os tens no saco. Continuo a achar que é melhor estarem no aquário hospital. Não vale a pena ciclá-lo. Este medicamento (Baktopur Direct é um potente antibiótico).
ZABOU Escreveu: Comprei o remedio pelo sim pelo não, lamento não o tenho aqui, não me lembro o nome. É uma garafa baixa, larga, azul.

O fungicida também mata as bacterias nitrificantes??? Acho que não porque no folheto diz para deitar de longe a longe no aqua para prevenção, e sempre que entrar um peixe novo. Se alguém me confirmar deito já no aqua principal para não correr riscos. Os tais fungos também se podem ver nas plantas ou é só nos peixes? É que hoje de manha vi umas coisinhas brancas no musgo de Java. Ou serão apenas algas. Estou a ficar paranóica :o
Quase não tocam nas bactérias nitrificantes. Podes e deves deitar no aquário principal.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Peixes”