

A pergunta é : sendo o sistema respiratório dos peixes constitutivo pela boca, brânquias e guelras, não entendo o porque de eles terem narinas

Gostaria de saber a resposta.



Olfacto, como em todos os vertebrados!cantifolas Escreveu:Boa tarde amigos eu venho colocar uma dúvida se calhar das mais estúpidas que já virão, mas eu não encontro resposta em lado nenhum, pelo que decidi perguntar aqui no fórum
.
A pergunta é : sendo o sistema respiratório dos peixes constitutivo pela boca, brânquias e guelras, não entendo o porque de eles terem narinaseu entenderia de eles descendessem de animais terrestres mas não é o caso.
Gostaria de saber a resposta.![]()
![]()
http://pescaedicas.br.tripod.com/sensibilidade.htmRegistram-se grandes variações na morfologia dos órgãos olfatórios dos peixes. Alguns, como os teleósteos (subclasse com o esqueleto ósseo), possuem fossas nasais na região dorso-anterior da cabeça, cada qual dotada de duas aberturas – uma anterior, de entrada e outra posterior, de saída totalmente separada por uma ponte membrana. Outras, como os tubarões e raias, têm o par de fossas nasais alojado no focinho e dividido, por uma prega da epiderme, em uma entrada e uma saída de água.
O sentido do olfato serve aos peixes não só na busca de alimentos, como para a orientação. Espécies que dependem exclusivamente do olfato para a localização da comida, como os bagres e os tubarões, ficam impossibilitadas de encontrar recursos de subsistência quando, durante experiências realizadas, são tampadas suas narinas.
Os salmões, em suas longas viagens migratórias, se orientam pelo olfato. Outros peixes, que costumam viver em cardumes, se servem desse sentido para detectarem substâncias repelentes expelidas por companheiros perseguidos ou feridos, debandando ao menor sinal do perigo percebido pelas fossas nasais.