Boas
N vou desenvolver muito o assunto, para não fugir ao tópico e até porque daria pano para mangas, mas concordo com tudo o que disseram.
Julgo que a posição de quem está numa loja de animais, seja proprietário ou não e tenha conhecimento ou não, é muito ingrata, porque tem-se a ideia que "o cliente é que tem razão" e há muitas pessoas que não querem e nem podem ser contrariadas, se não armam uma confusão e o vendedor é que passa por mau.
Não falo nas situações em que as pessoas não tem conhecimento, porque para mim a mudança começava a acontecer quando quem fosse comprar um animal, pensasse primeiro neste, porque aí obrigaria a que o vendedor tivesse mesmo conhecimento e até gostasse de o partilhar e não fosse inibido por clientes que não dão valor à ajuda.
Eu contra mim falo, por causa da compra do Tailes, porque me limitei à informação que me tinham dado e não procurei saber mais. Na loja onde fui, julgo que a pessoa que estava ao balcão tinha sido contratada apenas para isso e não possuia conhecimentos sobre os animais, porque aconselhou-me um aquário em forma de cubo com 12 cm de lado e disse que era próprio para Bettas (uma beteira) e quando lá voltei a dizer que o peixe n estava bem, ela disse para esperar mais um pouco e para lá voltar se acontecesse algo. Foi quando resolvi investigar, porque gosto muito dos animais e não os quero ver sofrer, mas depois vi-me mais aflita e coloquei o tópico, sem saber o resultado que ia ter

Ainda bem que foi positivo e tive boas ajudas
Enfim, é um tema muito complicado, mas a verdade é que ainda há muito por fazer e mudar quando o assunto é os animais.
A mim a compra do Tailes vai servir-me de emenda para o futuro

Cumprimentos