Amanhã vou comprar um beta...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
TipJar
Membro
Registado: sábado mar 04, 2006 1:12 pm

segunda mai 19, 2008 10:46 pm

para um aquário de água fria...

Segundo me disseram, fiz o seguinte:

o aquário tem um litro e meio de água com uma porção muito pequena de "aqua safe" para ficar a fazer efeito e a temperatura da água não estar demasiado fria amanhã...

Que mais devo fazer?

Nota: o aquário é de água parada, daqueles simples.

Com que regularidade devo mudar a água com o aqua safe e que quantidades de comida devo dar? Será que o peixe aguenta, por exemplo, dois dias sem comer?

Desculpem a minha ignorânia.

Obrigado a todos pela ajuda que me possam dar

:)
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

segunda mai 19, 2008 11:06 pm

Boas,
TipJar Escreveu:para um aquário de água fria...
Antes de mais é bom que saibas que os Bettas preferem de longe água quente.
TipJar Escreveu: Segundo me disseram, fiz o seguinte:

o aquário tem um litro e meio de água com uma porção muito pequena de "aqua safe" para ficar a fazer efeito e a temperatura da água não estar demasiado fria amanhã...

Que mais devo fazer?

Nota: o aquário é de água parada, daqueles simples.

Com que regularidade devo mudar a água com o aqua safe e que quantidades de comida devo dar? Será que o peixe aguenta, por exemplo, dois dias sem comer?

Desculpem a minha ignorânia.

Obrigado a todos pela ajuda que me possam dar

:)
Se realmente é litro e meio não se pode sequer chamar a isso um aquário. Se fores para a frente com a água parada então muda toda a água todos os dias, visto que é muito pouca e vão-te aparecer tóxicos muito rápidamente.
Para estes tóxicos não aparecerem terias de ter um filtro e , claro, um aquário maior e digno desse nome.

Desaconselho-te a pores um Betta ou qualquer outro peixe em tão pouca água e sobretudo sem filtro.
Arranja um aquário maior (cerca de 15-20 litros) e um filtro.

As condições que lhe queres dar são muito más.

Ainda bem que perguntaste antes de comprares o Betta. Aí mereces os meus parabéns. Não imaginas a a quantidade de pessoas que compra sem saber nada e só depois faz as perguntas.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TipJar
Membro

segunda mai 19, 2008 11:10 pm

Bem, que horror :o O que ia eu fazer? Vou ter de programar melhor as coisas. Assim sendo, ainda não vai ser amanhã.

Obrigado pela resposta :oops:
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

terça mai 20, 2008 10:07 am

pois eu caí quase no mesmo erro ...
e sabes que depois como vais ter de mudar toda a água todos os dias o peixe muito provavelmente morre de stress .... :o
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
TipJar
Membro

terça mai 20, 2008 10:25 am

Bem, nunca pensei que o panorama fosse assim tão negro, pois desde sempre vi destes peixinhos em copinhos ou em aquáarios muito pequenos em várias lojas :|

Eu sou muit inexperiente nestes campos, por isso decidi perguntar e pedir a vossa ajuda antes de o comprar...
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

terça mai 20, 2008 10:35 am

fizeste bem pois ías fazer uma grande asneira ...
eram mesmo umas condições muito más :o
sim infelizmente é cada vez mais comuns ver-se isso nas lojas, até porque os bettas machos teem de estar separados cada um em seu aqua.
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
wenxi
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

terça mai 20, 2008 10:01 pm

Boas a todos
Tilapia Escreveu:Ainda bem que perguntaste antes de comprares o Betta. Aí mereces os meus parabéns. Não imaginas a a quantidade de pessoas que compra sem saber nada e só depois faz as perguntas.
Cumps.
Pois... tal como me aconteceu :oops:
Depois a coisa correu mal e tive de colocar um tópico a pedir ajuda para o meu Tailes (Betta) e valeu-me muito a ajuda do Tilapia :) Agora está tudo a correr bem e estou muito contente com o Tailes.
Se resolveres ter um betta, encontras em algumas lojas uns kits de aquários com a capacidade que o Tilapia indicou que trazem filtro, luz e até elementos de decoração, que n são muito caros.

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

terça mai 20, 2008 10:13 pm

Olá Wenxi,
Não me estava a referir ao teu caso quando falei de pessoas que compram sem saber.
No teu caso tiveste informações dadas na própria loja, só que foste informada de forma deficiente. Faltou dizerem-te muita coisa...
Referia-me a pessoas que compram por impulso, quer já tenham peixes quer não, e só depois perguntam àcerca da compatibilidade com os que já têm ou muito simplesmente, como tratar deles.

Para muitos, os peixes são apenas "ornamentais" antes de serem animais.

TipJar, o conselho da Wenxi é para ser tido em conta. É um investimento maior, mas pelo menos dura e dá qualidade de vida ao Betta.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta mai 21, 2008 8:23 am

É necessário lembrar que muitos lojistas tem contas para pagar e que elas são pagas pela venda dos produtos para animais e respectivos seres vivos.

Assim quando entra (não um cliente e não um amantes de animais) um consumidor que quer COMPRAR um animal e que o lojista sabe que se não for ali é no vizinho do lado. O que fazer?

P: Desculpe, mas a si não vendo.

P: Desculpe, mas não é só comprar deixe-me vender as outras pessoas que quando tiver tempo explico-lhe.

P: Desculpe, mas o espaço é pequeno. Não que um maior.
R: Não tenho dinheiro e quero um peixe. OU Já tenho o aquário (jarra) e quero 2 ou 3 peixes vermelhos.

P: Não será melhor um betta. Na natureza vive em águas paradas e dura mais tempo em espaços pequenos. Mas apenas um. Qual quer levar....

Ou seja, é complicado consiliar o amor pelos animais com a necessidade de pagar as contas.

Muitas vezes perdi vendas e mesmo clientes para outras lojas por recusar as vendas ou por fazer sairem da loja sem comprar. Mas várias vezes verifiquei que essas pessoas compraram peixes noutra loja e por vezes logo após sairem da minha loja.

A situação mais estupida foi: Cliente sai convencida que o aquário que tem é pequeno. Vai a outra loja e volta com o peixe no saco. Pergunta se aquele peixe era bom para o aquário que tinha, pois o outro lojista disse que sim. Respondi que não e se queria um aquário melhor. Não queria pois ia tentar com aquele peixe no aquário que tinha em casa. Apenas queria comida. Após um mês voltou a loja queria um peixe pois o outro tinha vivido muito devido a comida e explicações que tem. Tentei novamente vender um aquário maior e o cliente saio com um cometa.
Após várias situações destas (mais de 100 vezes) desisti e só explico as pessoas quando tenho tempo para o fazer, caso contrário vendo o que pedem. Gostava de acrescentar que mesmo assim sou acusado de explicar de mais e demorar muito a vender os seres vivos.

Isto é o que se passa com um lojista que se preocupa agora imaginem com os outros lojistas e então com os COMERCIANTES.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tilapia
Membro Veterano

quarta mai 21, 2008 8:39 am

Boas,
Perfeitamente compreensível o que contas.
Há que não perder de vista que as lojas têm fins lucrativos. O que dizes é que tentas conciliar o bem-estar dos animais e o lucro/ganha-pão. Não serei eu a pôr isso em causa: compreendo-te perfeitamente.

O que denuncias na tua mensagem é a insensibilidade de muitos clientes. É a isso a que me refiro quando digo que muita gente vê os peixes como ornamentos antes de serem animais.

Há que tentar elucidá-las o melhor possível. Se falhar, paciência... Há gente que não entende mesmo ou que prefere ver nos lojistas/comerciantes uma "cambada" que só quer impingir.

Não é essa a ideia que eu tenho dos lojistas em geral. Quando muito haverá uma minoria. Mas muita gente tem e está de pé atrás. Daí essa cliente ter fugido quando voltaste a falar dum aquário maior. Ainda não foi dessa que acreditou que a culpa da morte do peixe foi dela e dos cuidados que lhe deu e não de um azar fortuito.

Por outro lado, e no caso dos animais em particular, há os lojistas que pura e simplesmente não sabem. Mesmo que quisessem explicar e tivessem tempo, não o saberiam fazer. Não é o teu caso , mas há lojistas assim e não são poucos sobretudo no que diz respeito à aquariofilia.

É preciso paciência.... :roll:
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

quarta mai 21, 2008 9:42 pm

Boas

N vou desenvolver muito o assunto, para não fugir ao tópico e até porque daria pano para mangas, mas concordo com tudo o que disseram.

Julgo que a posição de quem está numa loja de animais, seja proprietário ou não e tenha conhecimento ou não, é muito ingrata, porque tem-se a ideia que "o cliente é que tem razão" e há muitas pessoas que não querem e nem podem ser contrariadas, se não armam uma confusão e o vendedor é que passa por mau.
Não falo nas situações em que as pessoas não tem conhecimento, porque para mim a mudança começava a acontecer quando quem fosse comprar um animal, pensasse primeiro neste, porque aí obrigaria a que o vendedor tivesse mesmo conhecimento e até gostasse de o partilhar e não fosse inibido por clientes que não dão valor à ajuda.

Eu contra mim falo, por causa da compra do Tailes, porque me limitei à informação que me tinham dado e não procurei saber mais. Na loja onde fui, julgo que a pessoa que estava ao balcão tinha sido contratada apenas para isso e não possuia conhecimentos sobre os animais, porque aconselhou-me um aquário em forma de cubo com 12 cm de lado e disse que era próprio para Bettas (uma beteira) e quando lá voltei a dizer que o peixe n estava bem, ela disse para esperar mais um pouco e para lá voltar se acontecesse algo. Foi quando resolvi investigar, porque gosto muito dos animais e não os quero ver sofrer, mas depois vi-me mais aflita e coloquei o tópico, sem saber o resultado que ia ter :P Ainda bem que foi positivo e tive boas ajudas :)
Enfim, é um tema muito complicado, mas a verdade é que ainda há muito por fazer e mudar quando o assunto é os animais.
A mim a compra do Tailes vai servir-me de emenda para o futuro :lol:
Cumprimentos
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

quarta mai 21, 2008 10:36 pm

Felizmente hoje temos o advento dos fóruns de aquarismo na web.
Quem quizer aprender a cuidar dos seus peixes antes ou depois de os adquirir tem essa oportunidade pois encontram muitos aquaristas pré dispostos a ensinar e dividir o conhecimento adquirido no hobby.

Esse tópico ilustra bem o desprendimento dos colegas para orientar aqueles que procura um pouco de conhecimento inicial sobre nossos estimados peixes.

Parabéns aos envolvidos. :lol:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Responder

Voltar para “Peixes”