Ictio ou Pontos brancos [Doenças ]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 10, 2008 9:51 pm

Posta de pescada? Está boa essa. :lol:

É incapaz de ler uns textos e conseguir compilar um tópico pelas suas próprias palavras? Para isso vou ali ao google e já venho, escuso de vir aqui ao fórum ler "postas de pescada"...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

quinta abr 10, 2008 9:53 pm

Postas de pescada um termo utilizado , do género de deitar lenha para a fogueira , apenas dizes frases que nada interessam só para picar.

Eu compilei várias informações , não foi exclusivamente copy paste.
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

sexta abr 11, 2008 12:16 am

Boas,
Fazer compilações a partir do Google ou outros não só permite a quem o faz um óptimo exercício de pesquisa, como dá aos principiantes que entram neste fórum a oportunidade de encontrar reunidas e sintetizadas muitas informações sobre aquariofilia sem ter de vasculhar todos os tópicos.
O facto de estarem sintetizadas é uma grande vantagem para esses principiantes, ou simplesmente principiantes em determinadas vertentes do hobby, por não terem de se dispersar em pesquisas exaustivas e para quem ainda é difícil distinguir o trigo do joio.
Não acho nada mal a ideia de, quem quiser, pôr aqui um texto, nas suas próprias palavras, de acordo com o seu perfil, sobre um assunto qualquer que lhe interesse e, porque não, acrescentando alguma experiência pessoal. Atenção que experiência pessoal pode ser pontual e não generalizável.

Parece-me por demais evidente que a pescada às postas já não tem grande coisa a ver com aquariofilia. Deixemo-nos delas, sugiro eu... E por favor digam alguma coisa do ictioftirius cuja foto juntei ao texto do Megred. É lindo de morrer, não é?
Cumps.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sexta abr 11, 2008 8:23 am

Quando a foto microscópia do parasita não tenho capacidade de saber identificar sem recurer a livros e esse livro está na loja.
Quando ao peixe ele tem Oodinium e não Ictio. São parasitas parecidos e na fase inicial são parecidos. A maior diferença é que o Oodinium é menor e na fase tardia ocupa praticamente o corpo todo como na foto enquanto o Ictio são do mesmo tamanho e na fase tardia ocupa pontualmente o corpo e aumenta de dimensão.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

sexta abr 11, 2008 12:35 pm

Aquapet Escreveu: Quando ao peixe ele tem Oodinium.
São parasitas parecidos e na fase inicial são parecidos. A maior diferença é que o Oodinium é menor e na fase tardia ocupa praticamente o corpo.
É... não é minha praia as doenças mas, ambos se parecem e o Oodinium se destaca pela quantidade de pontos brancos no corpo de modo a ser popularmente chamado de Doença do Veludo.

Obs.: E para aqueles que gostam tive a desgradavel surpresa de saber que existem dois tipos de oodinium, sendo um de água salgada (Oodinium ocellatum) e outro de água doce (Oodinium pillularis). :cry:

Quem quizer se aprofundar um pouco mai aí está: www.fishvet.com/Oodinium.pdf
Última edição por Tioayres em sexta abr 11, 2008 2:22 pm, editado 1 vez no total.
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Tilapia
Membro Veterano

sexta abr 11, 2008 12:46 pm

Boas,
Não há dúvida que as duas doenças são fácilmente confundíveis, o que aliás é dito no próprio site de onde retirei as fotos. O site em questão é o da JBL Online, marca cuja excelência poucos porão em causa e que conta com 2 biólogos ao seu serviço a tempo inteiro.

Essa afirmação de que não se trata de íctio terá então de ser endereçada à própria JBL na Alemanha e não a mim. Ambas as fotos foram retiradas da secção "Online Hospital" que estavam entre outras fotos, todas elas com o termo descritivo "Ichthyophtirius" como legenda.
Também posso acrescentar, que na minha experiência já tive "ataques" de íctio em que peixes se encontravam cobertos de pontos brancos como ilustrado na foto. Foi durante a noite e foi de desenvolvimento galopante. O Punktol e não o Oodinol acabaram por safar quase todos.

Apenas para ilustrar a semelhança (que esta marca admite existir) entre as 2 doenças, fica aqui uma foto (a única) de um peixe de água doce afectado por Oodinium:
Imagem

Não descarto a hipótese da JBL ter trocado as fotos, mas lá vão anos que não dá por ela... Parece-me pouco provável.
Cumps.

P.S.: a mero título de curiosidade aqui fica a foto microscópica do parasita do grupo dos dinoflagelados (tipo de alga) responsável pelo Oodinium.
Imagem

P.P.S.: de cada vez que apresento uma resposta neste fórum, existe por trás do seu conteúdo conhecimento de largos anos de paixão e pesquisa sobre aquariofilia. Na dúvida, pesquiso ainda mais para ter , não um mínimo de certezas quanto à justeza do que digo, mas um nível muito satisfatório de credibilidade nas minhas afirmações, por vezes baseadas ou consubstanciadas em pesquisas em sites e livros fidedignos: a separação do trigo do joio já é fácil de discernir para mim.

Não consideres isto como uma crítica destrutiva Aquapet, mas por vezes dás a impressão que fazes afirmações a olho: neste caso particular afirmaste sem margem para dúvidas tratar-se de Oodinium; com uma simples foto?
Também deste a sensação que a foto do íctio ao microscópio carece da tua indiscutível e inquestionável confirmação. O facto de seres dono de uma Petshop pode dar-te conhecimentos acima da média, mas nunca absolutos e não forçosamente acima de todos os outros. Pode ser impressão minha e se assim fôr ficam as minhas desculpas.
Abraço.
Tilapia
Membro Veterano

sábado abr 12, 2008 6:59 pm

Aquapet Escreveu:Quando a foto microscópia do parasita não tenho capacidade de saber identificar sem recurer a livros e esse livro está na loja.
Quando ao peixe ele tem Oodinium e não Ictio. São parasitas parecidos e na fase inicial são parecidos. A maior diferença é que o Oodinium é menor e na fase tardia ocupa praticamente o corpo todo como na foto enquanto o Ictio são do mesmo tamanho e na fase tardia ocupa pontualmente o corpo e aumenta de dimensão.
Na fase tardia com tratamento medicamentoso, aumento de temperatura e TPAs, ou qualquer um destes métodos, ou seja na fase final da cura.
Deixado sem qualquer tratamento da água, um peixe fragilizado (pois é assim que eles apanham estas doenças) verá o número de pontos aumentar descontroladamente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tilapia
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 1:45 pm

Boas,
Para que não restem mais dúvidas e se encerre o caso de vez. Recebi hoje um e-mail do Dr. Heiko Blessin, biólogo e Director de Marketing da JBL em resposta a um mail meu que incluía a foto que afixei no texto do Megred.
Eis a sua transcrição:

"Dear Joao,

The picture shows definetely Ichthyo. I personally took this shot and we cured the fishes with JBL Punktol within one week. (Punktol will not help with Oodinium, because Oodinium is a dinoflagellate, not a ciliate).
But you are right: it´s sometimes difficult to distinguish between Ichthyo and oodinium.The safest and easiest way is a microscope. Check out our microscope pictures in the JBL Online Hospital, There you see that Ichthyo always shows a nucleus. Oodinium looks like dark bubbles, no nucleus, no rotation and smaller. It is really easy to see the difference and you need just a magnification of 100-200x.

I hope this helps.

Have a nice day.
Heiko

Heiko Blessin, Biologist (M.S.)
Marketing Director, Leader of the JBL Research Expeditions/Workshops."

Tradução para o essencial:

A foto mostra sem margem para dúvidas o Íctio. Tirei-a pessoalmente e curámos a doença numa semana...

Tenho ambos os mails guardados e prontos a serem enviados na íntegra...
Cumps.

P.S.: quando digo que pesquiso, pesquiso mesmo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta abr 16, 2008 8:29 am

Enganei-me.
Mas a foto não é a melhor pois a que foi tirada causa confusão a quem conhece ambas as doenças.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”