recentemente verifiquei num peixe meu alguns pontinhos brancos , que depois de uma pesquisa na net, verifiquei ser ictio, comprei um medicamento para combater o ictio, contudo a sra da loja aconselhou-me mensalmente mesmo que nenhum peixe estivesse com sintomas de ictio fazer o tratamento à àgua . será um procedimento correcto?
cumprimentos
tratamento para ictio
durante a medicação não posso ter o carvão activado no filtro(cheguei mesmo a desligar o filtro) e a lâmpada tem de estar desligada pelo que acho que deva usar só quando for preciso , mesmo por causa das plantas, mas como ainda sou novato na aquoriofilia, tenho medo de não fazer a coisa certa
O ictio é um parasita que se revela quando os peixes estão em stress, pode ser devido a mudança do importador para a loja, da loja para os parâmetros do nosso aqua ou mais frequentemente quando a qualidade da água do aqua não está bem.
Não precisa de desligar o filtro, aliás, NÃO O DEVE FAZER sob pena de agravar o problema que se calhar até é devido a má filtração da água. O que deve fazer é retirar o carvão activado do filtro, se o filtro o tiver, durante o tratamento pois o carvão neutraliza-o tornando-o ineficaz.
Acho que só deve tratar o aqua de novo se houver recaídas.
Cumprimentos.
Não precisa de desligar o filtro, aliás, NÃO O DEVE FAZER sob pena de agravar o problema que se calhar até é devido a má filtração da água. O que deve fazer é retirar o carvão activado do filtro, se o filtro o tiver, durante o tratamento pois o carvão neutraliza-o tornando-o ineficaz.
Acho que só deve tratar o aqua de novo se houver recaídas.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Não é uma bactéria, é um parasita, que costuma viver em paz com os peixes até que aconteça algo que faz a imunidade destes desaparecer e que o parasita se multiplique.
Um choque térmico pode desencadear a doença na medida em que, se um peixe estiver a determinada temperatura e for colocado a uma temperatura mais alta ou mais baixa subitamente, sem aclimatação, stressa bastante e o seu sistema imunitário ressente-se.
Para tratar e porque o aumento da temperatura da água acelera o ciclo da infestação pelos protozoários e porque só no ciclo final é que os medicamentos actuam, pode subir a temperatura até aos 30º se os peixes aguentarem. Li noutro post seu que tem os guppys a 28º o que é alto para eles (devia estar entre 23 e 25º C), não convém ter os peixes a temperaturas mais altas do que o normal para a espécie até porque quando sucede este tipo de situações não pode elevar muito mais a temp do aqua sob pena dos peixes não aguentarem e essa temperatura pode até ser a causa do stress dos peixes.
Está aqui um bom artigo sobre como tratar o íctio:
http://www.forumaquario.com.br/portal/tx_previctio.html
Um choque térmico pode desencadear a doença na medida em que, se um peixe estiver a determinada temperatura e for colocado a uma temperatura mais alta ou mais baixa subitamente, sem aclimatação, stressa bastante e o seu sistema imunitário ressente-se.
Para tratar e porque o aumento da temperatura da água acelera o ciclo da infestação pelos protozoários e porque só no ciclo final é que os medicamentos actuam, pode subir a temperatura até aos 30º se os peixes aguentarem. Li noutro post seu que tem os guppys a 28º o que é alto para eles (devia estar entre 23 e 25º C), não convém ter os peixes a temperaturas mais altas do que o normal para a espécie até porque quando sucede este tipo de situações não pode elevar muito mais a temp do aqua sob pena dos peixes não aguentarem e essa temperatura pode até ser a causa do stress dos peixes.
Está aqui um bom artigo sobre como tratar o íctio:
http://www.forumaquario.com.br/portal/tx_previctio.html
obrigado pela dica, na loja sempre me disseram que os guppy deveriam estar a 27º . eu tenho guppys, tetras buenos aires. espadas, uma molly bébé, 1 plati e 2 que ainda n sei o nome, que tem um barbatana riscada metade amarela , metade preta e 1 limpa vidros
achas que a temperatura estará boa de acordo com todas as espécies?
abraço
achas que a temperatura estará boa de acordo com todas as espécies?
abraço
Dinodane
, porquê a 25º? Ele estão todos entre os 25º e os 27º porque não pôr a 26º ao menos está a meio... Os meus estão a 26º achas que devo baixar ou subir? Tenho Mollys, Gupys, betta, coridoras e um limpa vidros dos que crescem pouco :|e ainda synodontis eupterus que deve estar a 28º

A temperatura IDEAL para os guppys e mollys é entre os 23 e os 25º C. Sobrevivem a temperaturas mais altas, logo vivem menos tempo.
Eu baixava, até porque o Synodontis não exige temperaturas tão altas.
Eu baixava, até porque o Synodontis não exige temperaturas tão altas.

-
- Membro Júnior
- Registado: sexta jan 04, 2008 10:45 pm
Tive um problema no aquario principal, fungos que parecem ictio, retirei os peixes para um aquario menos, para fazer o tratamento, gostaria de saber o que fazer no aquario principal... ?
(retirar agua? ; limpar? ; retirar flores artificiais? )
(retirar agua? ; limpar? ; retirar flores artificiais? )