Informação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
golfinho1979
Registado: terça abr 29, 2008 6:32 pm

terça abr 29, 2008 6:40 pm

Boa tarde..

Sou nova por aqui e gostava que me ajudassem.

Tenho um aquário e gostava de adquirir alguns peixinhos de agua doce,nomeadamente guppys. Reparei que algumas pessoas se estao a queixar que eles estao a morrer mas mesmo assim adoraria arriscar mas nao faço ideia onde os adquirir, nem se preciso de de comprar alguma comida em especial, com que especies é que eles se dão melhor enfim toda a informação que me poderem dar eu agradeco :P

Será que me podem dar uma ajuda :D ...

Obrigado/a e bem haja
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 29, 2008 7:06 pm

Olá.

Os guppys são peixinhos bonitos e fáceis de manter.
é essencial:

Equipamento:
- Aquário (escolha logo um maiorzinho, para guppys 60 cm comp serve);
- Iluminação;
- Filtro;
- Termostato (para aquecer a água, não são peixes de água fria).

Como fazer:
Instalar o aqua longe da luz directa do sol. Montar os acessórios, adicionar o areão e plantar as plantas (se as desejar). Ligar tudo, regule o termostato para os 26º, adicionar um bocadinho de comida em flocos para peixes) e deixar tudo a trabalhar durante no mínimo duas semanas, para que se reproduzam as bactérias que fazem a filtragem biológica da água.
Com guppys é bom ter plantas naturais como o musgo de java ou o feto de java para que os alevins se possam esconder. Como sabe, os guppys são vivíparos e reproduzem-se muito bem , aliás as fêmeas estão sempre grávidas. Os peixinhos nascem vivos e é preferível deixá-los nascer naturalmente no aqua do que colocar a fêmea numa maternidade, ela stressa muito e pode morrer.

Ok, estando o aqua devidamente ciclado pode comprar os peixes. Os guppys são a espécie mais fácil de encontrar e qualquer loja de aquariofilia ou de animais os tem à venda. De que zona é?

Atenção, procure comprar peixes saudáveis, não compre peixes com a cauda ratada ou com sinais de doença e compre duas fêmeas para cada macho. Os sexos são fáceis de distinguir. Atenção também à quantidade que compra, qual o tamanho do seu aqua?

Há muitas espécies que se dão bem com os guppys e que também são pouco exigentes como os mollys, os espadas, as coridoras, as colisas, etc.

Quanto à manutenção, lembrar de apagar a luz do aqua à noite para simular a noite / dia e fazer uma troca de um terço da água de 3 em 3 semanas, geralmente é suficiente. é bom comprar uma rede para retirar restos de comida e plantas e um limpador magnético para limpar os vidros do aqua por dentro.

Quanto à alimentação, os guppys comem flocos para peixes tropicais e outro tipo de comida (por exemplo artémia liofilizada) que também encontra com facilidade nas lojas.

E penso que é tudo para se iniciar no hobby, depois com mais tempo aprofunde o seu conhecimento sobre a química da água, o pH, noções mais aprofundadas sobre a aquariofilia e quem sabe começa com outros peixes mais exigentes.

Cumprimentos e boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

golfinho1979
Registado: terça abr 29, 2008 6:32 pm

terça abr 29, 2008 7:22 pm

dinodane, obrigado pela informação e ajuda. Sou nova como deve ter calculado nestas andanças de aquariofilia.

A zona onde sou é de algés e a dimensão do aqua é 60cm por 31cm salvo erro.

Em qualquer casa posso comprar os peixes que me indicou. Tenho algum receio de ser enganada, pois alguns anos atras tinha um aqua pequeno e comprei peixes que morreram todos..

Desisti mas agora voltei novamente a querer ter peixinhos e gostava que as coisas corre sem melhor.

Cumprimentos e muito obrigado pela ajuda :lol:
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

terça abr 29, 2008 8:03 pm

Há a venda comida propia para guppies, aviva mais as cores!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 29, 2008 9:13 pm

São flocos na mesma Gangstar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

gangstar
Membro Veterano

terça abr 29, 2008 9:45 pm

Sim dinodane, mas é propia para guppies, aviva mais a cor, mas pode dar também comida normal!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
rotier
Membro Júnior
Registado: terça abr 29, 2008 8:07 am

terça abr 29, 2008 10:04 pm

Boa noite. Sou criador de guppys, e só para lhe dar um exemplo, neste momento tenho cersa de 200 exemplares adultos num aquário de 50x30x40, apenas com o aquecedor e bomba de ar a trabalhar.
- Se realmente gosta de guppys, pois acomselho-a a povoar o aquário apenas com guppys. Para o efeito o aquário que tem serve bem, tudo que tem a fazer é, numa 1ª fase por o aquário a funcionar durante 1 semana, apenas com areão (pode ser areia da praia, depois de laqvada e fervida), em relação à água aconselho a de garrafão ou de poço, deve regular o aquecedor para 25º e manter a bomba de ar ligada, nesta fase é aconselhável ter o aquário destapado tendo o cuidado de ir acrescentando àgua sempre que necessário.
- depois de passar a semana pode então introduzir no aquário, por ex. 8 machos e 4 fêmeas, quando comprar os peixes tenha sempre o cuidado de verificar se: são saudáveis, sem manchas, pontinhos brancos, barbetanas roídas,sem sinais de fadiga e parados de mais.
- Em relação a filtros, desde que os deixei de utilizar nunca mais tive problemas com os guppys, de forma que deixo ao seu critério utilisá-los ou não. em relação ao ph, dh... etc. etc... também já há muito que não ligo a isso.
- Na alimentação pode utilisar o sera vipan, um alimento básico em flocos, rasoável em qualidade e preço.

- Boa sorte
gangstar
Membro Veterano

terça abr 29, 2008 10:06 pm

rotier Escreveu:Boa noite. Sou criador de guppys, e só para lhe dar um exemplo, neste momento tenho cersa de 200 exemplares adultos num aquário de 50x30x40, apenas com o aquecedor e bomba de ar a trabalhar.
- Se realmente gosta de guppys, pois acomselho-a a povoar o aquário apenas com guppys. Para o efeito o aquário que tem serve bem, tudo que tem a fazer é, numa 1ª fase por o aquário a funcionar durante 1 semana, apenas com areão (pode ser areia da praia, depois de laqvada e fervida), em relação à água aconselho a de garrafão ou de poço, deve regular o aquecedor para 25º e manter a bomba de ar ligada, nesta fase é aconselhável ter o aquário destapado tendo o cuidado de ir acrescentando àgua sempre que necessário.
- depois de passar a semana pode então introduzir no aquário, por ex. 8 machos e 4 fêmeas, quando comprar os peixes tenha sempre o cuidado de verificar se: são saudáveis, sem manchas, pontinhos brancos, barbetanas roídas,sem sinais de fadiga e parados de mais.
- Em relação a filtros, desde que os deixei de utilizar nunca mais tive problemas com os guppys, de forma que deixo ao seu critério utilisá-los ou não. em relação ao ph, dh... etc. etc... também já há muito que não ligo a isso.
- Na alimentação pode utilisar o sera vipan, um alimento básico em flocos, rasoável em qualidade e preço.

- Boa sorte
Não quer antes dizer criadeiro?
<p></p>
rotier
Membro Júnior

terça abr 29, 2008 10:25 pm

Não! já ando nisto há alguns anos, tenho 5 tanques de criação ( o que eu descrevo com cerca de 200 exemplares adultos é um deles).
gangstar
Membro Veterano

terça abr 29, 2008 10:31 pm

Acho que um criador, tem atenção a qualidade da água, e ao número de exemplares que têm no aqua (tanque), assim como a comida, esses peixes mal se devem mexer! Se voçê é um criador já deixou muito má impressão :?
Abraços
<p></p>
rotier
Membro Júnior

terça abr 29, 2008 10:48 pm

- Os ditos guppys vão ser àmanhã trocados por latas de comida e ovas de artémia salina numa loja da especialidade, porque vende-los está fora de questão uma vez que só me pagam 10 cêntimos por unidade. em relação ao número excessivo de guppys neste aquário não existe problemas porque foi nele que nasceram ( teem cerca de 3 meses ) .
rotier
Membro Júnior

terça abr 29, 2008 10:57 pm

- A água que utilizo é proveniente de um poço que é analisada de 3 em três meses, faço mudança parcial (50%) da água dos tanques de 15 em 15 dias e total 45 em 45 dias.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça abr 29, 2008 10:58 pm

Se pagam 0,10 euros é porque são pequenos e sortidos.
Nem nas lojas temos uma densidade tão elevada com excepto antes, durante e após transportes.

Não estou a acusar e sim a comentar o que foi escrito. Se explicar melhor e sendo criador tenho a certeza que vai conseguir descrever melhor como tem tantos peixes num aquário tão pequeno em boas condições.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
rotier
Membro Júnior

terça abr 29, 2008 11:28 pm

- Dada a minha nova profissão, (motorista internacional), não tenho tempo de fazer criação selectiva, os meus guppys, actuais são misturas das criações anteriores de foma que a sua linhagem não é pura como deve calcular. em relação à alimentação digamos que 50% do que consomem são alevins que nascem no aquário, 25% de artémia salina e 25% de comida em flocos, em relação aos dois útimos são-lhes fornecidos cerca de 6 a 7 vezes durante o dia.
- Tenho pena de não poder enviar para aqui fotos dos meus aquários, uma vez que não tenho máquina fotgráfica digital, mas se tiver interessado posso enviar-lhe fotos normais
- Só para terminar, os meus guppys teem 3cm de comprimento... em média.
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

terça abr 29, 2008 11:45 pm

Boas,
Um criador que põe em causa o uso de filtros?
Desculpe, mas não me parece que tenha a mínima noção do que é a química da água, o ciclo do azoto, já para não falar em 200 exemplares adultos em 50 litros de água.
Sustentar que isto é criação de animais...? É mais fabrico em série, isso sim.

Mas é só a minha opinião. Cada um dá os cuidados que pretende aos seus animais.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Peixes”