Quero me iniciar no mundo dos peixes
ola pessoal eu gostaria de lhes pedir conselhos sobre o mundo da aquariofilia, mas o problema é que eu não precebo nada disto.
O que eu gostaria de saber é os preços e o que aconselham a comprar, manutensão do espaço etc... essas coisas que possam ajudar um iniciante
O que eu gostaria de saber é os preços e o que aconselham a comprar, manutensão do espaço etc... essas coisas que possam ajudar um iniciante
Olá. Sê bem vindo. Sabes, o melhor que tens a fazer é ler os tópicos vai indo de página em página e vais ver que não é nada assim complicado ( eu comecei para aí á um mês e fiz isso). È na minha opinião o mehor que tens a fazer depois então se tiveres perguntas mais concretas é mais facil para ti. Depois já terás uma ideia até do tamanho do aquário que queres comprar (se não tiveres nenhum) dos peixes que queres ter e as espécies, pois deves juntar peixes que se dêem bem e que o ph seja compativel. parece complicado, mas não é.
Vá boa sorte e vais ver que isto é um espetáculo. Alguma dúvida mais concreta chuta que o pessoal aqui é fixe.
Vá boa sorte e vais ver que isto é um espetáculo. Alguma dúvida mais concreta chuta que o pessoal aqui é fixe.
muito obrigado. eu queria saber de aquarios baratitos em forma de paralelipipedo, e gostava de saber se ampularias douradas, guppis, bettas, peixes dourados se dão bem.Tanytany Escreveu:Olá. Sê bem vindo. Sabes, o melhor que tens a fazer é ler os tópicos vai indo de página em página e vais ver que não é nada assim complicado ( eu comecei para aí á um mês e fiz isso). È na minha opinião o mehor que tens a fazer depois então se tiveres perguntas mais concretas é mais facil para ti. Depois já terás uma ideia até do tamanho do aquário que queres comprar (se não tiveres nenhum) dos peixes que queres ter e as espécies, pois deves juntar peixes que se dêem bem e que o ph seja compativel. parece complicado, mas não é.
Olá.
Tomando em consideração que os discus são peixes muito caros e que há peixes muito mais fáceis de manter, não recomendo mesmo nada a principiantes. Um aqua de 100 litros é pouco para discus, porque idealmente não podes ter só 1 ou 2. Os discus são muito sensíveis à qualidade da água e preferem águas ácidas.
Os discus são originários de biótopos diferentes dos guppys e dos bettas. Logo não são espécies que se devam misturar.
Deves começar por peixes fáceis de manter até perceberes mais do assunto e os guppys ou o betta são uma boa opção.
Só te dou mais outro conselho (poderia dar muitos mais mas também deves pesquisar bastante por ti mesmo):
compra o maior aquário que puderes.
Tomando em consideração que os discus são peixes muito caros e que há peixes muito mais fáceis de manter, não recomendo mesmo nada a principiantes. Um aqua de 100 litros é pouco para discus, porque idealmente não podes ter só 1 ou 2. Os discus são muito sensíveis à qualidade da água e preferem águas ácidas.
Os discus são originários de biótopos diferentes dos guppys e dos bettas. Logo não são espécies que se devam misturar.
Deves começar por peixes fáceis de manter até perceberes mais do assunto e os guppys ou o betta são uma boa opção.
Só te dou mais outro conselho (poderia dar muitos mais mas também deves pesquisar bastante por ti mesmo):
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
muito obrigado. tive a fazer uma pesquisa e vi que gostava destas especies que tem +- os mesmos tamanhos, agora gostava de saber se podem viver num aquario de 100l e de agua fria. vou dizer e espero que respondam.dinodane Escreveu:Olá.
- Barbo palhaço
- Betta combatente
- Cauda de fogo
- Dânio zebra
- Corridora bronzeado
- Cauda de espada
- Falso nariz de fogo bêbado
- Guppy
- Molly
- Verdadeiro nariz de fogo
- Tetra cardinal
- Ampulária dourada
- Camarão Fantasma
o que acham? será que as suas condições são identicas e poderam ser mantidos no mesmo aquario?
Olá, não, não podem viver em água fria. Se queres água fria tens que ir para outras espécies. Quanto ás espécies também não sei se são todos compativeis, mas por exemplo o betta, só deves pôr um macho porque eles dão-se mesmo mal com outros machos da mesma espécie e matam-se. Sabes dizem que é um cm por litro, logo tens 100 litros deves ter 100 cms de peixe no máximo, (se bem que eu não concordo muito, porque acho que depende também do volume ou largura de um peixe, não podemos ir só pelo comprimento, pois por ex: o guppy é mais magrinho do que um molly, ou seja o mesmo tamanho mais ou menos, mas um mais gordo do que outro, acho que a mesma quantidade de uns não dá o mesmo espaço preenchido que com outros, digo eu... posso estar errada...
Depois tens de ter atenção que os mollys eos guppys dão montes de criançada, ou seja, tens crias todos os meses e resmas... por isso ou deixas nascer no aquário e depois salvam-se os mais ágeis, (é como na natureza) ou tens que ter uma maternidade e aí quando crescerem dás ou vendes.
Continua a pesquisar e boa sorte, não deixes que um termostato te intimide, para mim peixes de água quente são mais bonitos, os que queres são de água quente.

Depois tens de ter atenção que os mollys eos guppys dão montes de criançada, ou seja, tens crias todos os meses e resmas... por isso ou deixas nascer no aquário e depois salvam-se os mais ágeis, (é como na natureza) ou tens que ter uma maternidade e aí quando crescerem dás ou vendes.
Continua a pesquisar e boa sorte, não deixes que um termostato te intimide, para mim peixes de água quente são mais bonitos, os que queres são de água quente.

estas a escolher muitos peixes diferentes.. Tenta arranjar 3-4 especies de peixes que te completem o aquario... Guppies sao uma boa opcçao..
PS: Tenta ir a uma loja boa e fazes lá as perguntas que eles explicam-te o básico ( cuidado com algumas lojas )
PS: Tenta ir a uma loja boa e fazes lá as perguntas que eles explicam-te o básico ( cuidado com algumas lojas )
Bgamer:
Amigo, todos os peixes e invertebrados que mencionas podem viver bem num comunitário.
Agora, NUNCA DE ÁGUA FRIA.
Tens de ter um termostato para te regular a temperatura da água a uns 25º, que é uma temperatura adequada a todas essas espécies.
É evidente também que não vais poder ter TODAS as espécies que referiste.
Se quiseres acatar a minha sugestão de povoamento para um aqua de 100 litros:
Nível superior da água: os guppys são bonitos e resistentes. Opta por 4 fêmeas e 2 machos.
Meia água: dânio zebra uns 6, espadas 2 fêmeas e um macho, um casal de molly
Equipa de fundo / limpeza: 5 camarões caridina japonica, 2 ampulárias, 5 coridoras bronze
Para começares, acho ideal.
Mas nota que primeiro tens que aprender um pouco mais sobre tudo isto.
Nomeadamente sobre a ciclagem do aqua.
Amigo, todos os peixes e invertebrados que mencionas podem viver bem num comunitário.
Tens de ter um termostato para te regular a temperatura da água a uns 25º, que é uma temperatura adequada a todas essas espécies.
Nível superior da água: os guppys são bonitos e resistentes. Opta por 4 fêmeas e 2 machos.
Equipa de fundo / limpeza: 5 camarões caridina japonica, 2 ampulárias, 5 coridoras bronze
dinodane Escreveu:Bgamer:
muito mas mesmo muito obrigado. quanto custa , mais ou menos um aqua de 100l ? podes ser mais especifica com os espada?
Olá.
O preço dos aquas depende, visita várias lojas e compara preços. Não te esqueças que não tens só de comprar o aqua, eis o que precisas para começar:
- Aquário
- Termostato
- Filtro adequado à litragem do aqua, massas filtrantes para o filtro (sobre filtros podiam-se escrever n tópicos, para teres uma ideia, há filtros internos e há externos, estes últimos são os melhores e os mais eficientes, mas também são mais caros. Normalmente o filtro tem 3 divisórias, uma leva cerâmicas para fixar as bactérias boas, outra uma esponja para reter a sujidade, outro compartimento pode levar carvão activado ou outra matéria filtrante, a loja pode aconselhar, isto simplificando)
- Iluminação
Há muitos aquas à venda que já incluem todos estes acessórios.
Para montares o aqua vais precisar de:
- Areão
- Substracto para plantas
- Decorações (pedras, troncos - nunca pedras calcárias, o xisto e as rochas vulcânicas são boa opção)
- Plantas: escolhe plantas resistentes e fáceis de cuidar, as sempre faladas aqui anúbias, valisnérias, feto de java, etc, fáceis de arranjar em qualquer loja de aquariofilia.
Penso que não se gasta menos de 200 euros, mas é uma questão de ver diversas lojas. Podes sempre apelar à beleza estética, ao vistão que o aqua vai dar à tua casa para convencer os teus pais.
Só depois de teres o aqua montado, plantado e ciclado é que podes começar a introduzir os peixes.
Quanto à tua pergunta sobre os espadas, não percebi. Eu disse que podias colocar 2 fêmeas e um macho.
O preço dos aquas depende, visita várias lojas e compara preços. Não te esqueças que não tens só de comprar o aqua, eis o que precisas para começar:
- Aquário
- Termostato
- Filtro adequado à litragem do aqua, massas filtrantes para o filtro (sobre filtros podiam-se escrever n tópicos, para teres uma ideia, há filtros internos e há externos, estes últimos são os melhores e os mais eficientes, mas também são mais caros. Normalmente o filtro tem 3 divisórias, uma leva cerâmicas para fixar as bactérias boas, outra uma esponja para reter a sujidade, outro compartimento pode levar carvão activado ou outra matéria filtrante, a loja pode aconselhar, isto simplificando)
- Iluminação
Há muitos aquas à venda que já incluem todos estes acessórios.
Para montares o aqua vais precisar de:
- Areão
- Substracto para plantas
- Decorações (pedras, troncos - nunca pedras calcárias, o xisto e as rochas vulcânicas são boa opção)
- Plantas: escolhe plantas resistentes e fáceis de cuidar, as sempre faladas aqui anúbias, valisnérias, feto de java, etc, fáceis de arranjar em qualquer loja de aquariofilia.
Penso que não se gasta menos de 200 euros, mas é uma questão de ver diversas lojas. Podes sempre apelar à beleza estética, ao vistão que o aqua vai dar à tua casa para convencer os teus pais.
Só depois de teres o aqua montado, plantado e ciclado é que podes começar a introduzir os peixes.
Quanto à tua pergunta sobre os espadas, não percebi. Eu disse que podias colocar 2 fêmeas e um macho.
epa tou com um problema eu adoro animais ao contrario da minha mãe que parece que os odeia e ouv uma altura qu ela ainda deixava ter um esquilo ou uma caturra ou uns peixinhos, mas agora deu para implicar comigo e não me deixa ter nada mesmo que seja eu a pagar e já estou a ficar bue triste

Então Bgamer esquece lá isso durante uns tempos, lá em casa os teus pais é que mandam.
De qualquer maneira, já ficaste com uma ideia do que é. Sim, é um hobby relativamente caro, dá trabalho, exige dedicação mas é muito compensador.
Por agora dedica-te mas é ao estudo e esforça-te por ganhares gosto pela leitura e por escreveres melhor. Pode ser que no fim do ano e com boas notas consigas persuadir a tua mãe.
De qualquer maneira, já ficaste com uma ideia do que é. Sim, é um hobby relativamente caro, dá trabalho, exige dedicação mas é muito compensador.
Por agora dedica-te mas é ao estudo e esforça-te por ganhares gosto pela leitura e por escreveres melhor. Pode ser que no fim do ano e com boas notas consigas persuadir a tua mãe.

mas ja estou a ficar desapacientado com ixto eu quero uma cousa para me entreter um ser para me preocupar essas coisasdinodane Escreveu:Então Bgamer esquece lá isso durante uns tempos, lá em casa os teus pais é que mandam.