Olá a todos!
Gostava de ter uns peixinhos para animarem a minha casa.
Não sei bem que aquario escolher. mas para começar queria algo pequeno (30/40 cm) e peixinhos de agua doce fria. Parecem ser mais resistentes e faceis de manter.
Gostaria de pedir a vossa opinião sobre um local onde comprar equipamento, que equipamento comprar... queria algo simples, não muito caro, até poderia ser em 2ª mão.
Quanto aos seres vivos ja sei como escolher, mas gostava que me ajudassem a perceber se os plecos se dão em agua fria e se me aconselham a colocar plantas num aquario de agua fria?
Obrigada a todos!
Aquario para pincipiantes - ajuda!
-
- Membro
- Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm
Água doce fria, tropical ou água salgada mantém-se exactamente da mesma forma, sem mais nem menos complicações. A resistencia é exactamente igual...Não sei bem que aquario escolher. mas para começar queria algo pequeno (30/40 cm) e peixinhos de agua doce fria. Parecem ser mais resistentes e faceis de manter.
30/40cm é muito pequeno para os tipicos "peixes vermelhos", se não queres comprar um termostato para aquecer a água, tens de optar por peixes de água fria pequenos.
Um aquário de grandes dimensões é mais facil de manter que um aquário pequeno. Aconselhava-te começar por um de pelo menos 60 litros.
Procura em varias lojas, nos classificados do site, etc.Gostaria de pedir a vossa opinião sobre um local onde comprar equipamento, que equipamento comprar... queria algo simples, não muito caro, até poderia ser em 2ª mão.
Os kits geralmente são mais baratos que comprar tudo em separado...mas atenção á qualidade do filtro (ás vezes sao fracos demais) ou á iluminação (o mesmo problema). A vantagem de comprar tudo em separado é que podes escolher a qualidade do equipamento.
Plecos ficam mto grandes e não se dao em agua fria.Quanto aos seres vivos ja sei como escolher, mas gostava que me ajudassem a perceber se os plecos se dão em agua fria e se me aconselham a colocar plantas num aquario de agua fria?
Com os tipicos peixes vermelhos é dificil manter plantas, se optares por peixes d agua fria de especies mais pequenas (neons chineses, oryzias, etc), podes plantar á vontade.
não existem peixes de agua fria para aquários desse tamanho... crescem todos para cima de 20 cm.
Enganas-te muito quanto á resistência e quanto ao trabalho que dão; o trabalho é maior nos peixes de agua fria pois sujam muito ( em geral ) e a resistência é igual.
Aconselho a comprares um aqua usado.
aconselho-te a leres isto: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=60248
Enganas-te muito quanto á resistência e quanto ao trabalho que dão; o trabalho é maior nos peixes de agua fria pois sujam muito ( em geral ) e a resistência é igual.
Aconselho a comprares um aqua usado.
aconselho-te a leres isto: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=60248
Olá.
Em aquariofilia começar "por baixo" é um erro. Um aquário pequeno é muito difícil de manter em condições e rapidamente as pessoas desmotivam, ou porque o aquário fica num instante cheio de verdete, ou porque os peixes não se aguentam muito tempo, ou porque vêm que se não fizerem muita manutenção rapidamente o aquário fica feio e sujo.
Dou-lhe o meu exemplo, neste momento mantenho 3 aquários (fora o das tartarugas) e o que me dá mais trabalho é mesmo o mais pequeno de 20 litros. Todas as semanas me exige uma mudança de água de 3/4, aspiração do areão e raspagem dos vidros, até limpeza das plantas para retirar as algas...
Portanto nada como começar com o maior aqua possível. Este é o melhor conselho a dar a quem principia no hobby.
Quanto aos peixes de água fria: a maioria dos peixes de água fria são peixes adequados a lagos e não a pequenos aquas, porque crescem imenso e sujam em proporção.
Diz-se que são resistentes e de facto são, é por isso que conseguem sobreviver em condições muito más, como aquas pequenos ou em globos, mas isso não é aquariofilia...
A diferença entre água fria e água quente resume-se à compra de uma aquecedor / termostato e acredite que vale a pena. Existe muito mais variedade de peixes de água tropical em termos de tamanho, cores e resistência, é muito mais bonito e fácil de manter um cardume de pequenos peixes coloridos (entre tetras, rasboras, dânios, guppys, etc há tantas espécies disponíveis) do que 2 ou 3 peixes vermelhos.
Quanto aos plecos: são peixes de água tropical e crescem até aos 50 cm! Eu tenho um com 5 anos e uns 15 cm, qualquer dia tenho de o dar. Se quer ver o tamanho que estes peixes atingem vá ao Aquário Vasco da Gama e veja por si mesmo. Também têm lá tubarões martelo e botias palhaço enormes!
Quanto às plantas: há plantas facílimas de manter e fáceis de arranjar no comércio especializado. Enriquecem o habitat dos peixes e embelezam o conjunto. A manutenção é simples, podar e eliminar folhas mortas.
Cumprimentos.
Em aquariofilia começar "por baixo" é um erro. Um aquário pequeno é muito difícil de manter em condições e rapidamente as pessoas desmotivam, ou porque o aquário fica num instante cheio de verdete, ou porque os peixes não se aguentam muito tempo, ou porque vêm que se não fizerem muita manutenção rapidamente o aquário fica feio e sujo.
Dou-lhe o meu exemplo, neste momento mantenho 3 aquários (fora o das tartarugas) e o que me dá mais trabalho é mesmo o mais pequeno de 20 litros. Todas as semanas me exige uma mudança de água de 3/4, aspiração do areão e raspagem dos vidros, até limpeza das plantas para retirar as algas...
Portanto nada como começar com o maior aqua possível. Este é o melhor conselho a dar a quem principia no hobby.
Quanto aos peixes de água fria: a maioria dos peixes de água fria são peixes adequados a lagos e não a pequenos aquas, porque crescem imenso e sujam em proporção.
Diz-se que são resistentes e de facto são, é por isso que conseguem sobreviver em condições muito más, como aquas pequenos ou em globos, mas isso não é aquariofilia...
A diferença entre água fria e água quente resume-se à compra de uma aquecedor / termostato e acredite que vale a pena. Existe muito mais variedade de peixes de água tropical em termos de tamanho, cores e resistência, é muito mais bonito e fácil de manter um cardume de pequenos peixes coloridos (entre tetras, rasboras, dânios, guppys, etc há tantas espécies disponíveis) do que 2 ou 3 peixes vermelhos.
Quanto aos plecos: são peixes de água tropical e crescem até aos 50 cm! Eu tenho um com 5 anos e uns 15 cm, qualquer dia tenho de o dar. Se quer ver o tamanho que estes peixes atingem vá ao Aquário Vasco da Gama e veja por si mesmo. Também têm lá tubarões martelo e botias palhaço enormes!
Quanto às plantas: há plantas facílimas de manter e fáceis de arranjar no comércio especializado. Enriquecem o habitat dos peixes e embelezam o conjunto. A manutenção é simples, podar e eliminar folhas mortas.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo