Aquário globo- oooooooo-

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
marciomarques
Membro Júnior
Registado: sexta dez 26, 2008 5:24 pm

segunda jun 15, 2009 10:54 am

Viva
Venho aqui fazer uma pequena introdução ao "GLOBO".
Durante muitos anos, se têm comercializado essas porcarias a que certas pessoas chamam de aquário ....
Esses "aquários" normalmente não atingem mais de 10 l e costumam ser comprados e usados por aquariofilistas "Verdes", como já foi o meu caso e certamente o de muitos membros. Neles costumam ser introduzidos peixes que atingem mais de 30 cm como os kinguios, os telescópios, cometas... E que durante o seu curtissimo período de vida dentro desses globos eles começão a definhar, pois estão a crescer e não podem devido ao pequeno espaço .
Certamente todos nós preferimos um aquário plantado como este:
Imagem
A um globo destes:
Imagem
Agora passo a listar os aspectos negativos & positivos dos globos:
Aspectos negativos:
Promove um crescimento deficiente no\s peixe\s.
Promove um grande stress no peixe devido ás vibrações.
Pode provocar cegueira no peixe.
Aspectos positivos:
Logo que estejamos cientes dos malefícios que os globos causam aos peixes, é um óptimo anti-stress practicar tiro ao alvo com ele.

E então é com um enorme prazer e satisfação que afirmo com quase toda a certeza que foi recentemente proíbido o comércio destes "aquários ! :P
Última edição por marciomarques em segunda jun 15, 2009 11:04 am, editado 3 vezes no total.
marciomarques
Membro Júnior

segunda jun 15, 2009 10:59 am

Espero que gostem e que comentem :o
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 15, 2009 11:51 am

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marciomarques
Membro Júnior

segunda jun 15, 2009 12:19 pm

Obrigado pela informação... :P Pois á gente que não regula :|
Devias de dar uma vista de olhos aqui:
[Link editado pela moderação]
Tem uma zona de discussão geral e um tópico chamado :
Trazer corais de cuba.Mas para veres tens de te inscrever.
:| Faz-me triste saber que há pessoas que pensam desta maneira....
Dreia84
Membro
Registado: quarta jun 02, 2010 3:10 am

terça jul 26, 2011 11:02 pm

Cheguei a este tópico depois de ter lido num outro fórum que era proibido ter peixes nestes aquários esféricos, mas como isto é novo para mim, tenho aqui algumas dúvidas. Pesquisando, veio aqui ter ao fórum.
Eu tenho um peixinho vermelho num destes aquários. O peixe é daqueles gorduchos, com os olhos esbugalhados, tem cerca de 5cm de comprimento e o aquário é de 5l, dessas bolas- pelo que a lei prevê (e relacionado com o seu bem estar), até tem água suficiente.
DL N.o 241 — 17 de Outubro de 2001:
"Os aquários devem dispor uma capacidade
de, pelo menos, 45 l, correspondente
a 2 l ou a 3 l de água por 10 cm
de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes
de 2,5 cm em 45 l de água"

mas logo a seguir vem uma cláusula que diz que o globo não pode ter forma esférica. Ou seja, o problema do meu é, aparentemente, a sua forma.
Adquiri este aquário num hipermercado na zona de venda de produtos para animais, e na descrição dizia "aquário", pelo que deduzo que a sua venda não seja, afinal, proibida.

Fico aqui com a questão...é melhor para o animal, so porque não é redondo, ter um aquário tipo paralelipípedo com 3l de água do que um esférico com 5l de água para um mesmo animal destas dimensões que falei?

Tá-me a custar um bocado perceber a lógica deste decreto. Se alguém o entender na íntegra e achar que me pode clarificar, agradeço.

Cpts
Respeito, solidariedade e bom senso.
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 27, 2011 10:37 pm

Este tópico explica alguns porquês. http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63270

Dreia84
Membro

quinta jul 28, 2011 12:38 am

dinodane Escreveu:Este tópico explica alguns porquês. http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63270
Obrigada, mas já tinha lido esse tópico e continuei na dúvida, porque na verdade o que eu gostava que alguém com conhecimentos legais sobre este decreto em concreto e a sua aplicação viesse explicar o porquê de não poder ser esférico. Ou então alguém com conhecimento científico, porque opiniões de facto vai sempre haver muitas.
Já colocaram montes de opiniões neste e no outro tópico, teorias sobre a refracção (que não se encaixa no problema pois naquele caso em concreto teríamos um aquário dentro de outro, e na realidade não é isso que fazemos em casa), sobre causar cegueira nos peixes, sobre pouca oxigenação da água...enfim, montes de coisas.

Se estamos a falar de bem estar animal e de espaço, é tão cruel tê-lo numa bola com 5l de água como num paralelipípedo com 3l de água, no entanto o segundo é legal, para um peixe com 10cm por exemplo.

O que eu gostava mesmo de ler era algo vindo de quem entende do assunto de facto, para saber qual é o procedimento correto na manutenção destes animais pois pela experiência que tenho, e pela longevidade dos meus peixes (nunca nenhum ficou cego...), não acredito que a forma do aquário tenha mais importância do que N outras coisas, como por exemplo, lavar não apenas o aquário mas cada peça que o adorna frequentemente de forma cuidadosa e minuciosa , não deixar acumular depósitos de comida no fundo, manter a superficie destapada e colocar sempre oxigenio líquido na água aquando das mudas...

Fico à espera.

(editado para mudar a medida do peixe, segundo a lei em vigor)
dinodane
Membro Veterano

quinta jul 28, 2011 1:29 pm

Dreia, não sou expert nem jurista, o que sei é que na comunidade aquariófila há unanimidade em considerar que um globo não é um ambiente salubre para peixe nenhum, muito menos para peixes vermelhos Carassius auratus que exigem grandes litragens de água e excelente filtragem para viverem bem. Sei também que a lei emana da Convenção Europeia. Sei também que viver é diferente de sobreviver.

Sobre como manter kinguios em condições salubres e adequadas tem n care-sheets na net, deixo-lhe uma apenas:
http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php

Dreia84
Membro

quinta jul 28, 2011 2:38 pm

dinodane Escreveu:Dreia, não sou expert nem jurista, o que sei é que na comunidade aquariófila há unanimidade em considerar que um globo não é um ambiente salubre para peixe nenhum, muito menos para peixes vermelhos Carassius auratus que exigem grandes litragens de água e excelente filtragem para viverem bem. Sei também que a lei emana da Convenção Europeia. Sei também que viver é diferente de sobreviver.

Sobre como manter kinguios em condições salubres e adequadas tem n care-sheets na net, deixo-lhe uma apenas:
http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php
Bolas, 80x80x50? lol

Volto a dizer: A lei que vigora, e que - entenda-se - serve para proteger os animais ainda que não seja nem aplicada nem fiscalizada (muito menos) permite ter um peixe de "10cm em 3l de água desde que o aquário não seja esférico".

Quem fez a lei devia trer sido este senhor então. O da sheet. E não a convenção europeia.

Dinodane, sei que está empenhado/a em tirar-me a dúvida acerca das legalidades, mas a dar opiniões pessoais sejam elas de terceiros com a mesma opinião que a sua ou de "maiorias", não me vai conseguir esclarecer, porque volto a dizer: se o que as pessoas consideram correto não for coerente com o que diz uma lei que visa o bem estar animal, alguma coisa tá mal aqui...só procuro saber o quê.

Ninguém, nem mesmo os defensores do bem estar animal nem os que defendem que "viver" não é sobreviver" (ideia com a qual concordo plenamente) até agora questionou a lei, no sentido do bem estar animal"que se tem vindo a arrastar ao longo de páginas e páginas de comentários.

É isto que me tá a meter muuuuuuita confusão. :?:
Dreia84
Membro

quinta jul 28, 2011 2:45 pm

Ou seja, resumindo:

Se não se cumpre a lei, somos "fdp". Percebo.
Se a cumprimos podemos ser "fdp" na mesma.

Vai-se a uma loja de animais e vê-se um peixe numa bola pequena e pede-se o livro de reclamações, alegando que existe um decreto que proíbe ter o peixe ali.
O dono da loja pega no peixinho pelo rabo, mete-o num cubo com a mesma capacidade, e resolve o problema. Na semana a seguir entra-se na loja e vemos o peixe confinado a um espaço "estúpido" (na nossa opinião). Mas já não há razão para reclamações.
Foi a lei que a convenção europeia ditou a pensar no bem estar do animal.

É esta dualidade que gostaria de esclarecer. Será que agora me vou fazer entender?
dinodane
Membro Veterano

quinta jul 28, 2011 2:55 pm

A lei diz que os aquários nos espaços comerciais têm de ter um mínimo de 45 litros, portanto não sei exactamente do que estamos a falar.

o excerto da lei é este:
Artigo 31.o
Condições particulares para a manutenção de peixes
A manutenção de peixes deve obedecer às seguintes
condições:
1...

2) As condições para a manutenção de peixes de
água doce são as seguintes:
a) Os aquários devem dispor uma capacidade
de, pelo menos, 45 l,
correspondente
de 2,5 cm em 45 l de água;
b) Não é admitida a manutenção de peixes
vermelhos em aquários de forma esférica;

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jul 28, 2011 10:27 pm

Dreia84 Escreveu:(...) manutenção destes animais pois pela experiência que tenho, e pela longevidade dos meus peixes , (...)
E qual é a longevidade dos seus peixes, ou melhor, sabe qual é a longevidade normal de um comum peixe vermelho??
Dreia84
Membro

quinta jul 28, 2011 11:20 pm

Bondage2010 Escreveu:
Dreia84 Escreveu:(...) manutenção destes animais pois pela experiência que tenho, e pela longevidade dos meus peixes , (...)
E qual é a longevidade dos seus peixes, ou melhor, sabe qual é a longevidade normal de um comum peixe vermelho??

:o

mesmo que não soubesse até aqui, era fácil procurar na net, por esse motivo poderia afirmar à mesma que foi um tempo de vida bastante razoável.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jul 28, 2011 11:24 pm

Dreia84 Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:

:o

mesmo que não soubesse até aqui, era fácil procurar na net, por esse motivo poderia afirmar à mesma que foi um tempo de vida bastante razoável.
E quanto tempo de vida tiveram os seus peixes, que voce diz terem tido um tempo de vida bastante razoável?
Dreia84
Membro

quinta jul 28, 2011 11:26 pm

dinodane Escreveu:A lei diz que os aquários nos espaços comerciais têm de ter um mínimo de 45 litros, portanto não sei exactamente do que estamos a falar.

o excerto da lei é este:
Artigo 31.o
Condições particulares para a manutenção de peixes
A manutenção de peixes deve obedecer às seguintes
condições:
1...

2) As condições para a manutenção de peixes de
água doce são as seguintes:
a) Os aquários devem dispor uma capacidade
de, pelo menos, 45 l,
correspondente
de 2,5 cm em 45 l de água;
b) Não é admitida a manutenção de peixes
vermelhos em aquários de forma esférica;

também em uso privado deveriam obedecer a estes critérios, não apenas nos espaços comerciais.

A outra questão já está explicada em tudo o que disse anteriormente, acho que de forma bastante clara... vou ficar eternamente a tentar arranjar uma boa lógica para o que a lei prevê quanto à forma do aquário, tendo em conta tudo o que já disse (e que está neste mesmo excerto da lei) em relação à quantidade de àgua vs forma do aquário vs bem estar animal.

É, portanto, o que está antes, nas minhas postagens.
Responder

Voltar para “Peixes”