Como fazer uma TPA?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
InHerSpace
Membro
Registado: quarta mai 27, 2009 1:40 am

terça jun 02, 2009 7:35 pm

Boas!
Precisava de algumas dicas para fazer uma TPA correctamente.
Devo retirar os peixes do aquario antes de iniciar?
A agua que é acrescentada, deve ser colocada à temperatura correcta?
Deve ser feito o tratamento na agua que vai ser adicionada?
Qual a periodicidade e a percentagem da TPA?
Cumprimentos.
vasco93
Membro Júnior
Registado: sábado mai 30, 2009 7:49 pm

terça jun 02, 2009 7:58 pm

não . eu acho que deves trocar a agua com os peixes lá dentro
há perguntas completamente desnecessarias
InHerSpace
Membro

terça jun 02, 2009 8:15 pm

Talvez não seja desnecessaria,... de qualquer forma podias responder as questões menos obvias!
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça jun 02, 2009 10:05 pm

Um bocado de pesquisa não faz mal a ninguém, não doi e devia ter sido feita antes de ter um aquario.

As TPAs podem diferir de aquário para aquário, depende das espécies que lá estão. Mas nunca é precisso retirar os peixes.
De uma forma geral, podes mudar 20% da água por semana.
Convém deixar a água repousar durante 48h antes de coloca-la no aqua, para libertar o cloro. Deves também colocar um produto tipo "aquaplus" da nutrafin ou outra marca mas que tenha o mesmo efeito, eleminar cloraminas e metais pesados da água.
Não convem a água que vais introduzir ter uma grande diferença de temperatura da do aqua, se tiver vai colocando aos poucos espaçadamente, imagina que vais trocar 20 litros, colocas 5 litros de cada vez com intervalos de 30/60 minutos.

Pormenor, desliga os equipamentos electricos do aqua em quanto fazes isso, especial atenção ao termostato para que não fique em funcionamento se o nivel da água descer do nivel indicado no mesmo.
InHerSpace
Membro

terça jun 02, 2009 11:18 pm

Bem, é melhor explicar-me. A ideia desta pergunta era conhecer diferentes técnicas de fazer TPA's.
Já tenho aquário há vários anos, e também tenho feito muita pesquisa. O problema da pesquisa, é que facilmente entra em conflito de uns sites para os outros e com a própria experiência.
Eu a maior parte das vezes faço troca total da agua e limpeza do aquário de 45 em 45 dias.
Nas TPA's costumo retirar os peixes, precisamente por causa das diferenças de temperaturas, retiro 50% da agua, coloco a nova agua, coloco anticloro JBL Bitopol R, deixo estabilizar a temperatura e coloco novamente os peixes. Devo dizer que já não me recordo de ter tido problemas com os peixes depois de fazer TPA's ou troca total.
Como não tenho grandes condições para armazenar agua com antecedência, e como a agua da torneira tem cerca de dez graus a menos, não será preferível fazer assim?
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça jun 02, 2009 11:40 pm

Desculpa lá mas, se tens aquarios há anos e tivesses pesquisado tinhas facilmente percebido que não se deve fazer trocas totais nem limpezas totais, muito menos de 45 em 45 dias, dessa forma nunca chegas a ter um aqua ciclado.
Não tens discus concerteza, portanto troca 20% da agua uma vez por semana com o anticloro.

Não é dificil armazenar 20 ou 30 litros de água, isso dá 4 ou 6 garrafões, cabem em qualquer cantinho.
marciomarques
Membro Júnior
Registado: sexta dez 26, 2008 5:24 pm

quarta jun 17, 2009 5:20 pm

Concordo plenamente com o element, e não sei como é que os teus peixes têm sobrevivido assim pois a tua maneira de fazer as t.p.a's não está de todo correcta.
Responder

Voltar para “Peixes”