Aquário com água sempre turva

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
picsantos
Registado: quarta abr 23, 2008 6:09 pm

sexta jan 02, 2009 6:28 pm

Boas a todos...
Eu tenho um aquário de água fria com capacidade de 15-20 litros, com 4 peixinhos dourados (tinha 5, mas hoje morreu-me um peixinho, não sei se é da água ou não, ou se dei comida a mais ou então se das mudanças bruscas da temperatura)...

O que posso fazer para a água não ficar assim?

Tenho o aquário há mais de uma semana e troquei a água há uns 3 dias, lavei o aquário, as pedrinhas do fundo e as plantas de plástico com água quente e a cada litro de água nova meto duas gotas de um produto chamado "Esklarin" para purificar a água da torneira...

Devo comprar algum peixe limpa-fundos de água fria? E se existe?

Posso colocar alguma bomba ou filtro? E como?

O aquário não tem tampa, fica no meu quarto, portanto longe de fumos, cheiros e afins, não apanha luz do sol directa...
Não posso explicar a morte do peixinho... E tenho receio que os restantes morram...

Ajudem-me por favor...
:cry:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 02, 2009 7:01 pm

Olá Picsantos.

Sem filtro não há qualidade da água, aí está grande parte do problema. A água tem de ser filtrada, prrocure um filtro adequado à capacidade de agua que o aqua tem.
A outra parte do problema é que 4 peixes de água fria num aquário pequeno como esse é demasiado, os peixes de água fria crescem imenso e poluem muito a água. Mesmo com filtro, num aqua tão pequeno e sobrepovoado, as condições nunca vão ser boas... nunca será um ambiente salubre para esses peixes.

Não há limpa fundos de água fria e de resto não é um limpa-fundo que lhe vai filtrar a água.
Se tivesse plantas verdadeiras elas ainda podiam ajudar a oxigenar o aqua, com plantas de plástico nada feito...
Não pode estar permanentemente a substituir toda a água e a lavar todo o conteúdo do aqua, os peixes ressentem-se e de que maneira, talvez tenha aí a explicação da morte do quinto habitante...

A minha sugestão é:
- Invista num filtro e num termostato para aquecer a água e dedique-se a outro tipo de peixes que não os de água fria. Os peixes de água fria são bons para lagos ou para aquas muito grandes com filtros de grande capacidade. Pode optar por uma série de espécies mais vistosas que os de água fria e de tamanho mais adequado ao aqua que tem.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

picsantos

sexta jan 02, 2009 7:32 pm

Muito bem...
Desde já agradeço a sua ajuda...

Vou fazer o que disse...
Vou comprar um termostato e um filtro e colocar peixinhos de água quente...
Estes aqui já têm sítio para ir para um lago onde tem mais peixinhos dourados...

Mas reside uma dúvida...
O aquário não tem tampa...

Posso colocar um termostato assim? Não haverá problemas? Ou sim?
dinodane
Membro Veterano

sexta jan 02, 2009 7:44 pm

Ainda bem que fui útil.

Pode colocar o termostato à vontade, ele tem é de estar sempre submerso quando está ligado, sob pena de estalar. Nas mudas de água convém desligar para que isso não aconteça.

Não tem tampa mas tem iluminação?

picsantos

sexta jan 02, 2009 7:56 pm

Não...
Tem iluminação natural, mas de noite, bem, só quando eu tenho a luz ligada...

Mas há algum problema com isso? Ou então o que posso fazer?
dinodane
Membro Veterano

sexta jan 02, 2009 8:38 pm

Bem, não é tão grave como não ter filtro, se tem boa iluminação natural, mas atenção ao sol directo se não quer ter proliferação de algas. O problema coloca-se se pretender ter plantas naturais, que precisam de iluminação artificial para fazerem a fotossíntese. Além disso um aqua iluminado é sempre muito mais bonito e pode proporcionar aos peixes 10 horas de luz que é mais ou menos ou que teriam no seu habitat natural, nos trópicos.
Mas há calhas que podem ser adaptadas a aquas sem tampa.

Batista2k
Membro
Registado: quarta fev 20, 2008 7:21 pm
Localização: mus musculos, hamsters, geckos, dálmata, rafeiros, gatos, óscar, outros peixes..

sábado jan 31, 2009 1:44 am

Exacto

Se nao quer algas, use uma lampada qualquer e nao a luz do sol que é quente e de pouca intensidade :D

cumps..
Batista 2k!
Responder

Voltar para “Peixes”