Para começar!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado jun 13, 2009 8:54 pm

Olá a todos!

Tenho andado a ver preços de material para me iniciar com o meu 1º aquario (até agora só tive um peixinho vermelho num globo quando era pequeno :? ), mas antes de comprar alguma coisa gostava de ouvir opiniões do pessoal da arca :wink:

A ideia é algo tipo isto

Imagem

Acham que está ao alcance de um iniciante?

Gostava de saber o que é que realmente preciso e se possivel, os preços habituais pois como não percebo nada do assunto não queria ser "aldrabado".

Já agora, gostava de saber se alguem daqui ja mandou construir o aquario em alguma vidraria ou assim e se gostaram ou se acham que é preferivel comprar um aquario ja feito :wink:

Agradecido por toda a ajuda que me possam dar :wink:
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

domingo jun 14, 2009 9:38 am

1º tenta manter os peixes vivos e bem de saude... Depois tentas montar um aquário mais bonito

Tens PM por causa do aquário
Thomazzz
Registado: quinta jun 11, 2009 3:15 pm

domingo jun 14, 2009 11:48 am

Olha , isso depende de quantos peixes quiseres ter

1 peixe - 5 litros (Globo)
2 peixes - 7 litros ( globo )
3 peixes - 15 litros ( paralelipipedo com bomba de ar
4 peixes ou mais - mais de 60 litros , também tem a ver com os tamanhos dos peixes :lol:
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo jun 14, 2009 11:58 am

Thomazzz Escreveu:Olha , isso depende de quantos peixes quiseres ter

4 peixes ou mais - mais de 60 litros , também tem a ver com os tamanhos dos peixes :lol:
:? :? :?: :?:
DiogoCJ
Membro Júnior
Registado: quinta jan 01, 2009 6:18 pm
Localização: Mamiferos, aves, répteis, anfibios, peixes, artrópodes... de tudo...

domingo jun 14, 2009 12:00 pm

4 peixes ou mais - mais de 60 litros , também tem a ver com os tamanhos dos peixes
:o :o :o :o

Que bela ajuda :o

c_saraiva,

Montar um aquário como esse não é tão fácil como parece. Exige muita dedicação e um bom conhecimento sobre as caracteristicas das plantas usadas.

Para te iniciares aconselho um daqueles kits de 60L (mas um bonzito, há uns bastante maus mesmo).
Podes manter algumas plantas mais simples como anubias, fetos de java, elodeas e etc, e não te preocupes se não ficar tão bonito como esse, que provavelmente foi feito por alguem com alguma experiencia em aquascaping. Podes usar ainda musgo de java que fica sempre bonito.
Para peixes aconselho um ou dois casais de viviparos a teu gosto (guppies, mollies, espadas etc) e um peixe de cardume também a teu gosto (cerca de 15 exemplares), de preferencia que habite uma zona semelhante ao viviparo escolhido, para poderes montar um ecossistema que agrade a todos.
Para limpeza podes inserir um ancistrus, LDA25, otos e etc e ainda uma corydoras (cerca de 4-5 nesse aquário).
O meu conselho é montares tudo com calma e resistires à tentação de comprar um peixe só porque é bonito, sem saber nada sobre ele, e acredita que podes montar um aquário bonito com poucas espécies, não precisas de estar a fazer uma grande misturada.
O aqua que mostraste, por exemplo, acho que ficaria mais equilibrado e bonito com apenas uma espécie de cardume e as colisas.

Espero ter ajudado, e por favor esquece os globos.
<p>Fiquem bem,</p>
<p>Diogo Juli&atilde;o</p>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo jun 14, 2009 12:07 pm

Sim, consegues fazer uma coisa do género á 1ª, mas com muita, muita, muita pesquisa. 1º tens de saber o básico sobre como manter peixes e sobre como manter um aquário (parâmetros da água, equipamento, etc), depois, se quiseres algo do gênero é bom teres algumas noções básicas de aquascaping ou seres um bom artista, saber bem como manter plantas (CO2, fertilização adequada, iluminação adequada, combater algas, usar ou não substrato fértil, etc). O único conselho que te posso dar para já e pesquisares bastante sobre os assuntos que referi, vê muitos aquários e se possivel o passo a passo da construção desses aquários, e tirares as dúvidas que te vão aparecendo. Cumps
marciomarques
Membro Júnior
Registado: sexta dez 26, 2008 5:24 pm

domingo jun 14, 2009 9:50 pm

Desculpa ser tão pessimista mas não creio que devas, começar a esbanjar dinheiro em botijas de co2, fertilizantes, substractos férteis todos xpto, rochas caras, calhas e lâmpadas.... Começa com calma com um aqua de 60 l ou mais, uns viviparos umas anubias e fetos umas corydoras, e daqui a um anito, no máximo de experiência e de vício :D Já deves de conseguir. :wink:
Podes encarar isto como um comentário desanimador e pessimista, mas não passa de uma dica construtiva.
[Editado pela moderação (tlopes)]
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 14, 2009 10:45 pm

Olá amigo C Saraiva, ainda bem que tem ideias de aderir a este hobby maravilhoso.
A foto que postou é linda e penso que sim, está ao alcance de um principiante.
Só queria deixar um conselho que vindo da minha parte é sempre o mesmo:

COMPRE O MAIOR QUE PUDER :wink:

Gostaria também de recomendar e passo a publicidade, os aquas em kit da Aquatlantis porque têm umas belas caixas de decantação (filtro), para começar é perfeito.
Penso que o investimento inicial anda à volta de uns 350 euros para um aqua de 80 cm, móvel, massas filtrantes, termostato, substrato fértil, areão e plantas.
Ler bastante, fazer bem a ciclagem, escolher bem o sítio do aqua (sítio calmo, sem luz directa sol), escolher bem as espécies e introduzi-als com calma.

Cumprimentos. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

c_saraiva
Membro Veterano

domingo jun 14, 2009 11:44 pm

Boa noite a todos!

Muito obrigado pelos conselhos :D
Estou a ver que ainda tenho muito que aprender antes de comprar um aquario!
Ja andei a fazer o trabalho de casa e a ler topicos antigos aqui pela arca, topicos do forum da aquariofilia e outras paginas na net e posso dizer que aprendi montes de coisas :D

Estou a pensar num aqua de 100L e optar por especies (peixes e plantas) mais resistentes como me aconselharam para não ter dissabores :wink:

Dinodane, estive a ver o site da Aqualantis e os produtos pareceram-me muito interessantes...vi nos contactos que a loja é em Guimarães, o que até calha bem pois no proximo mes vou até la e assim já faço uma visitinha a loja :wink: até la aproveito para fazer prospecção de mercado...espero bem não me precipitar em nenhuma compra pois ja vi que neste hobby isso não é nada bom :P Uma especie que faço alguma questão de ter são guppys, há dias estive numa loja de animais que tinha um aquario enorme com montes de guppys e nem sei (sei que foi muito) o tempo que la estive pasmado a olhar para eles :lol: são mesmo engraçados o raio dos bichos :D

Mais uma vez obrigado a todos :D

Saudações!
marciomarques
Membro Júnior

segunda jun 15, 2009 8:41 am

dinodane Escreveu:Olá amigo C Saraiva, ainda bem que tem ideias de aderir a este hobby maravilhoso.
A foto que postou é linda e penso que sim, está ao alcance de um principiante.
Só queria deixar um conselho que vindo da minha parte é sempre o mesmo:

COMPRE O MAIOR QUE PUDER :wink:

Gostaria também de recomendar e passo a publicidade, os aquas em kit da Aquatlantis porque têm umas belas caixas de decantação (filtro), para começar é perfeito.
Penso que o investimento inicial anda à volta de uns 350 euros para um aqua de 80 cm, móvel, massas filtrantes, termostato, substrato fértil, areão e plantas.
Ler bastante, fazer bem a ciclagem, escolher bem o sítio do aqua (sítio calmo, sem luz directa sol), escolher bem as espécies e introduzi-als com calma.

Cumprimentos. :)
Desculpa, mas neste caso vou ter de discordar contigo em alguns pontos ...Como o preço ...sobretudo se for para montar um daqueles....
Ex:
PEDRAS- Se forem compradas como as que estão na imagem - 60€ á vontade
Fertilizantes - Para manter aquelas plantas- um bom fica por 20 €
Aquário- de 100 l razoavélmente uns 100€
Filtro- para manter água de um aqua de 100 l cristalina como aquela talvez 100 € um de qualidade.
Termoestato- para trabalhar com menos esforço recomendo vivamente 200 w - 20 €
Acondicionadores de água - uns 20 €
Fauna - Ui ! aqui depende de ti mas pelo que vi na foto 50 €
Flora -aquelas plantas nãos e conseguem adquirir em todo o lado! - 50 €
Substracto fértil- Podes ter a certeza de que os utilizados na foto devem ser da ADA ou coisa parecida !- 50 € provávelmente mais ....
Areão- Uns bons 15- 20 kilitos- talvez uns 40 €
E isto entre outros....
Eu apenas te disse que não devias de arriscar isto porque existem certos conhecimentos que apenas se aprendem com a expriência....

Boa aquariofilia
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 15, 2009 9:39 am

Eu referi, para começar, não para tentar de imediato uma montagem daquelas, nem tão pouco inclui a fauna. :wink:

Mencionei uma marca de aquários porque as suas caixas de decantação são belíssimas e comprando esse kit poupa os tais 100 euros que refere num filtro externo. Quanto aos outros preços que referiu é uma questão de procurar em mais do que uma casa, de toda a maneira a sua estimativa não difere muito da minha.
:)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

DiogoCJ
Membro Júnior
Localização: Mamiferos, aves, répteis, anfibios, peixes, artrópodes... de tudo...

segunda jun 15, 2009 7:31 pm

PEDRAS- Se forem compradas como as que estão na imagem - 60€ á vontade Basaltos ficam bem, dão um efeito semelhante e é de graça
Aquário- de 100 l razoavélmente uns 100€ Comprado a uma empresa especializada: 40€
Filtro- para manter água de um aqua de 100 l cristalina como aquela talvez 100 € um de qualidade.
Termoestato- para trabalhar com menos esforço recomendo vivamente 200 w - 20 € com 15€ arranja-se
Acondicionadores de água - uns 20 € Isto não acho necessário, é só preciso boa manutenção e paciencia no ciclo, quanto menos produtos quimicos melhor
Fauna - Ui ! aqui depende de ti mas pelo que vi na foto 50 € A que está no aqua dado como exemplo não ultrapassa os 30€, comprada nos sitios certos
Flora -aquelas plantas nãos e conseguem adquirir em todo o lado! - 50 € o mesmo que disse para a fauna
Substracto fértil- Podes ter a certeza de que os utilizados na foto devem ser da ADA ou coisa parecida !- 50 € provávelmente mais ....
Areão- Uns bons 15- 20 kilitos- talvez uns 40 € aqui acho que exageraste bastante... talvez uns 20€
ps: hugo, sou o diogo lá da escola
<p>Fiquem bem,</p>
c_saraiva
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 9:36 pm

Olá a todos!

A minha ideia não é fazer uma replica exacta do aquario que está na imagem, era só uma especie de exemplo :wink:

Se alguem quiser por imagens como sugestões de set up's bonitos e acessiveis a um principiante estão a vontade :wink:

DiogoCJ, 100L a 40€? Onde? :D Os preços que tenho visto são todos muito acima...
DiogoCJ
Membro Júnior

segunda jun 15, 2009 9:49 pm

Vou enviar PM porque acho que não é permitido tar a nomear lojas aqui...
<p>Fiquem bem,</p>
marciomarques
Membro Júnior

terça jun 16, 2009 11:24 am

DiogoCJ Escreveu:
PEDRAS- Se forem compradas como as que estão na imagem - 60€ á vontade Basaltos ficam bem, dão um efeito semelhante e é de graça
Aquário- de 100 l razoavélmente uns 100€ Comprado a uma empresa especializada: 40€
Termoestato- para trabalhar com menos esforço recomendo vivamente 200 w - 20 € com 15€ arranja-se
Acondicionadores de água - uns 20 € Isto não acho necessário, é só preciso boa manutenção e paciencia no ciclo, quanto menos produtos quimicos melhor
Fauna - Ui ! aqui depende de ti mas pelo que vi na foto 50 € A que está no aqua dado como exemplo não ultrapassa os 30€, comprada nos sitios certos
Flora -aquelas plantas nãos e conseguem adquirir em todo o lado! - 50 € o mesmo que disse para a fauna
Areão- Uns bons 15- 20 kilitos- talvez uns 40 € aqui acho que exageraste bastante... talvez uns 20€
ps: hugo, sou o diogo lá da escola
olá :D
Mas continuo a discordar contigo em certos pontos..
no termoestato
na fauna e flora pois estas não se arranjam em todo o lado como aquelas a 3 €, se compradas na tropica vai certamente exeder e essa é a unica marca que vi a vender estas plantas.
E o areão ...Só no meu de 6o l gastei 20 € e não estou satisfeito com a qualidade :evil:
Responder

Voltar para “Peixes”