Transporte - O primeiro passo no tratamento dos seus peixes é o transporte da loja para casa. Coloque os peixes dentro de um saco plástico com água e a oxigene soprando ar para dentro de água. Tente fazer com que a viagem seja o mais rápida e tranqüila possível.
Mudança para o aquário - A mudança da loja para o seu aquário é uma alteração estressante para os peixes. Para facilitar a adaptação, faça a transfência gradualmente. Coloque o saco dentro do aquário (preso à superfície) e deite lentamente água do aquário para dentro do saco. Ao efetuar esta tarefa, com bastante calma e paciência, você vai facilitar a habituação dos peixes à nova casa, não provocando nenhum choque ambiental.
Manutenção e limpeza - Os cuidados básicos na criação de peixes concentram-se basicamente na limpeza. Um aquário sem impurezas, com níveis de qualidade de água elevados, com a iluminação e a temperatura indicadas são fatores determinantes para que os peixes vivam saudáveis e por mais tempo. Verifique diariamente a temperatura da água, inspecione o filtro e cuide da alimentação dos peixes. Semanalmente, remova e substitua as plantas mortas, e mude parcialmente a água. Teste a qualidade do ph, que corresponde à acidez da água e os nitritos, que são provenientes da decomposição dos excrementos dos peixes. Acima de 0.3 mg/l de nitritos a água do aquário deve ser parcialmente mudada.
Verifique regularmente o funcionamento das lâmpadas. Além do fator estético, a iluminação influencia decisivamente os crescimento das plantas e conseqüentemente o seu desempenho na produção de oxigênio e purificação da água do aquário. Utilize apenas lâmpadas fluorescentes pois são bastante equilibradas na relação calor/luz.
Ao longo do tempo, as algas vão se acumulando nos vidros do aquário. Para retirá-las, utilize um raspador próprio à venda nas lojas de animais de estimação, ou então introduza no aquário peixes comedores de algas.

FONTE: NOSSOS BICHOS