Bom Dia..
Vou montar um áquario com 120cm x 40cm x 56cm.
vou colocar filtro exterior e uma placa de fundo para criar um filtro biologico. por cima da placa vou colocar uma camada de lâ de Vidro da sera, depois uma camada de areão, uma cada de substrato e por fim outra camada de areão para criar um "bom terreno" para as plantas.
gostaria de saber qal a vossa opinião acerca disto e se há aguma coisa a acrescentar.
agora vem a minha grande duvida..
que plantas e que peixes devo colocar. eu sei que não devo mistirar peixes de zonas diferentes. américa central com peixes da ásia ou africa... esse tipo de cenas. eu, por muito que procure não encontro nenhum site que me diga quais são de uma zona e outros de outra...e que tipo de plantas se devem colocar para criara um ambiente parecido ao real... gostaria de receber toda a ajuda possivel...
diferentes especies no mesmo aquario...
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jan 08, 2008 10:13 am
- Localização: Iguana Verde, Tritão, Rãs, Coelho Anão, Periquitos, cadela "dog stree"e peixes de água quente.
<strong>Pedro Lopes</strong>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda dez 20, 2004 11:15 pm
Boas!!
não sei a experiência que tem neste hobby!!!
No que se refere ao filtro tenho duvidas dessa camada de lã de vidro por cima da placa de fundo.... Não me parece que tenha grande razão de ser!!!
Quanto a peixes, dou por conselho algumas espécies de tetras, são pacíficos, e compatíveis entre si e nas condições de água. Quanto a plantas, depende da exposição de luz e tipo de iluminação que o aquario vá ter... No entanto deve escolher plantas para os 3 níveis do aquario, pequenas, médias e de fundo (frente, meio e trás). Escolha plantas com o mesmo grau de necessidades de luz e cujo grau de dificuldade de criação não seja elevado (tem essa informação nas tiras plásticas que acompanham os vasos das plantas) ou pode ir ao site da tropica, lá tem uma gama grande de plantas onde pode ter acesso mt informação...
Boa sorte neste fantástico hobby que é a aquariofilia.
Cumprimentos.
não sei a experiência que tem neste hobby!!!
No que se refere ao filtro tenho duvidas dessa camada de lã de vidro por cima da placa de fundo.... Não me parece que tenha grande razão de ser!!!
Quanto a peixes, dou por conselho algumas espécies de tetras, são pacíficos, e compatíveis entre si e nas condições de água. Quanto a plantas, depende da exposição de luz e tipo de iluminação que o aquario vá ter... No entanto deve escolher plantas para os 3 níveis do aquario, pequenas, médias e de fundo (frente, meio e trás). Escolha plantas com o mesmo grau de necessidades de luz e cujo grau de dificuldade de criação não seja elevado (tem essa informação nas tiras plásticas que acompanham os vasos das plantas) ou pode ir ao site da tropica, lá tem uma gama grande de plantas onde pode ter acesso mt informação...
Boa sorte neste fantástico hobby que é a aquariofilia.
Cumprimentos.
<strong>JC</strong>
Boas,
Se vais usar filtro exterior para quê a placa de fundo?
Os filtros exteriores já permitem uma filtragem mecânica, química (se necessária) e biológica em condições.
Um filtro de fundo suja muito depressa o areão e com lã de vidro vai ficar imundo em menos de nada.
Desaconselho vivamente a lã de vidro na placa de fundo. Se quiseres usá-la como filtragem biológica extra, podes fazê-lo, mas vai dar-te uma carga de trabalhos suplementares sem necessidade.
Cumps.
Se vais usar filtro exterior para quê a placa de fundo?
Os filtros exteriores já permitem uma filtragem mecânica, química (se necessária) e biológica em condições.
Um filtro de fundo suja muito depressa o areão e com lã de vidro vai ficar imundo em menos de nada.
Desaconselho vivamente a lã de vidro na placa de fundo. Se quiseres usá-la como filtragem biológica extra, podes fazê-lo, mas vai dar-te uma carga de trabalhos suplementares sem necessidade.
Cumps.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Uma pequena ajuda no que diz respeito a peixes dos vários biótopos:
Floresta tropical húmida Amazónia:
Tetra cardinal
Néon
Escalar, Escalar Altum
Discus
Panaque
Hemigrammus
Loricária
Hasemânia
Tetra Perez
Ramirezi
Apistogrammas
Coridoras
Tetra Santa Filomena
Tetra limão
Viúva
pH 6 a 6.5
Temp. 28 a 30º
Plantas:Equinodoro, cabomba, miriófilo, anúbias
Sudoeste Asiático
Barbo tigre
Colisa
Limpa-vidros
Peixe paraíso
Peixe vidro
Danio Zebra
Betta
Labeo bicolor
Tubarão martelo
Todos os Gouramis
pH 6, 6.5
Temp: 24 a 26 º
Plntas: nomáfila, blixa japónica, ciperácia, criptocorine, rotala, valisnéria
Lago rochoso América Central:
Ciclideos americanos:
- Cichlasoma aureum
- C. bifasciatum
- C. citrinellum
- C. nicaraguensis
- C. salvini
- C. spilurum
- C. synspilum
- C. meeki
Plecostomo
Plecostomo velífero
Râmdia
pH 8
Temp 27 a 29 º
Plantas: nenhuma
Lago rochoso África (Tanganica, Niassa, Malawi):
Neolamprologus
Synodontis
Julidochromis
Ciprinídio azul
pH: 8.6 a 9.2
Temp. 26 º
Ribeiro América Central
Móli
Guppy
Espada
Pláty
Água salobra, salinidade de 1.5 gramas por litro
pH: 7 a 7.4
Temp. 23 a 25 º
Plantas: Cabomba, valisnéria
Comunitário água doce:
botia palhaço
Limpa vidros
Betta
Danio Zebra
Tetra cardinal
Espada
Pláty
Escalar
Kribensis
Peixe vidro
Móli
Gouramis, colisas
Coridoras
Peixes versáteis que se adaptam a águas nem muito duras nem moles demais e que podem ser mantidos comunitáriamente.
pH: 7
Temp: 24º
Plantas: Feto de java, valisnéria, anúbias e muitas outras
(Compilado do Grande Livro do Aquário do Peter W. Scott)
Cumprimentos.
Floresta tropical húmida Amazónia:

pH 6 a 6.5
Temp. 28 a 30º
Plantas:Equinodoro, cabomba, miriófilo, anúbias
Sudoeste Asiático

pH 6, 6.5
Temp: 24 a 26 º
Plntas: nomáfila, blixa japónica, ciperácia, criptocorine, rotala, valisnéria
Lago rochoso América Central:

- Cichlasoma aureum
- C. bifasciatum
- C. citrinellum
- C. nicaraguensis
- C. salvini
- C. spilurum
- C. synspilum
- C. meeki

pH 8
Temp 27 a 29 º
Lago rochoso África (Tanganica, Niassa, Malawi):

pH: 8.6 a 9.2
Temp. 26 º
Ribeiro América Central

Água salobra, salinidade de 1.5 gramas por litro
pH: 7 a 7.4
Temp. 23 a 25 º
Plantas: Cabomba, valisnéria
Comunitário água doce:

Peixes versáteis que se adaptam a águas nem muito duras nem moles demais e que podem ser mantidos comunitáriamente.
pH: 7
Temp: 24º
Plantas: Feto de java, valisnéria, anúbias e muitas outras
(Compilado do Grande Livro do Aquário do Peter W. Scott)
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo