boas
Passei na loja de animais hoje para perguntar, porque e que eu tinha tanto verdete no aquario se ele nao apanhava luz directa.
O dono disse-me que nao podia ter as luz ligadas 12 horas por dia, que só podiam estar 4 horas por dia ligadas.
Isto é verdade?
cumps
horas de luz por dia
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Não, sim, talvez, depende...
Tens plantas? Se sim quais?
Que iluminação tens? Que tipo de lampadas? Que potência têm? São de quantos kelvins?
ps. Sempre que colocares uma dúvida acrescenta logo toda a informação possivel, é mais fácil ajudar, lé isto http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=64534 e os restantes links do tópico.
Tens plantas? Se sim quais?
Que iluminação tens? Que tipo de lampadas? Que potência têm? São de quantos kelvins?
ps. Sempre que colocares uma dúvida acrescenta logo toda a informação possivel, é mais fácil ajudar, lé isto http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=64534 e os restantes links do tópico.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Depende, se não houver plantas até podes nem ter iluminação dedicada, basta a claridade normal da sala/quarto onde esteja o aqua para o ciclo dia/noite.cris17 Escreveu:diz em wats. nao 4 é completamente falso num aquario sem plantas no maximo entre 6 e 8 horas e num plantado pode ir ate 12
São as plantas que precissam de luz, não os peixes.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
mesmo que a iluminação seja rasca tem de haver. os peixes nao pode ter 4horas de lluz e o resto escuridão total.element Escreveu:Depende, se não houver plantas até podes nem ter iluminação dedicada, basta a claridade normal da sala/quarto onde esteja o aqua para o ciclo dia/noite.cris17 Escreveu:diz em wats. nao 4 é completamente falso num aquario sem plantas no maximo entre 6 e 8 horas e num plantado pode ir ate 12
São as plantas que precissam de luz, não os peixes.
Olá, Filipe, pois eu acho que os teus problemas (morte de peixes, proliferação de algas e verdete) tem mais a ver com grande quantidade de peixes e filtragem insuficiente, talvez devesses repensar um filtro com maior capacidade em vez de um filtro básico de cascata e teres outros cuidados na manutenção do aqua, como por exemplo nunca lavar a esponja ou matérias filtrantes com água corrente (isso mata as bactérias boas) e maior frequência de trocas de água, metade da água uma vez por semana é demais, mas um quarto com essa população de peixes pode ser uma coisa boa.
A adição de mais plantas também pode ajudar a regular a química da água e a oxigenar a água. Compra os testes que o Element mencionou e lê um pouco mais sobre a manutenção do aquário.
A adição de mais plantas também pode ajudar a regular a química da água e a oxigenar a água. Compra os testes que o Element mencionou e lê um pouco mais sobre a manutenção do aquário.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo