Aquário de 56 litros

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
12365485
Membro Júnior
Registado: quinta jun 19, 2008 8:52 am

domingo set 14, 2008 3:48 pm

Boas. Tenho um aquário de 56 litros, já está ciclagem feita ph, etc (já o tenho fez sexta quinze dias. Tenho lá um casal de molys um limpa vidros e dois limpa fundos. O que acham que posso lá pôr mais?
p-mota
Membro Júnior
Registado: sábado ago 19, 2006 5:28 pm

domingo set 14, 2008 5:15 pm

Podes pôr uns viviparos tipo platis, espadas ou uns gupies.

Qual é o limpa vidros que tens ?
12365485
Membro Júnior

domingo set 14, 2008 6:55 pm

Não sei, mas vai até aos 15 cms
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 15, 2008 5:24 pm

Já teve respostas neste tópico...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=59739

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

segunda set 15, 2008 6:36 pm

tira o limpa vidros.....
15 cm num aquario de 56 L e muito pouco
12365485
Membro Júnior

terça set 16, 2008 8:05 am

Olá obrigada, mas um aquário de 30 l não tem nada a ver com um de 56 l que é quase o dobro por isso posso pôr mais peixes, até porque eu não queria saber as espécies mas sim a quantidade se lêssem bem as perguntas percebiam... :? Quanto ao limpa vidros, há mais pequenos que não crescam tanto? De qualquer maneira para já não o dou, ele tem uns 6cms, mas de qualquer maneira eles não fazem mal aos outros peixes e estão sempre parados por isso não há-de ser nenhum crime mantê-lo ali até porque se o aquário tem 60 cms de cumprimento e 30 de largura.
p-mota
Membro Júnior
Registado: sábado ago 19, 2006 5:28 pm

quarta set 17, 2008 1:03 am

12365485 Escreveu:Olá obrigada, mas um aquário de 30 l não tem nada a ver com um de 56 l que é quase o dobro por isso posso pôr mais peixes, até porque eu não queria saber as espécies mas sim a quantidade se lêssem bem as perguntas percebiam... :? .
Nós lêmos bem as perguntas, tu é que devias ter explicado melhor o que querias dizer !

A tua pergunta foi esta:
12365485 Escreveu:O que acham que posso lá pôr mais?
Quanto ao aquário do 56 litros, não deveria levar mt mais do que o que já tens, mas cada cabeça sua sentença, se achas que esse limpa vidros se sente aí bem, força nisso mete aí peixes compra muitos pq 56 litros esse aqua parece um oceano !
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta set 17, 2008 4:09 am

lprm Escreveu:tira o limpa vidros.....
15 cm num aquario de 56 L e muito pouco
Mas o limpa-vidros ( nem sei de que espécie se trata...) já tem 15 cm?? :o

Ora bem... quando os exemplares são juvenis (com tamanho pequeno) não existe problema em manter num aqua de tamanho pequeno.
Há é que ter a percepção e responsabilidade de quando o animal crescer, mudá-lo para um aqua maior.

Por exemplo: Eu num aquario equivalente, há um ano detinha 6 peixes. Actualmente esse aquario apenas tem um casal de escalares. Os outros peixes foram mudados para outros aquarios assim que começaram a crescer ...

Há que perceber 2 coisas fundamentais:
- A noção de espaço relativamente ao seu tamanho e ao tamanho do tanque onde estão alojados.
- A noção da eficiencia e volume da filtragem. Eu posso ter um tanque de 200l e com uma filtragem obsoleta e eneficaz, mas também posso ter um tanque de 50l com uma filtragem eficaz e com um volume de água superior a 200l.
Ou seja, o espaço é essencial para o bem estar das espécies, de acordo com os seus hábitos e volume de água para se movimentarem convenientemente, mas não menos importante é a filtragem, quer em eficiencia, quer em volume de água no filtro/sistema.
Posso perfeitamente deter um Óscar adulto num aqua de 100 l, no entanto para bem estar do animal relativamente à qualidade minima da água, tenho de ter um sistema de filtragem que para alem de eficiente (tanto a nível mecânico como biológico), albergue uns 200 l de água (equivalente a um bidon de alcatrão).

Ou seja, a proporção de volume de peixes a deter num aquário em si, não depende unicamente do volume do aquário, mas sim do volume total de água no sistema total e da eficácia da filtragem.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
lprm
Membro Veterano

quarta set 17, 2008 2:43 pm

sim ha limpa vidros mais pequenos de 5 cm, as corydoras e um aquario para ter uma boa filtragem o filtro deve fazer 5 vezes a litragem do aqua em 1 hora, ou seja num aquario de 100L e preciso um filtro que faça 500L\H...
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta set 17, 2008 6:16 pm

Boas

Fang, o teu raciocinio está correcto, mas a capacidade de filtragem deve ser no minimo 5 X o volume de água. Eu por exemplo no meu comunitário de 80litros tenho um filtro que faz 600 L/H., e nuns nanos de 20 litros tenho filtros que fazem 300 L/H e em nenhum deles a fauna ultrapassa a "regra" 1cm de peixe para 1litro de água. Atenção que esta "regra" não pode ser levada á letra, existem minimos de volume de água para cada espécie.
Para um oscar adulto o ideal são 300 L, no minimo 200, o oscar pode facilmente passar dos 30 cm de comprimento e é bem redondinho, além de que como é carnivoro liberta sempre uma grande carga orgânica.
12365485
Membro Júnior

quarta set 17, 2008 6:55 pm

Boas, primeiro realmente se uma pessoa não se explica direito claro que vocês não percebem o que vai na cabeça dela. Desculpem realmente falei como se vocês estivessem dentro do contexto e como tal perceberiam que me referia a números e não a espécies.
Estive a informar-me e tenho duas coridoras, vão as duas até aos 6 cms, mas ainda só medem uns 3 cms, tenho um peixe-gato (3cms) e duas molis.
Posso meter mais algum :?: tipo outro peixe-gato ou sei lá? Parece tão vazio... sei que não pode nem deve estar lotado, mas :? ... se me poderem ajudar agradeço digam quantos e de que espécie tá? Obrigadão
lprm
Membro Veterano

quarta set 17, 2008 6:58 pm

em 56 L ainda podes meter muita coisa, basta escolheres um peixe ver se e compativel e compra-lo
12365485
Membro Júnior

quarta set 17, 2008 7:08 pm

Não, não posso meter tanta coisa assim...ajuda-me
element
Membro Veterano

quarta set 17, 2008 7:22 pm

12365485 Escreveu:Boas, primeiro realmente se uma pessoa não se explica direito claro que vocês não percebem o que vai na cabeça dela. Desculpem realmente falei como se vocês estivessem dentro do contexto e como tal perceberiam que me referia a números e não a espécies.
Estive a informar-me e tenho duas coridoras, vão as duas até aos 6 cms, mas ainda só medem uns 3 cms, tenho um peixe-gato (3cms) e duas molis.
Posso meter mais algum :?: tipo outro peixe-gato ou sei lá? Parece tão vazio... sei que não pode nem deve estar lotado, mas :? ... se me poderem ajudar agradeço digam quantos e de que espécie tá? Obrigadão
Que peixe gato tens? É que peixe gato, vá lá, chamemo-lhes uma familia e há muitas espécies dentro dos peixes gatos, uns chegam aos 30 cms ou mais e outros não passam dos 6 ou 7.

Olha que com o que tens o teu aquário tá quase lotado. Assumindo que esse peixe gato que referes é um Ancistrus spp. e em adulto pode chegar aos 15 cms, usando a regra 1cm de peixe para um 1 litro de água, tens 39.
Ora se o teu aquário mede 60x30x30, dá-te 54 litros. Não podes esquecer é que isso é volume bruto, o aquário não tá cheio até acima, tens (ou pelo menos penso que sim) areão e decoração, então retira-lhe á vontade uns 10 a 15 litros, o que tá cerca de 40 litros úteis de água e tua tás com 39 preenchidos.

Mas respondendo mais directamente á tua questão. Queres vida dentro do aquário? Então não coloques tanto peixe de fundo. Os peixes de fundo são bons e essenciais em aquas plantados que não se consegue aspirar, não tens um plantado pois não? Podes perfeitamente aspirar o fundo e assim mater o substracto limpo. Para te ajudar a limpar umas alguitas arranja um otocinclus spp (vulgo limpa vidros) e uma ou duas ampulárias. Metes junto ás mollys um cardumezito de 6 ou 7 Tanichthys albonubes (vulgo neon chines ou nuvem branca) e tens um aquário com vida e sem excesso.
element
Membro Veterano

quarta set 17, 2008 7:25 pm

lprm Escreveu:em 56 L ainda podes meter muita coisa, basta escolheres um peixe ver se e compativel e compra-lo
Ó lprm, se não tens conhecimentos sobre aquariofilia tudo bem, agora indiciar em erro é que não é correcto.
Responder

Voltar para “Peixes”