Boas....
Ando com ideias de ficar com um aquario de um amigo...o problema que me esta a deixar preocupado e que o aqua leva 600l e eu moro num apartamento logo sera que o chao aguenta o peso? ja alguem esteve na mesma situaçao?
Cumps
Peso do aquario
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
No meu ver depende de como o peso for distribuindo... No máximo por cada m2 uma laje aguenta em média de 300 a 500Kg, isto na zona das lajes e pilares, por isso convém que o aquário fique junto a uma parede, onde veja que existe estrutura!
O ideal é perguntar a um engenheiro, para a casa não vir a baixo e você e os peixes irem parar à casa do vizinho!
Cumprimentos
O ideal é perguntar a um engenheiro, para a casa não vir a baixo e você e os peixes irem parar à casa do vizinho!

Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Boas
Há vários aspectos a ter em conta quando para aquas desse volume.
- Saber se o apartamento é uma construção minimamente recente.
- Saber e coloca-lo junto a uma parede mestra.
- A estrutura de suporte não deve ser de quatro pés.
Resumindo, se for um apartamento com estrutura em aço e betão, se for colocado junto a uma parede mestra e a estrutura que suporta o aqua for com os pés ligados entre si a nivel do chão, tás á vontade.
Há vários aspectos a ter em conta quando para aquas desse volume.
- Saber se o apartamento é uma construção minimamente recente.
- Saber e coloca-lo junto a uma parede mestra.
- A estrutura de suporte não deve ser de quatro pés.
Resumindo, se for um apartamento com estrutura em aço e betão, se for colocado junto a uma parede mestra e a estrutura que suporta o aqua for com os pés ligados entre si a nivel do chão, tás á vontade.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Por acaso não sabia isso dos pés... Contudo, posso dar o meu exemplo. A minha casa tem quase 35 anos, por isso não é uma casa recente... A estrutura é em betão, tenho um aquário com 1m de comprimento e está à vontade! Tenho-o junto de uma parede e não é mestra, pois também não tenho nenhuma no espaço onde está o aquário, contudo sei que passa uma viga e pilares na zona! Eu antes de o colocar aqui falei com um eng.
Se o element for, pode ser que te dê uma ajudinha…
Se o element for, pode ser que te dê uma ajudinha…

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Não sou engenheiro, mas frequento um forum onde este assunto já foi muito debatido, inclusive por engenheiros e por pessoal que mantem grandes aquas em apartamentos.
Na questão dos pés da estrutura.
A pressão do peso aplicado por area de suporte é muito superior na primeira imagem.
Podemos fazer a analogia de alguém em cima de nós apoiado apenas num tacão de sapato de salto alto de 1x1 cm, com alguém completamente deitado sobre nós. O peso é distribuido pela area de suporte.

Na questão dos pés da estrutura.
A pressão do peso aplicado por area de suporte é muito superior na primeira imagem.
Podemos fazer a analogia de alguém em cima de nós apoiado apenas num tacão de sapato de salto alto de 1x1 cm, com alguém completamente deitado sobre nós. O peso é distribuido pela area de suporte.