Onde encotrar areão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quinta dez 18, 2008 7:12 am

Olá, então estou a fazer bem em relação aos meus tpas "revolvidos". Muito obrigada a ti element e a ti nazgull :D . Agora só uma coisinha se não se importam :lol: eu já li aqui no fórum e até acho que é o pessoal mais pró no assunto que dizem que no vidro de trás onde normalmente temos uma paisagem, que vão trocar essa paisagem por azul ou seja inves de uma paisagem têm tudo azul...nas lojas não sei se em todas, mas pelo menos em duas lembro-me de ter reparado tb têm a parte de trás em azul,é para subressair mais os peixes? Se sim, onde arranjo o azul? Há folhas como as paisagens?????? ou pinto...
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta dez 18, 2008 11:16 am

Usa uma folha de cartolina :lol:
A cor é a tua escolha, mas normalmente preto ou azul escuro. Depende muito da decoração do aqua, do tipo de biotopo, ou seja, escolhe uma cor que te pareça mais natural para o aqua que tens.
Tanytany
Membro

quinta dez 18, 2008 12:38 pm

Element :D espetáculo, é isso mesmo muitissimo obrigada :D
CamaleaoMen
Membro Júnior
Registado: sábado nov 08, 2008 10:26 am

quinta dez 18, 2008 12:59 pm

Entao e a cartolina é afixada no aquário ou na parede atrás do aqua?

E afixada com o que???
CamaleaoMen
Membro Júnior

quinta dez 18, 2008 1:01 pm

Ou entao pintar a parede :!:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 18, 2008 1:12 pm

CamaleaoMen Escreveu:Entao e a cartolina é afixada no aquário ou na parede atrás do aqua?

E afixada com o que???
O que lhe parece? Óbvio que é colada ao aquário, por fora. Com quê? Fita-cola serve perfeitamente.
Muitos fundos à venda nas casas de aquariofilia têm versos azuis. Eu comprei um fundo cinzento a imitar uma parede de rocha e o efeito é muito natural e bonito.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

quinta dez 18, 2008 1:12 pm

boas

element para mim existe varios estilos de plantado,

tens o estilo holandes que normalmente utilizam varias plantas grandes no fundo e "jogam" com as cores por exemplo de um lado utilizam plantas mais avermelhadas e do outro mais verdes sendo que tambem utilizam tapete

tens o aquascape que é recriar uma paisagem real dentro do aquario neste tipo de plantado normalmente a zonas que nao sao plantadas e normalmente tem uma parte com areia silica a vista para parcer um rio ou mar.

tens o estilo wild que normalmente utilizam musgos e este tens o aqua todo plantado de uma forma natural um pouco ao molho mas bonito

e tambem tens outros tipos

em relaçao a eu dizer que nao convem remexer muito o substracto porque pode libertar para a coluna de agua um exesso de nutrientes, tava a falar de remexer o substracto inerte porque normalmente num aquario plantado tens dois tipos de substracto: o fertil e o inerte este fica por cima do fertil nao deixando que os nutrientes subam para a coluna de agua podendo provocar o pico de amonia e algas

cumps

ja agora em relaçao ao fundo podes utilizar cartolina e vinil sendo que este ultimo pode ficar com bolhas de ar se for mal colocado, as cores pode ser preto azul (escuro ou claro) e tambem branco.
Tanytany
Membro

quinta dez 18, 2008 1:41 pm

Sim, vou para os azuis muito obrigada :D
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta dez 18, 2008 5:38 pm

nazgull Escreveu:boas

element para mim existe varios estilos de plantado,

tens o estilo holandes que normalmente utilizam varias plantas grandes no fundo e "jogam" com as cores por exemplo de um lado utilizam plantas mais avermelhadas e do outro mais verdes sendo que tambem utilizam tapete

tens o aquascape que é recriar uma paisagem real dentro do aquario neste tipo de plantado normalmente a zonas que nao sao plantadas e normalmente tem uma parte com areia silica a vista para parcer um rio ou mar.

tens o estilo wild que normalmente utilizam musgos e este tens o aqua todo plantado de uma forma natural um pouco ao molho mas bonito

e tambem tens outros tipos

em relaçao a eu dizer que nao convem remexer muito o substracto porque pode libertar para a coluna de agua um exesso de nutrientes, tava a falar de remexer o substracto inerte porque normalmente num aquario plantado tens dois tipos de substracto: o fertil e o inerte este fica por cima do fertil nao deixando que os nutrientes subam para a coluna de agua podendo provocar o pico de amonia e algas

cumps

ja agora em relaçao ao fundo podes utilizar cartolina e vinil sendo que este ultimo pode ficar com bolhas de ar se for mal colocado, as cores pode ser preto azul (escuro ou claro) e tambem branco.

Os nutrientes do substracto fertil não elevam a amónia, boom de algas sim.

É claro que se houver um substracto fertil não dá para andar a remexer o substracto inerte. Mas é como disse, num plantado completo é impossivel sinfonar areão, é precisso usar uma grande e boa equipa de limpeza.
Num "meio" plantado (entendasse sem tapete), só há substracto fertil na zona de plantas que normalmente é atras. Com o normal declive que é dado para criar profundidade os restos vem naturalmente para a frente e é possivel sinfonar bem o areão nessa zona de maior acomulação.

Sim existem vários estilos de plantados e a designação de plantado é complicada :lol:
Tanytany
Membro

quinta dez 18, 2008 7:11 pm

Olá :D desculpem ser ás prestações. Estou a pensar no tal akadama , mas se dizes que é substrato inerte quando o aspirar vai fazer o lamaçal? Ou como é inerte não é para revolver, ou nem o consigo revolver porque simplesmente não dá? ..... :o aí, vocês desculpem tanta ignorância, para terminar, só mais uma, o meu filtro tem uns nº e consoante o que escolher dá uma determinada coisa,
por ex, se puser no A faz a filtragem com oxigenação normal (é o que diz, não sei o que é considerado normal no livro de instruções não explica) se escolher o 0 faz a filtração sem oxigenação, se escolher o 1 faz 75% de filtração o 2 faz 50% filtração e o três faz 25% de filtração, ou seja quanto maior for a percentagem de filtração menor é a oxigenação. Agora eu tenho tido no A, mas não sei se está correcto já experimentei o 0 e o 1 e os meus peixes parece que não se interessam. Ponho ou não oxigénio? se sim que nº me aconselham, o livrinho não explica mais do que o que eu meti aqui, por isso conto com vocês :D Obrigada (tenho guppys, coridoras, limpa vidro, betta e synodontis eupterus) só para ajudar no caso de saberem se estes ou alguns destes peixes gostarão ou precisarão de oxigenio... :oops:
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

quinta dez 18, 2008 10:13 pm

boas tanytany

é assim a akadama tu ao mexeres ela vai levantar e ficas com a agua turva se mexeres muito vai mesmo criar um lamaçal porque se desfaz com facilidade

em relaçao ao filtro se este remexer a agua na superficie e nao tiver no mode de oxigenaçao nao ha qualquer tipo de problema

eu por exemplo nao uso bombas de ar, utilizo filtros de cascata e externos de balde e coloqueios de modo a mexerem a agua na superficie efectuando as trocas gasosas sem problemas

cumps
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

sexta dez 19, 2008 11:08 am

Olá Tanytany!

Antes de mais areão negro encontras em qualquer boa casa da especialidade. Quanto à akadama, já usei e desgostei. Levanta muita porcaria cada vez que se mexe nela. Essa poeira depois assenta em cima das folhas das plantas e fica feio.

Quanto ao teu filtro, podes colocar só na opção filtragem e colocá-lo o mais junto à linha de água possível, assim criarás movimentação suficiente para haver trocas gasosas.

Num outro post tinhas-me perguntado como aspirava o areão no meu aquário, não respondi porque o tópico não era meu, mas aspiro normalmente, pois o tapete está suficientemente enraizado, caso não estivesse aspira-se ligeiramente afastado para puxar só as partículas mais leves.

Não concordo com a afirmação que o aquário plantado é só pra a foto, podes ter um aquário plantado com peixes, desde que não muitos pois a carga organica que eles e a comida para eles produzem vai criar excesso de fosfatos e de nitratos.

Quanto à equipa de limpeza, se bem que possa dar uma mãozinha, para mim não passa de biodiversidade no aquário, pois a verdadeira equipa de limpeza somos nós e os nossos conhecimentos.

Luís Guerreiro
CamaleaoMen
Membro Júnior

sexta dez 19, 2008 11:19 am

Sim, mas se forem os animais a fazer isso tanto melhor assim não há tanta probabilidade de danificar as plantas :!:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta dez 19, 2008 11:40 am

Quanto à equipa de limpeza, se bem que possa dar uma mãozinha, para mim não passa de biodiversidade no aquário, pois a verdadeira equipa de limpeza somos nós
Ora aí está. Por muitas espécies de "limpeza" que se tenham num aqua temos sempre de remover algas dos vidro, podar as plantas, remover folhas em decomposição, sifonar fundo, limpar filtros.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tanytany
Membro

sexta dez 19, 2008 12:07 pm

Muito obrigada a todos por me terem tirado estas dúvidas todas :D
Responder

Voltar para “Peixes”