Testes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça dez 09, 2008 8:49 pm

Boas, quais os testes que consideram essenciais e onde arranjar a bons preços? Obrigado
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

quarta dez 10, 2008 3:37 pm

eu so comprei pH e KH que sao os basicos , se houver problemas compro os outros
gongax
Membro
Registado: quarta fev 06, 2008 7:47 pm

quarta dez 10, 2008 3:43 pm

eu tambem so comprei esses mas como quando os comprei pela 1ª vez achei um pouco caros oito euros e qualquer coisa porem dao +/- para 100 testes (e o que la diz)
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta dez 10, 2008 4:07 pm

Boas

Os testes básicos são ph, amónia, nitritos, nitratos.

Os testes de durezas não são "importantes" para as espécies mais comuns a iniciantes. Quando precissarem de testes de durezas e nutrientes já não vêm perguntar (em principio não deviam :lol: ).
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quarta dez 10, 2008 7:49 pm

De facto essenciais, considero apenas o de nitritos.
Fazendo uma boa manutenção do aquário, com mudanças de água frequentes, os nitratos não devem chegar a niveis preocupantes. Haverá concerteza um boom de algas antes dos peixes se ressentirem.
Havendo amónia...há concerteza nitritos: formam-se um a seguir ao outro e combatem-se com os mesmos produtos.

Quanto ao pH, é bom medir de vez em quando apenas para verificar que alterações houve (o ideal será de facto não haver alterações entre duas medições), mas num aquário estável estas mudanças não acontecem, se a manutenção fôr bem regrada.
É obrigatório medir o pH quando se introduz CO2 e faze-lo continuamente...

Quanto ás durezas: kH é um pouco mais importante, já que nos dá alguns dados acerca das mudanças de pH (se este tem tendencia a subir ou descer). É essencial medir no caso de injecção de CO2....
gH não acho muito importante, excepto em águas muito duras (pessoal do algarve, por exemplo) e ricas em minerais (pessoal dos tanganyikas...), quando se quer fazer subir ou descer a dureza.

Se o aquário tem algas...teste de nitratos e fosfatos. Mais uma vez, uma boa manutenção evita que apareçam fosfatos e nitratos.

Não meço nada no meu aquário há uns bons meses, limito-me a ter bastante cuidado com a manutenção e aos "pormenores" (aparecimento de algas...peixes mais apáticos...corais sem abrir...etc).
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

quarta dez 10, 2008 9:40 pm

boas

os testes mais importantes sao valor de pH, dureza total, dureza de carbonatos e nitritos

depois se tiveres o aquario plantado e com co2 deveras ter tambem oteste de co2

cumps

e boa aquariofilia
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quinta dez 11, 2008 7:43 pm

obrigado a todos pelas respostas, fiquei esclarecido. Quando acabar o aquario (tá quase) ponho fotos :wink: . cumps
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta dez 12, 2008 5:42 pm

element Escreveu:Boas

Os testes básicos são ph, amónia, nitritos, nitratos.

Os testes de durezas não são "importantes" para as espécies mais comuns a iniciantes. Quando precissarem de testes de durezas e nutrientes já não vêm perguntar (em principio não deviam :lol: ).
Também acho.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”