juntar/separar peixes?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
SourSkin
Membro Júnior
Registado: terça abr 17, 2007 4:00 pm

quarta abr 16, 2008 10:49 pm

boas!
antes de colocar as minhas duvidas, vou expor a situação:
de momento tenho 6 peixes e 2 aquarios;
o aquario grande tem 54L, o pequeno tem +- 40x20x20cm;

o aquario pequeno tem um peixe dourado que ja conta com 6 anos, nem sabia que eles duravam tanto, tem por volta de 10cm e é um sobrevivente! desde que o tenho que nunca tive o cuidado de mudar 2/3 da agua, ou de por o filtro a funcionar dias antes, ou de por produtos na agua para remover cloro ou para ajustar o pH, etc. é um peixe muito activo, vem sempre pedir comida e falando verdade, sofre um bocadinho de gula...
Imagem

depois no aquario grande tenho cinco peixinhos desde janeiro. tenho tido todos os cuidados com eles! todos os que nunca tive com o outro...! seja como for, estes peixinhos sao um cometa amarelo, um cometa vermelho, outros dois que nao sei a "marca" e um betta combatente. o betta anda sempre de volta da planta, e os outros andam sempre a procurar comida por entre o areão, até aqui tudo bem, penso eu. menos bem, o betta de vez em quando abre as suas guelras e as suas plumas e poe-se a "correr" atras dos outros. as vezes até parece que se finge de morto e quando um outro se aproxima... la vai ele! 3 dos peixes teem barbatanas traseiras compridas e um deles parece que a tem um pouco ratada. o peixe branco com manchas laranja cresceu bem mais do que os outros desde que os tenho comigo.
Imagem
Imagem
Imagem

posso afirmar que o betta anda a atacar os outros, apesar de ja ter lido neste site que eles se socializam bem com outras espécies.

será possível o peixe branco com manchas laranja andar a atacar os outros também? tenho ideia que ja o vi a andar muito atras dos outros quando lhes dou comer.

tenho de mudar o betta para um aquario separado?

e posso juntar o peixe dourado com 6 anos com estes mais novos?
nao vai haver ataques? ou nao vai ele comer a comida toda, comendo assim demasiado, e os outros muito pouco?

é que ter 3 aquarios vai ser obra....

obrigada e peço desculpa pelo texto enorme e disconexo, fui escrevendo à medida que me lembrava...
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

quarta abr 16, 2008 11:25 pm

SourSkin Escreveu:boas!
antes de colocar as minhas duvidas, vou expor a situação:
de momento tenho 6 peixes e 2 aquarios;
o aquario grande tem 54L, o pequeno tem +- 40x20x20cm;

o aquario pequeno tem um peixe dourado que ja conta com 6 anos, nem sabia que eles duravam tanto, tem por volta de 10cm e é um sobrevivente! desde que o tenho que nunca tive o cuidado de mudar 2/3 da agua, ou de por o filtro a funcionar dias antes, ou de por produtos na agua para remover cloro ou para ajustar o pH, etc. é um peixe muito activo, vem sempre pedir comida e falando verdade, sofre um bocadinho de gula...
Imagem
Ouvem-se por vezes histórias incríveis (eu diria macabras) de peixes que sobrevivem anos em condições absolutamente impensáveis. É claro que a culpa também é de quem vende esses animais e não explica nada,. embora isso não se aplique a todos e não lhes é exclusiva.
Mas na verdade o que esse peixe está a passar há 6 anos é inominável:
- guelras afectadas pelo cloro e irritadas pelos metais pesados da água não tratada.
- Intoxicação contínua por acumulação rápida de amónia e nitritos (que provocam sufocação interna) até mudança total de água.
- Oscilações de temperatura durante as mudanças de água.
- Oscilações de pH durante essas mesmas mudanças.

São histórias dignas do Guiness pelo poder de adaptação e de "encaixe" de sofrimento por parte de certos animais, neste caso, um peixe. O apetite não é prova de saúde! Quantos prisioneiros de guerra sobreviveram ao Holocausto na IIª Grande Guerra e com fome. A comparação é terrível mas não totalmente desajustada.
Saiba que em boas condições esta espécie pode viver bem para além dos 10 anos.
depois no aquario grande tenho cinco peixinhos desde janeiro. tenho tido todos os cuidados com eles! todos os que nunca tive com o outro...! seja como for, estes peixinhos sao um cometa amarelo, um cometa vermelho, outros dois que nao sei a "marca" e um betta combatente. o betta anda sempre de volta da planta, e os outros andam sempre a procurar comida por entre o areão, até aqui tudo bem, penso eu. menos bem, o betta de vez em quando abre as suas guelras e as suas plumas e poe-se a "correr" atras dos outros. as vezes até parece que se finge de morto e quando um outro se aproxima... la vai ele! 3 dos peixes teem barbatanas traseiras compridas e um deles parece que a tem um pouco ratada. o peixe branco com manchas laranja cresceu bem mais do que os outros desde que os tenho comigo.
Imagem
Espero que tenha o filtro funcionar e trate a água com "anti-cloro". :?
posso afirmar que o betta anda a atacar os outros, apesar de ja ter lido neste site que eles se socializam bem com outras espécies.
Está a defender o seu território. Não ataca para matar. :)
será possível o peixe branco com manchas laranja andar a atacar os outros também? tenho ideia que ja o vi a andar muito atras dos outros quando lhes dou comer.

tenho de mudar o betta para um aquario separado?

e posso juntar o peixe dourado com 6 anos com estes mais novos?
nao vai haver ataques? ou nao vai ele comer a comida toda, comendo assim demasiado, e os outros muito pouco?

é que ter 3 aquarios vai ser obra....

obrigada e peço desculpa pelo texto enorme e disconexo, fui escrevendo à medida que me lembrava...
Pois é. São muitos aquários, mas vão ser precisos pois são todos (menos o betta) peixes que crescem muito e esse aquário de 50 litros é insuficiente. :(
Cumps.

P.S.: não se sinta melindrada com o que foi dito àcerca do peixe de 6 anos. Simplesmente é repetido, neste mesmo fórum, até (quase) à exaustão que nos devemos informar o melhor possível sobre os animais à nossa guarda. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sol18
Membro
Registado: quarta jan 02, 2008 6:11 pm

quinta abr 17, 2008 1:40 am

eu so espero que tenha aquecimento no aquario! o betta precisa disso..coitados dos seus peixes... aqueça a agua de todos mesmo os de agua fria sentexe melhor na quente, faça ta e de uma alimenta de acordo a sua especie..e nao é bom juntar especies que nada tem a ver umas ocm as outras

cumps
SourSkin
Membro Júnior

sexta mai 30, 2008 3:50 pm

bem primeiro que tudo devo informar que ja alterei completamente as condições do meu peixe mais velho, penso que agora está tudo melhor!
depois queria continuar a insistir nas minhas perguntas.. posso juntar esse mais velho com os outros quatro? e mudar o betta para o aquário sozinho? porque tenho medo que, no aquário grande, se la puser o peixe grande, ele nao vá deixar os outros comer, ou até os possa atacar? e tenho medo que se la deixar o betta ele insista nos ataques aos outros....
obrigada
SourSkin
Membro Júnior

sexta mai 30, 2008 3:52 pm

bem primeiro que tudo devo informar que ja alterei completamente as condições do meu peixe mais velho, penso que agora está tudo melhor!
depois queria continuar a insistir nas minhas perguntas.. posso juntar esse mais velho com os outros quatro? e mudar o betta para o aquário sozinho? porque tenho medo que, no aquário grande, se la puser o peixe grande, ele nao vá deixar os outros comer, ou até os possa atacar? e tenho medo que se la deixar o betta ele insista nos ataques aos outros....
obrigada
SourSkin
Membro Júnior

sexta mai 30, 2008 3:54 pm

obrigada
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

sexta mai 30, 2008 7:03 pm

Boas,
Não me parece haver problema nenhum em juntar esses peixes num só aquário apesar da diferença de dimensões.
Os mais pequenos conseguirão comer também.

O problema já foi apontado antes: é um aquário pequeno demais para eles dado o seu potencial de crescimento.

Quanto ao Betta podes pô-lo sózinho no aquário mais pequeno mas com aquecimento.

Em ambos os casos não esqueças de acrescentar anti-cloro e de pores um filtro para o bem-estar dos peixes e sua saúde e esperança de vida prolongada.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Peixes”