estou a começar com um novo aquario e o meu pai começou a pensar nas coisas primeiro do que eu por causa dos testes e etc. entao ele foi a uma loja de jardinagem e comprou uma pedra bem gira e eu gostava de saber se a podia por no aquario depois de a ferver. depois ele tambem trouxe uma areia de cores para por no fundo eu nao gostei muito e inda para masi li que fazem mal aos peixes e verdade? e tambem gostava da saber se podia por uma pedra de calcario no aqua?
obrigado
pedras e areia
Olá.
Isso não é boa ideia a não ser que vás ter um marinho ou um aquário de ciclídeos africanos.
Para comunitários e para a maioria dos peixes de água doce o pH não deve ser alcalino, deve ser neutro ou ligeiramente ácido dependendo do biótopo que queiras recriar, portanto não se podem colocar nem pedras nem areão calcário porque vai subir o pH para valores desconfortáveis para a maioria dos peixes tropicais. Mais uma vez, a não ser que estejamos a falar de ciclídeos de lagos africanos, estes exigem mesmo águas duras, com pH à volta de 8.0.
As melhores pedras para os aquas de agua doce são os xistos e as vulcânicas. Nas lojas especializadas encontras todo o tipo de areão e rochas adequadas. Também podes usar areia de filtro de piscina ou de rio, nunca areia da praia ou coralina.
Não deves usar nada comprado em lojas de jardinagem pois esses materiais não são próprios para aquariofilia a não ser que saibas seguramente de que tipo de rocha se trata. Se quiseres podes testar as pedras: se derramares um ácido sobre a pedra e veres alguma evervescência a pedra é calcária e não serve.
Quanto à areia colorida, pois depende do efeito que queres fazer no aquário. Eu pessoalmente não gosto nada, acho que um dos propósitos da aquariofilia é termos em nossa casa um cantinho mais ou menos natural portanto tudo o que for decos artificiais ou areões coloridos está longe de ser o que verias num rio ou lago na Natureza. Obviamente os peixes preferirão um areão natural do que um areão berrante e de cores artificiais.
Cumprimentos.
Isso não é boa ideia a não ser que vás ter um marinho ou um aquário de ciclídeos africanos.
Para comunitários e para a maioria dos peixes de água doce o pH não deve ser alcalino, deve ser neutro ou ligeiramente ácido dependendo do biótopo que queiras recriar, portanto não se podem colocar nem pedras nem areão calcário porque vai subir o pH para valores desconfortáveis para a maioria dos peixes tropicais. Mais uma vez, a não ser que estejamos a falar de ciclídeos de lagos africanos, estes exigem mesmo águas duras, com pH à volta de 8.0.
As melhores pedras para os aquas de agua doce são os xistos e as vulcânicas. Nas lojas especializadas encontras todo o tipo de areão e rochas adequadas. Também podes usar areia de filtro de piscina ou de rio, nunca areia da praia ou coralina.
Não deves usar nada comprado em lojas de jardinagem pois esses materiais não são próprios para aquariofilia a não ser que saibas seguramente de que tipo de rocha se trata. Se quiseres podes testar as pedras: se derramares um ácido sobre a pedra e veres alguma evervescência a pedra é calcária e não serve.
Quanto à areia colorida, pois depende do efeito que queres fazer no aquário. Eu pessoalmente não gosto nada, acho que um dos propósitos da aquariofilia é termos em nossa casa um cantinho mais ou menos natural portanto tudo o que for decos artificiais ou areões coloridos está longe de ser o que verias num rio ou lago na Natureza. Obviamente os peixes preferirão um areão natural do que um areão berrante e de cores artificiais.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Areias coloridas, tipo azul, rosa e parecidos, epá tudo o que for berrante, é stressante para os peixes. Para veres se uma rocha/pedra é alcalina, deita sumo de limão (mas mesmo sumo, cortas o limão e expremes para cima), se efervescer é alcalino.
dinodane, aqui discordo
) é e suporta bem águas alcalinas até 8.0.
dinodane, aqui discordo
A maioria dos peixes de inciantes ( (que parece ser o caso)viviparosPara comunitários e para a maioria dos peixes de água doce o pH não deve ser alcalino

-
- Membro Júnior
- Registado: sábado nov 08, 2008 10:26 am
Quais são os peixes mais adequados para iniciantes?
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado nov 08, 2008 10:26 am
Entao e que tal estes:
Dânio Zebra
Rásbora Arlequim
Guppy
Olho-de-fogo
Escalar
Cauda-de-espada
Barbo Negro
Gurami Madrepérola
Coridora Bronzeado
???????????????????????????
Dânio Zebra
Rásbora Arlequim
Guppy
Olho-de-fogo
Escalar
Cauda-de-espada
Barbo Negro
Gurami Madrepérola
Coridora Bronzeado
???????????????????????????
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Já tens o aquário, de que tamanho (em litros ou as medidas)?
Já te informaste, leste e percebeste o ciclo do azoto?
Sabes os parametros da água da tua torneira, especialmente o ph?
Depois disso é que deves começar a pensar nas espécies e o pessoal pode te dar umas dicas.
Já te informaste, leste e percebeste o ciclo do azoto?
Sabes os parametros da água da tua torneira, especialmente o ph?
Depois disso é que deves começar a pensar nas espécies e o pessoal pode te dar umas dicas.