guppy Femea! JHelp
Sempre coloquei as minha femeas guppys em maternidades, e sempre fui bem sucedido. Porém, ouvi dizer q a´té as próprias mães na maternidade comem os alvins. Acho estranho q isso nunca tenha acontecido comigo. É verdade ?
-
- Membro
- Registado: sexta jun 20, 2008 12:39 pm
Pode acontecer...Ruifcm Escreveu:Sempre coloquei as minha femeas guppys em maternidades, e sempre fui bem sucedido. Porém, ouvi dizer q a´té as próprias mães na maternidade comem os alvins. Acho estranho q isso nunca tenha acontecido comigo. É verdade ?
Antigamente tambem as punha em maternidades, agora não.. tenho um tronco com musgo e os que nascem escondem-se lá todos dos peixes maiores, porém, pode entrar um ou outro para o filtro.
Melhor, melhor é, depois de a mãe os ter todos (nunca vais ter essa certeza), deixa-os ficar na maternidade e tiras a mãe... É só ficares atento...
tpfernandes, há uns tempos tb as deixava soltas no aquário. Mas apenas resistiam 2 ou 3 alvins aos ataques de outros peixes, mesmo estando escondidos. E a maior parte era sugada para o filtro, ptt agora tenho optado pelas maternidades!
Cump.
Cump.

-
- Membro
os meus vao sobrevivendo 6 ou 7 de cada cria...Ruifcm Escreveu:tpfernandes, há uns tempos tb as deixava soltas no aquário. Mas apenas resistiam 2 ou 3 alvins aos ataques de outros peixes, mesmo estando escondidos. E a maior parte era sugada para o filtro, ptt agora tenho optado pelas maternidades!
Cump.
mas para a proxima talvez volte para a maternidade outra vez..

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
Melhor, melhor é ter um aqua maternidade.tpfernandes Escreveu:
Melhor, melhor é, depois de a mãe os ter todos (nunca vais ter essa certeza), deixa-os ficar na maternidade e tiras a mãe... É só ficares atento...
Última edição por paulop em sexta jun 27, 2008 9:53 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
As maternidades são muito stressantes para as femeas. O indicado é deixa-las ter no aqua, basta apenas ter bastantes plantas. As plantas podem ser elodeas,valisnérias e musgo, nenhuma dessas plantas precissam de cuidados especiais nem muita iluminação.
E pra que queriam que sobrevivessem todos os alevins de todas as ninhadas?? Só para ficarem com o aqua sobrepovoado muito rápidamente. A não ser fossem criadores, aí sim fazia sentido salvar todos.
E pra que queriam que sobrevivessem todos os alevins de todas as ninhadas?? Só para ficarem com o aqua sobrepovoado muito rápidamente. A não ser fossem criadores, aí sim fazia sentido salvar todos.
-
- Membro Veterano
Não faz sentido é a tua afirmação, não sei o teu gosto por animais mas tudo que nasce aqui em casa faço de tudo para (e quero) que todos sobrevivam.element Escreveu:E pra que queriam que sobrevivessem todos os alevins de todas as ninhadas?? Só para ficarem com o aqua sobrepovoado muito rápidamente. A não ser fossem criadores, aí sim fazia sentido salvar todos.
-
- Membro
Concordo...paulop Escreveu:Não faz sentido é a tua afirmação, não sei o teu gosto por animais mas tudo que nasce aqui em casa faço de tudo para (e quero) que todos sobrevivam.element Escreveu:E pra que queriam que sobrevivessem todos os alevins de todas as ninhadas?? Só para ficarem com o aqua sobrepovoado muito rápidamente. A não ser fossem criadores, aí sim fazia sentido salvar todos.
É preferivel oferece-los do que sobrevivam 3 ou 4....

-
- Membro Veterano
O meu gosto por animais, põem a sua qualidade de vida e o seu bem estar em relação ao número.paulop Escreveu:Não faz sentido é a tua afirmação, não sei o teu gosto por animais mas tudo que nasce aqui em casa faço de tudo para (e quero) que todos sobrevivam.element Escreveu:E pra que queriam que sobrevivessem todos os alevins de todas as ninhadas?? Só para ficarem com o aqua sobrepovoado muito rápidamente. A não ser fossem criadores, aí sim fazia sentido salvar todos.
Imagina um aquário de 20 litros ou até mesmo de 50 litros (são os que a maioria das pessoas começa), com 1 guppy macho e 3 fêmeas, e que de cada uma dessas 3 fêmeas nascem 30 alevins o que dá 90 alevins por mês e sobrevivem todos. Agora diz-me o que é que vais fazer com eles?
Vais dá-los a quem não faz a minima ideia do que é um aquário, não sabe cuidar deles e eles provavelmente vão morrer?
Ou vais ficar com todos nesse aquário e acabam por morrer todos por excesso de amónia? É que no mês seguinte tens mais 90 e no outro mais 90 e assim sucessivamente.
Tamos a falar de viviparos, têm ninhadas todos os meses.
Na natureza achas que se safam todos? Safam-se os mais fortes, é a lei da natureza a trabalhar. Pra mim um aquário é uma representação de um bocadinho do seu meio natural e é dessa forma que mantenho os meus aquários.
Num aquário com bastantes plantas safam-se os mais fortes.
-
- Membro Veterano
element Escreveu:O meu gosto por animais, põem a sua qualidade de vida e o seu bem estar em relação ao número.paulop Escreveu:Não faz sentido é a tua afirmação, não sei o teu gosto por animais mas tudo que nasce aqui em casa faço de tudo para (e quero) que todos sobrevivam.element Escreveu:E pra que queriam que sobrevivessem todos os alevins de todas as ninhadas?? Só para ficarem com o aqua sobrepovoado muito rápidamente. A não ser fossem criadores, aí sim fazia sentido salvar todos.
Imagina um aquário de 20 litros ou até mesmo de 50 litros (são os que a maioria das pessoas começa), com 1 guppy macho e 3 fêmeas, e que de cada uma dessas 3 fêmeas nascem 30 alevins o que dá 90 alevins por mês e sobrevivem todos. Agora diz-me o que é que vais fazer com eles?
Vais dá-los a quem não faz a minima ideia do que é um aquário, não sabe cuidar deles e eles provavelmente vão morrer?
Ou vais ficar com todos nesse aquário e acabam por morrer todos por excesso de amónia? É que no mês seguinte tens mais 90 e no outro mais 90 e assim sucessivamente.
Tamos a falar de viviparos, têm ninhadas todos os meses.
Na natureza achas que se safam todos? Safam-se os mais fortes, é a lei da natureza a trabalhar. Pra mim um aquário é uma representação de um bocadinho do seu meio natural e é dessa forma que mantenho os meus aquários.
Num aquário com bastantes plantas safam-se os mais fortes.
Quando tens dois peixes que se pegam no aquario e um desanca o outro de pancada o que fazes?! Pela tua ideia de lei da natureza deixas estar até um acabar por matar o outro...
A pensar assim quando tivesse uma doença no aquario não a tratava, lei da natureza os mais fracos não tem defesas morrem sobrevivem os mais fortes.
Eu não penso assim há sempre alevins que acabam por morrer no sei desenvolvimento, porque ao mesmo tempo que os vivíparos tem uma taxa de natalidade elevada, tb tem a de mortalidade, mas não acho bem que o seja por serem comidos pelos outros ou entalados nos filtros.
-
- Membro
- Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm
Palavras sábias, com as quais concordo a 100%.As maternidades são muito stressantes para as femeas. O indicado é deixa-las ter no aqua, basta apenas ter bastantes plantas. As plantas podem ser elodeas,valisnérias e musgo, nenhuma dessas plantas precissam de cuidados especiais nem muita iluminação.
(...)
magina um aquário de 20 litros ou até mesmo de 50 litros (são os que a maioria das pessoas começa), com 1 guppy macho e 3 fêmeas, e que de cada uma dessas 3 fêmeas nascem 30 alevins o que dá 90 alevins por mês e sobrevivem todos. Agora diz-me o que é que vais fazer com eles?
Os vossos posts a "defenderem" a reprodução incontrolada parece a história dos hamster:
"Quero um casal de hamsters, por favor...."
" De certeza que quer um casal? Não se esqueça que têm ninhadas 1 vez por mês...aconselhava-o a levar apenas um exemplar, ou eventualmente dois do mesmo sexo criados juntos"
"Não faz mal, eu arranjo a quem dar."
"De certeza que quer mesmo casal, nós não aceitamos hamsters nascidos em casa de particulares..."
"Sim sim, um casal"
"Ok"
(4 meses depois)
"A senhora desculpe, tenho 6 gaiolas em casa, já separei os machos das fêmeas, mas alguns agridem-se constantemente, tenho 6 ou 7 doentes de tanta pancada...constantemente me morrem animais, fêmeas a parir já nem ligo, deixo-as comer os filhos...é que agora tenho 25 hamsters em casa. Se não os aceitar, tenho de os matar todos ou abandonar no pinhal perto de casa..."
Cumps,
Nuno
-
- Membro Veterano
Gostava que me explicasse como é que controla a reprodução, com o método acima referido.Diesel_Car Escreveu: Os vossos posts a "defenderem" a reprodução incontrolada parece a história dos hamster:
Pois a história dos hamster é muito bonita é, porque são hamster que tem um preço mt reduzido, eu queria ver se os hamster fossem papagaios ou outros animais mais lucrativos se era a mesma.
-
- Membro
Reprodução controlada? Ou dá-se flocos com pilula ou tem-se só fêmeas no aqua...paulop Escreveu:Gostava que me explicasse como é que controla a reprodução, com o método acima referido.Diesel_Car Escreveu: Os vossos posts a "defenderem" a reprodução incontrolada parece a história dos hamster:
Pois a história dos hamster é muito bonita é, porque são hamster que tem um preço mt reduzido, eu queria ver se os hamster fossem papagaios ou outros animais mais lucrativos se era a mesma.

-
- Membro Veterano
Os peixes só se dão mal se forem de espécies incompativeis, o que no meu caso não existe.Quando tens dois peixes que se pegam no aquario e um desanca o outro de pancada o que fazes?! Pela tua ideia de lei da natureza deixas estar até um acabar por matar o outro...
São duas coisas completamente diferentes. Primeiro a maioria e as mais comuns doenças em aquário são devido a má qualidade da água. Segundo, se tens um peixe doente ou o tiras para um aqua-hospital ou o mais certo é contagiar todos os outros.A pensar assim quando tivesse uma doença no aquario não a tratava, lei da natureza os mais fracos não tem defesas morrem sobrevivem os mais fortes.
Não deves fazer esse tipo de comparações porque não têm nada a ver.Pois a história dos hamster é muito bonita é, porque são hamster que tem um preço mt reduzido, eu queria ver se os hamster fossem papagaios ou outros animais mais lucrativos se era a mesma.
-
- Membro
- Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm
Qual método?Gostava que me explicasse como é que controla a reprodução, com o método acima referido.

Fiz a comparação com os hamster pois a maioria dos viviparos tem um período de gestação, e número de alevins, semelhantes aos hamster (mais quantidade, mas com taxa de sobrevivência inferior). O preço de cada hamster é superior ao preço dos peixes...Pois a história dos hamster é muito bonita é, porque são hamster que tem um preço mt reduzido, eu queria ver se os hamster fossem papagaios ou outros animais mais lucrativos se era a mesma.
Papagaios reproduzem-se duas ou três vezes por ano, a taxa de natalidade é mínima. Não tem comparação com os peixes por esse motivo...Que raio de comparação que foste fazer...
Posso comparar com nigrofasciatum (Archocentrus nigrofasciatum), reproduzem-se bem mais que os viviparos, e têm 2 ninhadas por mês. Em cativeiro cada casal produz milhares de descendentes por ano, com taxas de sobrevivência bastante elevadas.
Se não houver controlo dos nascimentos por quem reproduz, tornam-se uma grande praga...
Eliminam-se os alevins, simples. Dá-se como alimento vivo aos outros peixes ou deixam-se á solta no aquário, a maioria vai acabar como comida.Reprodução controlada? Ou dá-se flocos com pilula ou tem-se só fêmeas no aqua...
É assim tão estranho?!?
Das duas uma...ou a taxa de sobrevivência dos teus peixes é minima e alguma coisa se passa de muito errado no teu aquário...ou então não percebo a afirmação.porque ao mesmo tempo que os vivíparos tem uma taxa de natalidade elevada, tb tem a de mortalidade, mas não acho bem que o seja por serem comidos pelos outros ou entalados nos filtros.
Como diz o element: