Compra de primeiro peixe !

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Tortugas
Membro
Registado: sábado jun 02, 2012 10:40 am

segunda set 10, 2012 8:35 pm

Nitara Escreveu:
Tortugas Escreveu:Com um grupo de neon talvez não houvesse problemas segundo vejo.. É que ter um aquario apenas com um betta é um pouco triste xD
Os néons apreciam uma faixa de pH diferente do betta. Embora o pH não seja o factor mais importante no bem-estar de um peixe, é um factor e na minha opinião deve ser levado em conta.

Um aquário com apenas um betta, acredite que não é triste :wink: .
Tenho bettas hà anos. Sempre tive um e sempre sozinho ( tirando o que tenho agora, que está com camarões red cherry ).
Se for mantido nas devidas condições e se o aquário estiver bem plantado e bem decorado, não se torna nada aborrecido nem triste ...

Eu passo horas a olhar para o aquário do meu betta. Gosto tanto dele como dos meus comunitários com vários peixes e com uma litragem maior.

Pode sempre colocar uns camarões red cherry, uns caramujos ( tem vários, assim como neritinas, ampulárias, planorbis, physas, etc. ) ou uns peixes de fundo ( assim como coridoras, ancistrus, ottos, beaufortia leveretti, etc. )
Bem então vou pesquisar mais sobre este peixinho para me certificar que é mesmo o que quero !
Depois irei comprar tudo o que preciso e só depois de o ter é que vou pensar se adicione mais uma especie ou não .
Entao para ter um betta o que é obrigatorio ter ?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 10, 2012 8:37 pm

Tortugas Escreveu:Entao para ter um betta o que é obrigatorio ter ?
Exactamente o mesmo que é necessário para um guppy. Já disse antes, no meu 2º post :wink: .
Tortugas
Membro

segunda set 10, 2012 8:55 pm

Nitara Escreveu:
Tortugas Escreveu:Entao para ter um betta o que é obrigatorio ter ?
Exactamente o mesmo que é necessário para um guppy. Já disse antes, no meu 2º post :wink: .
Desculpa ser tão chato Nitara :wink: mas é necessário ter um filtro para apenas um betta ?
Nitara
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 9:03 pm

Tortugas Escreveu:Desculpa ser tão chato Nitara :wink: mas é necessário ter um filtro para apenas um betta ?
Não há problema nenhum Tortugas :wink: . Tenho todo o prazer em ajudar.

Sim, é necessário. A filtragem da água não se resume apenas ao limpar dos resíduos que nós vemos a olho nu. As bactérias são importantíssimas para filtrar substâncias que não vemos a olho nu e que podem ser muito nocivas.
Sem filtro, a água rapidamente irá ficar suja, a amónia irá aumentar ( intoxicando facilmente os peixes ), o pH altera-se, a água torna-se impossível de respirar ... . Para além da proliferação inevitável de algas devido ao excesso de resídeuos, que não é muito fácil de combater. Na aquariofilia, todas as coisas levam a outras ... é por isso que não é o hobbie mais fácil. Um simples erro pode resultar no fracasso completo de um projecto :wink: .

Não se esqueça que os resíduos não são apenas os excrementos, mas sim restos de comida, folhas mortas das plantas, entre muitos outros.

Outra coisa, as bactérias que falo ( que filtram a água ) reproduzem-se no filtro. Mais uma razão pelo qual é importantíssimo tê-lo.

Uma água sem filtragem é um poço de detritos ...
Tortugas
Membro

segunda set 10, 2012 9:06 pm

Nitara Escreveu:
Tortugas Escreveu:Desculpa ser tão chato Nitara :wink: mas é necessário ter um filtro para apenas um betta ?

Sim, é necessário. A filtragem da água não se resume apenas ao limpar dos resíduos que nós vemos a olho nu. As bactérias são importantíssimas para filtrar substâncias que não vemos a olho nu e que podem ser muito nocivas.
Sem filtro, a água rapidamente irá ficar suja, a amónia irá aumentar ( intoxicando facilmente os peixes ), o pH altera-se, a água torna-se impossível de respirar ... . Para além da proliferação inevitável de algas devido ao excesso de resídeuos, que não é muito fácil de combater. Na aquariofilia, todas as coisas levam a outras ... é por isso que não é o hobbie mais fácil. Um simples erro pode resultar no fracasso completo de um projecto :wink: .

Não se esqueça que os resíduos não são apenas os excrementos, mas sim restos de comida, folhas mortas das plantas, entre muitos outros.

Outra coisa, as bactérias que falo ( que filtram a água ) reproduzem-se no filtro. Mais uma razão pelo qual é importantíssimo tê-lo.

Eu estava a pensar em decorar o aquario com plantas artificiais ... Não tem problema pois não ?
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda set 10, 2012 9:08 pm

Tortugas Escreveu:
Nitara Escreveu:
Tortugas Escreveu:Bem o peixe betta parece-me uma boa escolha, será que podia junta-lo com um guppy ? pelo que vi só são agressivos com peixes da mesma especie !
Qual o aquario indicado para um betta ?
Não aconselho a juntar um betta com um guppy. Isto porque normalmente os guppys têm uma cauda muito colorida e grande, o que pode suscitar a atenção do betta ... e o guppy acabar por ser morto ou a cauda ser comida e/ou roída.

Os bettas, na minha opinião, devem apenas ser mantidos sozinhos. A junção com outros peixes pode nem sempre ser pacífica. É mais seguro a meu ver.

Para um betta, aconselho um aquário com, no mínimo, 20l.
Tenho o meu num de 39l.
Com um grupo de neon talvez não houvesse problemas segundo vejo.. É que ter um aquario apenas com um betta é um pouco triste xD
Eu penso que não, existem bettas com colorações espetaculares, mais parecem peixes de aquas salgados, e aquelas barbatanas contrastam bastante.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

segunda set 10, 2012 9:09 pm

Nitara dominates the topic!!! XD
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Titanum
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 9:16 pm

:lol:
Nitara
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 9:19 pm

Tortugas Escreveu:Eu estava a pensar em decorar o aquario com plantas artificiais ... Não tem problema pois não ?
Eu pessoalmente não gosto.

Como já disse anteriormente, considero as plantas naturais essenciais num aquário com bettas ( e em qualquer um que possa levá-las, para ser sincera :wink: ) e também já apresentei os benefícios.

Se pode ter plantas naturais de fácil manutenção, para quê comprar artificiais ?
Além de serem mais caras, estragam-se, é necessário limpá-las frequentemente, não têm nenhum benefício para o peixe e são feias ( a parte do são feias é opinião pessoal :wink: ).
Rikass Escreveu:Nitara dominates the topic!!! XD
:lol: :lol: :lol:
Tortugas
Membro

segunda set 10, 2012 9:24 pm

Nitara Escreveu:
Tortugas Escreveu:Eu estava a pensar em decorar o aquario com plantas artificiais ... Não tem problema pois não ?
Eu pessoalmente não gosto.

Como já disse anteriormente, considero as plantas naturais essenciais num aquário com bettas ( e em qualquer um que possa levá-las, para ser sincera :wink: ) e também já apresentei os benefícios.

Se pode ter plantas naturais de fácil manutenção, para quê comprar artificiais ?
Além de serem mais caras, estragam-se, é necessário limpá-las frequentemente, não têm nenhum benefício para o peixe e são feias ( a parte do são feias é opinião pessoal :wink: ).
Rikass Escreveu:Nitara dominates the topic!!! XD
:lol: :lol: :lol:
Pois mas não entendo nada de plantas para aquarios :x
Como manter as plantas naturais ?
Nitara
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 9:41 pm

Tortugas Escreveu:Pois mas não entendo nada de plantas para aquarios :x
Como manter as plantas naturais ?
Primeiro, deve escolher plantas de fácil manutenção.
Aqui estão alguns exemplos com imagens:

Cabombas ( Cabomba Caroliniana )
Imagem

Elódeas ( Egeria Densa )
Imagem

Rabos-de-raposa ( Ceratophyllum Demersum )
Imagem

Anúbia anã ( Anubias Nana )
Imagem

Anúbia gigante ( Anubias Barteri )
Imagem

Musgo de Java ( Vesicularia Dubyana )
Imagem

Feto de Java ( Microsorium Pteropus )
Imagem

Valisnéria ( Vallisneria Spiralis )
Imagem

Tem outras, mas estas são muito fáceis mesmo.

Manter plantas não é complicado. Deve saber que as plantas, como seres vivos que são, também têm as suas próprias necessidades e factores que devemos ter em conta ( assim como iluminação, substrato, necessidade ou não de fertilizante, etc. ). Nada que uma pequena pesquisa sobre a espécie que queremos não resolva :wink: .

Para não estar a escrever tanto, deixo aqui um artigo de um site de aquariofilia brasileiro que costumo visitar, intilutado '' O Seu Primeiro Aquário Plantado '': http://www.aquahobby.com/articles/b_plant.php

Invista nas plantas naturais, vale a pena.

:wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 10, 2012 10:19 pm

Tortugas Escreveu:
Nitara Escreveu:

Eu estava a pensar em decorar o aquario com plantas artificiais ... Não tem problema pois não ?
é pá... para quê? se há plantas lindas que não exigem trabalho nenhum e para além de ficarem lindamente no aqua ainda oxigenam a água?
Tudo o que seja artificial num aqua eu acho feio... já bastam os equipamentos...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tortugas
Membro

segunda set 10, 2012 11:38 pm

dinodane Escreveu:
Tortugas Escreveu:
Nitara Escreveu:

é pá... para quê? se há plantas lindas que não exigem trabalho nenhum e para além de ficarem lindamente no aqua ainda oxigenam a água?
Tudo o que seja artificial num aqua eu acho feio... já bastam os equipamentos...
Opa porque simplesmente nunca tive ... Não sei como cuidar delas e deve ficar mais dispendioso ...
E as artificiais não fazem mal aos peixes penso eu ...
Titanum
Membro Veterano

terça set 11, 2012 10:48 am

Por vezes as de plastico podem cortar as barbatanas, mas opte por algumas das plantas que a Nitara mencionou.
Nitara
Membro Veterano

terça set 11, 2012 11:34 am

Tortugas Escreveu:Opa porque simplesmente nunca tive ... Não sei como cuidar delas e deve ficar mais dispendioso ...
E as artificiais não fazem mal aos peixes penso eu ...
Há uma primeira vez para tudo :wink: . As plantas que eu mencionei são muito fáceis de ter. Não é preciso muito. Eu comecei com essas plantas e actualmente tenho outras mais difíceis.

Só existem benefícios em ter plantas naturais e qualquer aquário que possa tê-las ( nem todos podem ter, tal como os aquários de recife por exemplo ) eu tenho.

Como eu já disse e como outros users já disseram, invista nas plantas naturais.
Responder

Voltar para “Peixes”