Ajuda URGENTE para peixe Betta combatente!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
wenxi
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

quinta abr 10, 2008 12:04 am

Olá a todos

Eu hoje de manhã antes de vir aqui, troquei a água toda, seguindo o conselho do Tilapia. Desta vez, a água não estava turva mas troquei na mesma.
Tenho estado atenta para n haver resto de comida na água. Passado algum tempo depois de lhe dar de comer, vou lá e retiro o que estiver ao de cima da água e depois à noite volto a fazer o mesmo.

Só me surgiu uma dúvida... quando troquei a água toda, a que coloquei no aquário estava fria e demorou a aquecer. O Tailes ficou num recipiente com a antiga água que acabou por arrefecer. Penso que isto o deve ter transtornado. Conto em ter o filtro no sabado, mas mesmo com o filtro terei de trocar a água toda um dia e até lá devo fazer mais uma muda de água. Como posso minimizar este transtorno no futuro?

E dando resposta Tioayres... espero que o Tailes começe agora a viver bem e não só a sobreviver, pelo menos estou a esforçar-me para isso. E tem sido mesmo devagarinho, porque estão sempre a surgir-me novas dúvidas :P
Quanto a companhia para o Tailes n será de certeza num futuro muito próximo e nem sei se terá. Espero é que para já as coisas corram bem com ele.

Com isto também respondo ao Megred... Se tudo continuar a correr bem para o Tailes, prometo que o próximo passo é oferecer-lhe uma casa nova. Para já é ver como tudo corre.

Obrigada a todos, pela ajuda e pelo apoio, que tem sido sem dúvida muito grande.

Cumprimentos.
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

quinta abr 10, 2008 12:15 am

Para minimizares o transtorno da diferença de temperatura põem o Tailes num saco com a água antiga. Depois muda a água toda do aquário e põe lá o saco a flutuar durante cerca de 10 minutos, até a temperatura das águas dentro e fora do saco se equilibrarem.
A seguir tira o Tailes do saco para outro recipiente e transfere-o com uma rede para não misturares águas e põe-no na nova água do aquário.
Cumps.
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

quinta abr 10, 2008 12:30 am

wenxi Escreveu: Tenho estado atenta para n haver resto de comida na água. Passado algum tempo depois de lhe dar de comer, vou lá e retiro o que estiver ao de cima da água e depois à noite volto a fazer o mesmo.
A meu ver "ainda" comprova que está colocando muita comida para o Tailes. A sugestão para o alimentar (nessas condições) é que só dê o que ele comer imediatamente. Nada de deixar alguma ração para ele comer daqui a alguns minutos.
Só me surgiu uma dúvida... quando troquei a água toda, a que coloquei no aquário estava fria e demorou a aquecer. O Tailes ficou num recipiente com a antiga água que acabou por arrefecer. Penso que isto o deve ter transtornado. Conto em ter o filtro no sabado, mas mesmo com o filtro terei de trocar a água toda um dia e até lá devo fazer mais uma muda de água. Como posso minimizar este transtorno no futuro?.
Esse é um dos problemas das TTAs.
Entenda que essa variação de temperatura e algumas pequenas alterações em outros parâmetros acabam criando um grande desconforto para o peixe e isso acaba gerando um stress.
Vejamos se alguem poderá lhe dar algumas "dicas" para melhorar esses procedimentos que está a fazer.

Ps.: Parece-me que o Tailes está se portanto à altura da denominação COMBATENTE. Ele já é um vencedor. :lol:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
wenxi
Membro

quinta abr 10, 2008 12:41 am

Já n sei como lhe agradecer Tilapia... acho que o que tenho mesmo de dizer é...

Obrigada por estar sempre aí :D

Quanto à minha questão... segundo entendi, mesmo que após os 10 min, a água nova ainda n esteja nos 26º (temperatura actual), posso colocar lá o Tailes que ele depois vai-se adaptando à medida que a água aqueça?

Tioayres Escreveu: A meu ver "ainda" comprova que está colocando muita comida para o Tailes.
Tem razão, mas isto porque ele n está a comer muito bem os flocos. Ele come bem é artemia :wink: mas n posso dar-lhe sempre e ainda n consegui arranjar as larvas de mosquito vermelho congelado.

Cumprimentos.
Tilapia
Membro Veterano

quinta abr 10, 2008 12:12 pm

wenxi Escreveu:Já n sei como lhe agradecer Tilapia... acho que o que tenho mesmo de dizer é...

Obrigada por estar sempre aí :D
Não é preciso agradecer. Olha que eu :oops: começo a corar
wenxi Escreveu: Quanto à minha questão... segundo entendi, mesmo que após os 10 min, a água nova ainda n esteja nos 26º (temperatura actual), posso colocar lá o Tailes que ele depois vai-se adaptando à medida que a água aqueça.
Ele vai-se adaptar dado que a água aquece muito lentamente. Quanto aos outros parâmetros da água serem diferentes, em 2 dias os do aquário alteram-se imperceptívelmente.
Vai buscar a água sempre ao mesmo sítio.
No entanto, como já disse o Tioayres, esta é uma situação de recurso. Quando tiveres o filtro podes (e deves) fazer TPAs de 1/3 a 1/2 aquário semanalmente.
A temperatura também desce mas será pouco e os parâmetros também se alteram pouco. No fundo é o que se faz com aquários maiores. Nem sequer será preciso retirar o Tailes.
Não esquecer nunca o "anti-cloro".
Cumps.
wenxi
Membro

quinta abr 10, 2008 11:16 pm

Boas Tilapia,

Não precisa de corar... eu só disse a verdade :)

Mas eu é que tou a corar :oops: , porque com a sua resposta lembrei-me do que me havia dito sobre o PH da água.

Quando me avisou que a água do garrafão tinha o PH baixo para os Bettas, ainda estive a ver se havia alguma marca de água com o Ph mais elevado e como n encontrei, já era para ter perguntado como havia de fazer, mas depois passou-me :P

Estive entretanto a falar com o Megred e ele disse-me que será mais fácil usar água da torneira que tem o PH certo e adicionar o anti-cloro.
Embora n saiba se existe alguma coisa à venda para controlar o Ph, fez-me sentido esta informação.

Agora a questão é:

Na próxima troca de água (total), já uso a água da companhia com tratamento ou n devo passar assim de um tipo de água para o outro?

Há outra solução melhor?

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

quinta abr 10, 2008 11:52 pm

Boas,
Realmente a água da torneira costuma ter um pH mais elevado.
Para o ambientares melhor à mudança podes, durante o período de adaptação da temperatura de que já falámos (com o betta a boiar no saco), ires acrescentando água do aquário, da nova, claro, já devidamente tratada com o anti-cloro para dentro do saco aos poucos. Depois procedes como te disse: retiras o betta para um recipiente e com a rede pássa-lo para o aquário.

É um produto barato se tivermos em conta que, regra geral, 10 ml servem para 40 litros.
Cumps.
Última edição por Tilapia em quinta abr 10, 2008 11:54 pm, editado 1 vez no total.
wenxi
Membro

quinta abr 10, 2008 11:52 pm

Imagem

Eheheheh

Consegui !!! Já podem conhecer o famoso e combatente Tailes, que tanto têm ajudado :D

A foto n é das melhores, mas agora ele anda sempre à volta da planta artificial e a passar por um esconderijo (uma rocha artificial com um buraco) e n se deixa apanhar :P

Espero que gostem.

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

quinta abr 10, 2008 11:56 pm

Sim senhor! Tem valido a pena!
wenxi
Membro

sexta abr 11, 2008 12:04 am

Obrigada Tipalia :wink:

Quase que também já é um cadinho seu, pois é com a sua grande ajuda que temos (eu e o Tailes) conseguido :D

Ele ainda é pequenito (+/- 3 cm), mas aposto que vai ficar matulão como alguns que se encontram nas fotos aqui no forum eheheh

Cumprimentos.
Tioayres
Membro

sexta abr 11, 2008 12:48 am

Prazer em conhece-lo "Feroz Combatente".
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sexta abr 11, 2008 8:26 am

Uma foto vale mil palavras e essa vale 10.000.

Ele tem sempre as barbatanas assim fechadas?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tioayres
Membro

sexta abr 11, 2008 12:20 pm

Aquapet Escreveu:Uma foto vale mil palavras e essa vale 10.000.
Ele tem sempre as barbatanas assim fechadas?
:lol:
Só posso dizer: :wink: :roll: Gostei!
<p>|</p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sexta abr 11, 2008 9:23 pm

Aí está o peixe que tanto me falas-te :o XD bonito bonito :p

Ao que parece está a adaptar-se bem etc... :d

Cumprimentos e depois mostra o aquário com o tailes.
wenxi
Membro

sexta abr 11, 2008 10:00 pm

Boas a todos,

Fiquei muito contente pelas vossas respostas :D

Mas fiquei um cadinho preocupada com a pergunta do Aquapet:
Aquapet Escreveu:Ele tem sempre as barbatanas assim fechadas?
A barbatana dorsal está sempre no ar, na foto n está porque ele tinha-se virado, mas a caudal e a ventral (debaixo) estão sempre como na foto.

E ao principio ainda era pior, ele punha-se junto à superficie da água com as barbatanas dorsal e a ventral sempre coladinhas ao corpo, quase que nem se viam. Só mexia aquelas duas pequenitas de lado, para andar para frente e para trás.

Deviam estar mais abertas? é algum problema?

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Peixes”