horas de luz por dia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
filipe95
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 9:06 pm

quarta abr 15, 2009 6:33 pm

boas
Passei na loja de animais hoje para perguntar, porque e que eu tinha tanto verdete no aquario se ele nao apanhava luz directa.
O dono disse-me que nao podia ter as luz ligadas 12 horas por dia, que só podiam estar 4 horas por dia ligadas.
Isto é verdade?

cumps
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta abr 15, 2009 6:44 pm

Não, sim, talvez, depende...

Tens plantas? Se sim quais?
Que iluminação tens? Que tipo de lampadas? Que potência têm? São de quantos kelvins?

ps. Sempre que colocares uma dúvida acrescenta logo toda a informação possivel, é mais fácil ajudar, lé isto http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=64534 e os restantes links do tópico.
filipe95
Membro Veterano

quarta abr 15, 2009 8:14 pm

tenho 2 anubias
e as lampadas sao de 50 hz
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta abr 15, 2009 8:54 pm

diz em wats. nao 4 é completamente falso num aquario sem plantas no maximo entre 6 e 8 horas e num plantado pode ir ate 12
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta abr 15, 2009 9:58 pm

cris17 Escreveu:diz em wats. nao 4 é completamente falso num aquario sem plantas no maximo entre 6 e 8 horas e num plantado pode ir ate 12
Depende, se não houver plantas até podes nem ter iluminação dedicada, basta a claridade normal da sala/quarto onde esteja o aqua para o ciclo dia/noite.
São as plantas que precissam de luz, não os peixes.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta abr 15, 2009 10:11 pm

element Escreveu:
cris17 Escreveu:diz em wats. nao 4 é completamente falso num aquario sem plantas no maximo entre 6 e 8 horas e num plantado pode ir ate 12
Depende, se não houver plantas até podes nem ter iluminação dedicada, basta a claridade normal da sala/quarto onde esteja o aqua para o ciclo dia/noite.
São as plantas que precissam de luz, não os peixes.
mesmo que a iluminação seja rasca tem de haver. os peixes nao pode ter 4horas de lluz e o resto escuridão total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 15, 2009 10:18 pm

Olá, Filipe, pois eu acho que os teus problemas (morte de peixes, proliferação de algas e verdete) tem mais a ver com grande quantidade de peixes e filtragem insuficiente, talvez devesses repensar um filtro com maior capacidade em vez de um filtro básico de cascata e teres outros cuidados na manutenção do aqua, como por exemplo nunca lavar a esponja ou matérias filtrantes com água corrente (isso mata as bactérias boas) e maior frequência de trocas de água, metade da água uma vez por semana é demais, mas um quarto com essa população de peixes pode ser uma coisa boa.
A adição de mais plantas também pode ajudar a regular a química da água e a oxigenar a água. Compra os testes que o Element mencionou e lê um pouco mais sobre a manutenção do aquário.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

filipe95
Membro Veterano

quinta abr 16, 2009 5:29 pm

Obrigado a todos

cups
Responder

Voltar para “Peixes”