novato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
nelson24
Membro Júnior
Registado: quinta jan 29, 2009 8:53 am

terça mar 24, 2009 8:34 pm

boas....
gostaria de saber se posso ter um aquario plantado com plantas naturais com siclideos???
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça mar 24, 2009 10:09 pm

Boas

Depende dos cicledeos em que estiver interessado.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 25, 2009 9:55 am

Com alguns Ciclídeos americanos (discus, escalares) sim.

Com cíclideos africanos (mbunas) dificilmente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nelson24
Membro Júnior

quarta mar 25, 2009 10:31 am

ok... obgd
ja agora que raça de cicledeos me aconcelhao a por para fazer criação???
dinodane
Membro Veterano

quarta mar 25, 2009 10:44 am

Os peixes não têm raça... fala-se de espécie.

tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta mar 25, 2009 11:16 am

Olá nelson!

Neste hobby há muita coisas com que nos devemos preocupar... primeiro temos de escolher o aquario, quanto maior, melhor e mais fácil de estabilizar, o minimo que deves começar serão uns 80l...
Depois deves analizar os parametros da água que vai ser usada, assim podes depois partir para a escolha de espécies compativeis com os niveis de dureza e pH da água, claro que estes parametros podem ser manipulados de várias formas, mas é sempre muito melhor se tivermos água disponivel com os mesmos parametros da agua que mantemos no aquario.
Posto isto, monta-se o aquário, e deixamos que decorra o ciclo do azoto, neste periodo podes começar a escolher as espécies de peixes que pretendes manter... sempre em função do tamanho do áquario e dos parametros da água.
Nada de pressas, pois aqui a pressa é o maior inimigo, e quem paga são sempre os peixes. Com tempo e pesquisa fazem-se aquarios lindos.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Liunies
Registado: quarta out 01, 2008 10:34 am

quinta mar 26, 2009 11:44 pm

nelson24 Escreveu:boas....
gostaria de saber se posso ter um aquario plantado com plantas naturais com siclideos???
Olá olá ! Claro, que sim, pode-se sempre colocar plantas naturais num aquário, só por dizer que os ciclideos preferem pedras e entre elas buracos onde possam fazer os seus esconderijos e em alguns casos a desova. Mas as plantas não prejudicam. Boa sorte :D
dinodane
Membro Veterano

sexta mar 27, 2009 1:28 pm

A questão não é se as plantas prejudicam ou não. A questão é que os ciclídeos africanos são de lagos rochosos com pouca ou nenhuma vida vegetal excepto colónias de algas e como são peixes muito activos depressa destroem as tentativas de criar um plantado, desenraizando e comendo as plantas.

nelson24
Membro Júnior

sexta mar 27, 2009 1:52 pm

o k gustava mesmo dpor era ciclideos americanos.... :D
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sexta mar 27, 2009 4:41 pm

nelson24 Escreveu:o k gustava mesmo dpor era ciclideos americanos.... :D
Tenho um fascinio particular por apistogrammas, ciclideos anões sul americanos. Têm tb outros géneros de ciclideos anões sul americanos, os famosos escalares e discus, etc
Saraswati
Registado: terça jun 03, 2008 2:25 pm

domingo abr 12, 2009 9:00 pm

Oi

Bem os escalares é complicado de procriarem, no entanto eu já consegui duas vezes, outros que procriam mt facilmente são os bocas de fogo ( não sei é o nome ciêntifico, mas qualquer casa da especialidade os conhece), a única questão é que são peixes muito pouco sociais.
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

domingo abr 12, 2009 9:09 pm

os escalares sao faceis de criar.. n devem e ser criados em comunitarios, ou melhor como es novato n deves criar.... Ciclideos sao peixes dificeis de criar para novatos, se quiseres criar vai para os viviparos
Saraswati
Registado: terça jun 03, 2008 2:25 pm

domingo abr 12, 2009 10:46 pm

lprm Escreveu:os escalares sao faceis de criar.. n devem e ser criados em comunitarios, ou melhor como es novato n deves criar.... Ciclideos sao peixes dificeis de criar para novatos, se quiseres criar vai para os viviparos
Tens razão eu não me expliquei como deve de ser, sim de facto tinha-os num aquário comunitário quando ela pôs ovos pela primeira vez, pior estavam no filtro e só reparei quando o tirei da água, bem depois pus o casal no aquário de baixo mas nunca consegui que os babys aguentassem muitos dias, demos-lhe daquelas ova de camarão (que tem outro nome, mas não me lembro). Em relação aos viviparos sim para criação é do melhor, procriam que é uma coisa doida e vêm logo aos 20 e 30 peixinhos (mas covém separa-los dos outros caso contrário servem de petisco), molis e espadas são os mais fáceis para procriar.
Responder

Voltar para “Peixes”