ajuda-manutenção do aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo nov 26, 2006 9:31 pm

O teste do limão apenas prova que a capa exterior da rocha onde foi feito o teste não é muito calcario.

Afinal qual é o seu problema?!?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
bolhinhas
Membro Júnior
Registado: domingo out 08, 2006 6:14 pm

segunda nov 27, 2006 2:30 pm

A minha dúvida era porque o PH sai da torneira a 6.5 no máximo e depois de estar no aquário subia muito ficava cercados 8.5.O que eu achava estranho e então na loja o sr. sugeriu que a pedra podia ser calcária e fazer subir o PH.Mas tb me explicou quanto mais tempo estiver sem fazer TPA o PH vai descendo.Estão correctas estas informações. Podes me esclarecer?
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

segunda nov 27, 2006 4:19 pm

o ph estabiliza é verdade pode também subir...mas em regra desce mas quanto mais tempo tiveres sem fazer tpa's pode fazer subir outras coisas se calhar piores que o ph!
Vamos fazer amigos entre os animais.
bolhinhas
Membro Júnior

segunda nov 27, 2006 9:41 pm

Pois o sr. disse-me que desde que os peixes se ambientem o PH não é mau de mais o pior é se os níveis de amónia estiverem elevados isso é que os pode matar.Está correcto?
Aquapet
Membro Veterano

terça nov 28, 2006 11:46 pm

Mais ou menos, realmente o que ele disse está certo.
É que o teu problema com o ph é falso e passo a explicar.

A água da torneira está tratada quimicamente para consumo humano.
Se tiver a água em repouso por algum tempo os parametros da água são completamente diferentes do que na altura que sai da torneira.
O que importa é saber a diferença entre a água da torneira já estabelizada e os parametros medidos no aquário. Que provavelmente não serão assim tão diferentes.

Agora um ph 8,50 deverá ser causado por mexidas devido as chuvas na zona de captura da água (Se for o Castelo do Bode é estremamente afectado por chuvadas repentinas e intensas que fazem subir os paramentos da água).
Para acresentar recomendo a não se fazer TPA quando o tempo se encontra como na semana passada. Por isso a semana passada praticamente não mexi nos aquários e comprei perto de 20% dos peixes que costumo comprar.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Aquapet
Membro Veterano

terça nov 28, 2006 11:47 pm

Mais ou menos, realmente o que ele disse está certo.
É que o teu problema com o ph é falso e passo a explicar.

A água da torneira está tratada quimicamente para consumo humano.
Se tiver a água em repouso por algum tempo os parametros da água são completamente diferentes do que na altura que sai da torneira.
O que importa é saber a diferença entre a água da torneira já estabelizada e os parametros medidos no aquário. Que provavelmente não serão assim tão diferentes.

Agora um ph 8,50 deverá ser causado por mexidas devido as chuvas na zona de captura da água (Se for o Castelo do Bode é estremamente afectado por chuvadas repentinas e intensas que fazem subir os paramentos da água).
Para acresentar recomendo a não se fazer TPA quando o tempo se encontra como na semana passada. Por isso a semana passada praticamente não mexi nos aquários e comprei perto de 20% dos peixes que costumo comprar.
bolhinhas
Membro Júnior

terça dez 05, 2006 1:13 pm

Então como o tempo está agora não aconselhas a fazer TPA mesmo que coloque o Aquasafe na água?Quando fizer TPA vou medir o PH depois de deixar a água em repouso p ver a diferença. Obrigado pelas dicas.
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

terça dez 05, 2006 1:52 pm

bem isto é assim as tpa tem que ser feitas, agora tens que arranjar soluções para que seja feita de forma segura!tipo se a agua que tens a sair da torneira não serve então é preciso arranjar outra!regra geral agua da rede publica aquilo que pode variar mais é o ph, não sei se muito se pouco pk uso agua da rede à pouco tempo!!

o aquasafe é para o cloro?!é que se for só serve para isso não te vai acertar mais nenhuns valores para a agua ficar boa para os peixes, tipo ph e por ai fora!!!

o que podes fazer é tiras agua da torneira e pões em garrafão e deixas repousar e fazes testes antes de depois do repouso e vez os resultados...
Vamos fazer amigos entre os animais.
bolhinhas
Membro Júnior

terça dez 05, 2006 1:57 pm

Ok.Em príncipio vou retirar a água aguardo 2 dias e depois faço os testes se tiver tudo bem posso fazer a TPA não é?Tá Obrigado.
bolhinhas
Membro Júnior

terça dez 12, 2006 11:52 am

falaram-me numa mangueira fininha p colocar a água no aquário p fazer TPA e não ser brusca a introdução da água.Como faço é preciso alguma técnica?
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

terça dez 12, 2006 6:13 pm

é muito simples.. basta colocares o recipiente (balde ou o que quiseres usar) que contem a nova agua ja preparada para entrar no aquario, acima do nivel da agua do aquario (tem atençao que se nao o colocares acima do nivel deste isto nunca funcionará.
depois colocas a tal mangueira da espessura que quiseres com uma abertura no balde com a agua nova e chupas pela outra ponta..a agua vai começar a sair e apontas para uma das paredes do aquario (para a agua escorrer calmamente nas paredes do aquario e nao directamente para o areao para nao o espalhar

PS.. pode acontecer que a agua nao comece a correr continuamente quando começares a chupar mas quando começar a correr um fio de agua continuo vai despejar toda essa agua nova ( isto se o nivel da agua que esta dentro do balde esteja acima do nivel da agua do aquario)
Responder

Voltar para “Peixes”