Que peixes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
VB75
Membro
Registado: sábado abr 21, 2007 11:29 am

sábado abr 04, 2009 11:29 pm

Imagem
Imagem
Imagem

Olá, este é o novo aquário que estamos impacientemente à espera de poder pôr os peixes, que se tudo correr bem será na próxima 4ªfeira.
Pensamos pôr estas espécies, o que acham?

-espada
-olho-de-fogo
-barbo tigre
-barbo cereja
-barbo verde
-tetra serpae
-viuva negra
-corydora leopardo
-plecostomus
-gourami pérola
-escalar
-labeo bicolor
-tubarão bala
-tubarão martelo
-cobrinha kuhli

Já me esquecia, tem 100x40x50 (comp.xlarg.xalt.)
Última edição por VB75 em domingo abr 05, 2009 1:24 am, editado 10 vezes no total.
FÁCIL é ferir quem nos ama....DIFÍCIL é curar essa ferida!
VB75
Membro

sábado abr 04, 2009 11:34 pm

Quando digo se tudo correr bem é pq ele só foi montado no dia 1,mas o srº que veio montar disse que ao fim de 1 semana podia pôr os peixes, estou a pôr um liquido que é cultura de bactérias penso que seja para ajudar a fazer a ciclagem mais rápido.
Também me disse para no inicio pôr logo o maior nº de peixes, o que agora me deixou na dúvida ao ler um outro tópico que diz para ir introduzindo os peixes aos poucos, uma outra coisa que não me falou foi sobre fazer os testes à água, que pelo que percebi tem de ser feitos antes da introdução dos peixes.
Se me puderem ajudar nestas dúvidas agradecia,pois agora fiquei confusa.
Obrigada.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo abr 05, 2009 11:02 am

Olá.
-espada
-olho-de-fogo
-barbo tigre
-barbo cereja
-barbo verde
-tetra serpae
-viuva negra
-corydora leopardo
-plecostomus
-gourami pérola
-escalar
-labeo bicolor
-tubarão bala
-tubarão martelo
-cobrinha kuhli
Na minha opinião:
Não colocava os tubarões bala e martelo. Crescem muito. O pleco também mas o seu crescimento é muito mais lento.
Também escolhia entre escalar e labeo bicolor, ambos são peixes territoriais.
Dos barbos retirava o tigre.

Também me disse para no inicio pôr logo o maior nº de peixes,
Acho que é má política. Se algo correr mal é muito maior o prejuízo.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

domingo abr 05, 2009 11:34 am

Boas

A cultara de arranque de bactérias não precissas de colocar todos os dias, basta colocares uma vez e depois tens de "alimenta-las", para o fazeres podes colocar 2 ou 3 flocos de comida dia sim dia não. Podes também colocar uns caracóis aque ajudam no ciclo.

Sobre colocar logo o maior número de peixes, é errado, pois quanto mais peixes maior é a carga orgânica e num aqua não ciclado vai originar um grande pico de amónia e nitritos.
Os peixes devem ser colocados gradualmente e os mais territoriais devem ser colocados em ultimo.

Pois, antes de colocar os peixes convem saber pelo menos como está o ph. Os testes de amónia, nitritos e nitratos também são essenciais.

Quanto á lista de espécies colocadas, na minha opinião, sem dúvida que os tubarões não.
Várias dessas espécies são de cardume, pelo deve colocar pelo menos 5/6 exemplares juntos, e por exemplo 5/6 escalares practicamente completavam esses 200 litros.

Se gosta de escalares, aconselho por exemplo, um cardume de 5/6 escalares, umas 8/10 corys, o pleco, 4/5 khulis e um cardume de pequeno porte. Claro que tudo isto seria gradualmente, começando pelas corys e khulies, na semana a seguir o pleco e alguns exemplares do cardume de pequeno porte, na semana a seguir mais exemplares do cardume de pequeno porte e umas 2 semanas depois os escalares.
VB75
Membro

terça abr 07, 2009 1:04 pm

Olá.

Amanhã seria o dia em que ia começar a introduzir os peixes mas acho que não vai ser possivel, isto porque acabei de fazer os testes e os valores acho que não são os ideais:

pH- 8 ou 8.5 ( tive uma certa duvida na cor)
kH- 9º dkH
NH4/NH3- 0.5/0.08 mg/l ( 0.5 resultado do teste e 0.08 a determinação da amonia se aplicar 8.5 de pH)
NO2- 0 mg/l
gH- 20º dkH

A temperatura está entre 25.5º e os 27º, ainda não consegui que se mantivesse sempre nos 26º.
Agradecia a vossa ajuda mais uma vez.
Obrigada.
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

terça abr 07, 2009 4:51 pm

com esse pH so da para ciclideos africanos... talvez do malawi.
Aconselho a pesquisar sobre estes peixes
VB75
Membro

terça abr 07, 2009 6:21 pm

lprm Escreveu:com esse pH so da para ciclideos africanos... talvez do malawi.
Aconselho a pesquisar sobre estes peixes

Pois mas não era bem esses que eu queria. :(
O que preciso é mesmo de baixar o pH e de melhorar os outros niveis e gostava de uma ajuda para saber como fazer.
Obrigada na mesma.
zarbon
Registado: segunda abr 06, 2009 10:40 pm

quarta abr 08, 2009 12:10 am

que areia eh essa? isso e que te deve estar a aumentar o ph
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quarta abr 08, 2009 2:03 pm

Olá :D , existem produtos próprios na lojas para baixar ou subir o ph. Onde arranjaste essetronco? tambem pode estar a influenciar o ph
dinodane
Membro Veterano

quarta abr 08, 2009 2:39 pm

Os troncos costumam acidificar e não alcalinizar a água...

Será que esse areão não tem calcário? Ou será mesmo a água da torneira na sua zona que é bastante alcalina?

Experimente usar água engarrafada...

JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quarta abr 08, 2009 3:28 pm

meça os pH da agua de sua casa, se for alcalino use agua engarrafada, de pH acido. Para baixar pode usar turfa quer no filtro, quer como substrato, troncos tb ajudam a descer. cumps
VB75
Membro

quarta abr 08, 2009 9:17 pm

O areão não sei dizer qual é, mas comprei na loja onde comprei o aqua, penso que seja próprio para usar nos aqua, alias eles é que vieram montar o aquário, sei que por baixo meteram um substrato para as plantas(Floredepot), o tronco penso que é artificial em relação ao pH da água da torneira ainda não fiz o teste ,faço amanhã e depois digo alguma coisa.
Obrigada
dinodane
Membro Veterano

quinta abr 09, 2009 8:57 am

Se o tronco é artificial substitua-o por troncos verdadeiros e logo verá o pH baixar...

VB75
Membro

quinta abr 09, 2009 8:27 pm

Olá,

Hoje fiz o teste à água da torneira e o pH é 8.
Em relação ao tronco, na loja além de não terem verdadeiros na altura também me disseram que iria provocar uma cor amarelada na água.
Do que tenho lido uma das coisas que falam para baixar o pH é introduzir CO2, que pode ser caseiro mas não percebi como se faz, mas pelo que consegui perceber depois de introduzi-lo tem de ser sempre para que o pH se mantenha, é isso?
Desculpem ser tão chata mas queria fazer tudo bem e pelos vistos na loja estão a ver se me enfiam o "barrete", já que até me disseram para não me preocupar com os testes nesta altura.
Obrigada, mais uma vez. :)
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quinta abr 09, 2009 8:42 pm

pois pelos vistos estão a tentar... os tronco naturais podem sim deixar a agua amarelada, mas isso passa ao fim de algum tempo, e ajudam e muito a baixar o pH. O co2 também baixa o pH, outra alternativa é usar agua de garrafão para o aquario... facil e resulta ;), depois basta fazer os tp'as com a mesma agua ( eu uso mesmo a do lidl em dois dos meus aquas...)
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Responder

Voltar para “Peixes”