Lê tudo por favor. Eu editei, embora muito pouco...
Qualquer dúvida apita.
Cumps.
Ajuda para aquario com Guppys
Mas controlar o quê ???Tilapia Escreveu:
O que deveria ter feito era controlar os níveis de amónia (1º) e de nitritos (2º) quer com testes e TPAs quer apenas com TPAs frequentes como lhe indiquei acima.
Com 10 dias de siclagem não há controle possível pelo menos nos níveis de nitritos e nitratos, pode por os quimicos que quiser, fazer as TPA"s que quiser.
Mesmo que faça uma TPA de 50%, se fizer logo a seguir o teste é capaz de ter baixado os niveis, mas passado uma hora faz os testes outra vez e voltaram a subir !!!
Parece que começamos a entendermos, mas mesmo assim já vi que não vale a pena continuar a escrever neste tópico, quanto ao user ggamaTilapia Escreveu: O ciclo só fica completo de 4 a 6 semanas depois da introdução dos primeiros peixes.
, boa sorte para o aqua e para os futuros moradores !!
Controlar a amónia e os nitritos!!
Tens razão não vale a pena escrevermos mais sobre isto.
Se quiseres lê aqui.
Como exemplo mais recente mas não único, há pouco mais de 3 meses iniciei um aquário de 240 litros com Filterstart da JBL com 16 ciclídeos com contrôles diários de amónia e mais tarde nitritos e nitratos. não perdi nenhum com TPAs de 50% 2 vezes por semana, não tendo ultrapassado nunca os 0,8 mg/l de NH4+ com um pH de 7,0, o que reduz drasticamente a toxicidade da amónia. Os nitritos nunca ultrapassaram os 0,4 mg/l: mesmas TPAs.
São substâncias de "crescimento" lento.
Cumps.
P.S.: e mais uma vez lê TUDO o que eu escrevi, desde o princípio deste tópico e com olhos de entender, não na diagonal.
Tens razão não vale a pena escrevermos mais sobre isto.
Se quiseres lê aqui.
Errado.p-mota Escreveu:Mesmo que faça uma TPA de 50%,se fizer logo a seguir o teste é capaz de ter baixado os níveis, mas passado uma hora faz os testes outra vez e voltaram a subir!!
Como exemplo mais recente mas não único, há pouco mais de 3 meses iniciei um aquário de 240 litros com Filterstart da JBL com 16 ciclídeos com contrôles diários de amónia e mais tarde nitritos e nitratos. não perdi nenhum com TPAs de 50% 2 vezes por semana, não tendo ultrapassado nunca os 0,8 mg/l de NH4+ com um pH de 7,0, o que reduz drasticamente a toxicidade da amónia. Os nitritos nunca ultrapassaram os 0,4 mg/l: mesmas TPAs.
São substâncias de "crescimento" lento.
Cumps.
P.S.: e mais uma vez lê TUDO o que eu escrevi, desde o princípio deste tópico e com olhos de entender, não na diagonal.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Tu começas por afirmar que o ggama em 10 dias tinha feito a siclagem, mais tarde já vens dizer que a ciclagem se faz entre 4 a 6 semanas:
O ph de 7,6 estava bom disseste tu, agora pergunto eu será que está ????
Não seria melhor um PH na casa dos 7.0, 7.2 ???
Quanto a siclagem do teu de 240 litros, não acho que numa siclagem seja preciso andar a fazer testes diários, mas tu é que sabes !!!
Por acaso tb em fevereiro iniciei um de 240 Litros, enchi num dia, andei 4 dias a meter bactérias e um pouquino de comida, ao fim de 10 dias meti 4 guppies e 3 ampulárias, para ajudar na siclagem ao fim de 3 semanas meti o meu L-001 que na altura tinha 10 cm agora está com perto de 17 e de perfeita saúde, no dia que fez 1 mês fiz a 1ª TPA e meti 2 oscares e um faschiatum, e mesmo assim ainda depois de os meter tive um pico de nitritos, e uma quebra de bactérias, mas facilmente foram resolvidos.
Porta-te !!
Seguindo:Tilapia Escreveu: O ciclo só fica completo de 4 a 6 semanas depois da introdução dos primeiros peixes.
Estás mais inclinado para um pico de amónia, a ver vamos como foi feito o siclo, palavras tuas agora pergunto eu qual ciclo, esse ciclo não está feito !!!Tilapia Escreveu:Boas,
Estou mais inclinado para um pico de amónia. A ver vamos como foi feito o ciclo. O pH de 7,6 estava bom.
Cumps.
O ph de 7,6 estava bom disseste tu, agora pergunto eu será que está ????
Não seria melhor um PH na casa dos 7.0, 7.2 ???
Tu editas-te embora mt pouco, eu afirmo tudo o que disse desde o inicio, dúvidas parece que não sou eu que estou com elas, mas na boa !!!Tilapia Escreveu:Lê tudo por favor. Eu editei, embora muito pouco...
Qualquer dúvida apita.
Cumps.
Quanto a siclagem do teu de 240 litros, não acho que numa siclagem seja preciso andar a fazer testes diários, mas tu é que sabes !!!
Por acaso tb em fevereiro iniciei um de 240 Litros, enchi num dia, andei 4 dias a meter bactérias e um pouquino de comida, ao fim de 10 dias meti 4 guppies e 3 ampulárias, para ajudar na siclagem ao fim de 3 semanas meti o meu L-001 que na altura tinha 10 cm agora está com perto de 17 e de perfeita saúde, no dia que fez 1 mês fiz a 1ª TPA e meti 2 oscares e um faschiatum, e mesmo assim ainda depois de os meter tive um pico de nitritos, e uma quebra de bactérias, mas facilmente foram resolvidos.
Porta-te !!
Aquilo que o ggama fez foi aquilo que quase todas as lojas dizem às pessoas, alias neste caso até esperou mais do que a média. Parabéns.
Ele fez o ciclo. Estaria completo quando chegaram os primeiros peixes? Talvez sim, talvez não. Mas ele inicou o ciclo.
Tal como já foi dito, quer o ciclo dure 10 dias, 15 ou até 20, ao acrescentar os peixes, e logo 4 de uma vez, pode acontecer um pico. Devem ser feitos testes durante o ciclo, mas acima de tudo após a chegada dos peixes, e acrescentar mais outros tantos após 5 dias, é mesmo correr um risco. Num aqua deste tamanho manter os parámetros é muito dificil, ao acrescentar peixes desta maneira é quase impossível.
[Editado pela moderação (tlopes)]
ggama, o que tens a fazer são testes regulares para saber se o aqua está estável, ou se ainda anda aos altos e baixos. Só quando estiver estável é que vais poder acrescentar peixes. Acrescenta apenas 2 de cada vez porque o teu aqua é muito pequeno, e controla todos os dias os níveis. Faz TPA's mal notes alguma diferença. Ao fim de uma semana com o aqua estável de novo, põe mais 2 peixes e começa tudo de novo. Cuidado que num aqua desse tamanha não podes ter muitos peixes, e nunca te esqueças que os Guppies são piores do que coelhos e rápidamente vais ter aí peixes para dar e vender.
Seria preferível controlar o PH com metodos mais naturais, como pedras, troncos, e etc... Pede aos mais entendidos que te ajundem, pois isso eu não domino. Boa sorte
Ele fez o ciclo. Estaria completo quando chegaram os primeiros peixes? Talvez sim, talvez não. Mas ele inicou o ciclo.
Tal como já foi dito, quer o ciclo dure 10 dias, 15 ou até 20, ao acrescentar os peixes, e logo 4 de uma vez, pode acontecer um pico. Devem ser feitos testes durante o ciclo, mas acima de tudo após a chegada dos peixes, e acrescentar mais outros tantos após 5 dias, é mesmo correr um risco. Num aqua deste tamanho manter os parámetros é muito dificil, ao acrescentar peixes desta maneira é quase impossível.
[Editado pela moderação (tlopes)]
ggama, o que tens a fazer são testes regulares para saber se o aqua está estável, ou se ainda anda aos altos e baixos. Só quando estiver estável é que vais poder acrescentar peixes. Acrescenta apenas 2 de cada vez porque o teu aqua é muito pequeno, e controla todos os dias os níveis. Faz TPA's mal notes alguma diferença. Ao fim de uma semana com o aqua estável de novo, põe mais 2 peixes e começa tudo de novo. Cuidado que num aqua desse tamanha não podes ter muitos peixes, e nunca te esqueças que os Guppies são piores do que coelhos e rápidamente vais ter aí peixes para dar e vender.
Seria preferível controlar o PH com metodos mais naturais, como pedras, troncos, e etc... Pede aos mais entendidos que te ajundem, pois isso eu não domino. Boa sorte
bem, eu tenho um aqua. de 60 L, no qual tenho neste momento 2 guppy maco e 2 fêmeas, um casal de colisas chuna e um cory. O ph está normalmente a 7/7.5, temperatura a 25º, algumas plantas naturais e o areão. Neste momento n tenho problemas com os guppys nem com os outros, mas ainda á pouco tempo morreram 2 femeas no mesmo dia, com uma doença bacteriana.
Ptt, para os guppys aconselho.t temperatura a 25º, ph 7/7.5, gh 12, boa filtragem e claro, alguma plantas no aqua.
Já os corys são extremamente sensíveis a oscilações brutas d ph e temperatura. Há aproximadamente 4 anos, um dia a temperatura do meu aqau subiu d 25 para 38 graus, ainda estou para descobrir como LOL. os meus 2 corys morreram. Sobreviveu o gourami, o betta, o colisa e os 2 plecos :S.
Cump.
Ptt, para os guppys aconselho.t temperatura a 25º, ph 7/7.5, gh 12, boa filtragem e claro, alguma plantas no aqua.
Já os corys são extremamente sensíveis a oscilações brutas d ph e temperatura. Há aproximadamente 4 anos, um dia a temperatura do meu aqau subiu d 25 para 38 graus, ainda estou para descobrir como LOL. os meus 2 corys morreram. Sobreviveu o gourami, o betta, o colisa e os 2 plecos :S.
Cump.
O tópico foi editado. Questões pessoais devem ser resolvidas através de mensagens privadas.
Melhores cumprimentos,
Melhores cumprimentos,