Aquário
- Tentem comprar o maior aquário possivel, apesar de muita gente pensar que os aquários pequenos são os mais faceis de manter, não é verdade para um principiante aconselha-se um aquário no minimo de 40L, pois não ocupa muito espaço e já dá para manter alguns peixes.
Filtro
- O filtro é responsavel pela limpeza do aquário sendo obrigatório em todos os aquários. O filtro deve ter no minimo capacidade de fazer toda a água do aquario por ele 3 vezes sendo aconselhado 5 vezes.
( Passo a explicar melhor, a capacidade de um filtro é medida em L / H ou seja num aquário com 50 L o filtro deve fazer 250 L / H pois 50x5 igual a 250)
- Tipos de Filtro
Existem estes 3 tipos de filtro:



Termoestato
O termoestato já é conehcido pelas pessoas que têm repteis em casa. Serve para manter a temperatura agradavel para os peixes, é obrigatória a utilização em aquarios de peixes tropicais, em aquários de agua fria recomenda-se pois existem peixes que apenas se sentem bem apenas em agua acima dos 18 Cº
Substrato
O substrato é o fundo do nosso aquário. Pode ser areia fina, pode ser areão grosso, podem ser substratos especiais para plantas. Devem-se evitar os substratos coloridos com cores fortes pois perturbam os peixes e dão um ar muito artificial a algo que se quer o mais natural possivel.
A areia/areão pode ser recolhida na natureza, devendo ser bem lavada e fervida antes de colocar no aquário.
Tudo pronto e pode-se começar a meter a água
Quimica da água - Ciclo do azoto
Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário.
No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos.
Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem.
O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos.
O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico.
Testes
Falou-se anteriomente de amónia, nitritos,nitratos. Estes valores são medidos com recurso a testes quimicos. Existe uma grande quantidade de testes no mercado, alguns fundamentais, outros nem por isso.
Assim temos como fundamentais/aconselhados:




Depois temos outros testes que se utilizam em estágios mais avançados no hobby:


Feito isto está na hora dos peixinhos
Peixes
As únicas regras sobre os peixes é perguntar no fórum se são compativeis e em peixes de pequeno - porte geralmente usa-se a regra 1cm de peixe para 1 L de água ( isto n serve para a maior parte dos peixes de médio e grande-porte)
Fontes:
Aquariofilia.net
E alguma sabedoria
Qualquer erro ou sugestão postem, que eu altero no texto.
E Bom inicio na Aquariofilia